estamos processando o seu pedido
aguarde um instante

Agente de Viagem
Minha Agência
Help Desk
Comunicados
Política de ADM (Debit Note) da Air Canada - 2023
Isenção de Multa para Remarcação de Bilhetes Emitidos até 31 de março de 2020
Air Canada faz atualizações sobre as respostas ao COVID-19
COVID-19 - O que estamos fazendo sobre isso
Atualizações: Air Canada atualiza informações de voos para China, Seul e Tóquio-Narita
Estamos isentando as multas por alterações para dar a seus clientes mais liberdade de escolha ao via
Atualizações importantes sobre os itinerários da Air Canada para determinadas rotas na Ásia
Planejando com antecedência a atualização do sistema da Air Canada para o Amadeus Altéa
Atualização: Conta Bancária Air Canada Brasil
Obrigatoriedade do contato do passageiro para processo de check-in
Atualização: Opções de reacomodação para afetados pelas interrupções de serviços da Avianca Brasil
Interrupção do serviço da Avianca Brasil
Atualização Resolução IATA 890
Novidade! eTA (Autorização Eletrônica de Viagem)
Política de ADM (Debit Note) da Air Canada - 2017
Mudança Comissionamento Air Canada efetivo 09 de maio de 2017
Procedimento de Reembolso de Bilhetes Air Canada - Resolução ANAC 400/2016
Comissão para saída do Brasil com outras Companhias Aéreas em voos Internacionais
Air Canada Journey Data e Ponto de Controle de Início (POINT OF COMMENCEMENT CONTROL - POC)
Reembolso de Bilhetes
Notas Fiscais Eletrônicas

Comunicado para Agente de Viagem

Instruções da Air Canada aos Agentes de Viagem
Computer Reservation System (CRS) Procedimentos para Reserva e Emissão (CRS)

Efetivo 1º de Julho de 2007 - Atualizado em Agosto 2012

Prezado Agente de Viagens,

As normas da Air Canada permitem que para cada itinerário haja apenas uma reserva por passageiro(s). Queiram por gentileza rever e aderir às práticas exigidas de reservas, conforme listadas abaixo.

1. Se sua agência utiliza mais de um sitema de reservas (CRS), você deve utilizar o mesmo sistema para fazer tanto a reserva como a emissão do bilhete.

2. Você não pode duplicar segmentos simplesmente movendo-os entre os CRS. A Air Canada não se responsabiliza pela cobrança em duplicidade incorrida pela utilização de segmentos entre CRS ou associada ao PNR originado no sistema de reserva utilizado para conversão. A Air Canada não irá acatar reclamação de agências que tenham utilizado um PNR que pertença a outro sistema de reserva.

3. Você não pode criar reservas ativas ou passivas em duplicidade, nem fazer combinações simultâneas de reservas que sejam inviáveis.

4. Segmentos passivos não são permitidos. Excepcionalmente, a Air Canada permitirá a criação de segmentos passivos para PNRs de grupo (10 ou mais passageiros) originalmente reservado pela Air Canadá onde está envolvido uma outra companhia aérea ou onde há uma autorização da Air Canada. PNRs de grupo só devem ser solicitados quando a emissão for ser efetuada. Você não deve solicitar à Air Canada reserva de grupos em duplicidade.

5. Os agentes de viagens que emitem para outras agências devem fazê-lo pelo sistema de reserva original criada no CRS.

6. Você não deve manter anotações detalhadas de possíveis vendas. O nome completo e demais detalhes de cada passageiro devem ser inseridos na época da reserva. Mudanças de nome não são permitidas uma vez que o PNR tenha sido criado. Correções de nome só são permitidas se o nome do passageiro foi escrito de forma incorreta ou para estar de conformidade com o documento de identificação do passageiro.

7. Reservas fictícias ou especulativas, incluindo bloqueios ou retenção de uma reserva devido a provável demanda ou indecisão do passageiro não são permitidas em hipótese alguma.

8. Sempre que possível, limite a utilização de segmentos abertos.

9. Todas as reservas do CRS devem ser emitidas segundo as bases tarifárias ou canceladas no CRS imediatamente após a desistência e antes da partida.

10. As mudanças de itinerário em decorrência de alterações de horário, operações irregulares, flight firming, cancelamentos de voo ou outras circunstâncias extraordinárias serão feitas filas para seu CRS e devem ser acionadas pelos menos 72 horas antes da partida do voo. Isto inclui o cancelamento de segmentos emitidos ou não que tenham os código ON, NO, HX, WK, WL, ou WN. Por gentileza, ativem ou cancelem todos os segmentos desnecessários em seus PNRs com os seguintes códigos: UC, US, e DS.

11. Múltiplas reservas e cancelamentos para estender prazos de bilhete não são permitidos.

12. Você não pode usar o código AC com números fictícios de voo para armazenar informação de voo para uma transportadora não listada no CRS.

13. PNRs de testes ou treinamentos só devem ser construídos no "training mode" para não interferir em nosso mapa de assento.

14. A Air Canada se reserva o direito de emitir notas de débito ou faturas para situações onde passageiros no-show de CRS de agências cujos PNRs não possuem números válidos de bilhete em arquivo. As notas de débito ou faturas variam de acordo com a área, conforme os valores abaixo:
     Viagem dentro da América do Norte CAD 250,00 ou o equivalente em moeda local. 
     Viagem Internacinal CAD 350,00 ou o equivalente em moeda local.

15. A Air Canada se reserva o direito de proibir o acesso ao inventory/disponibilidade do voo para agências que tenham: 
    Notas de débitos ou faturas por infrações vencidas há mais de 30 dias.
     Estejam envolvidas em reservas e emissões fraudulentas.
     Tenham 10 ou mais passageiros no-show ou 25% de no-show em um mês.

16. Siga atentamente todos os termos e condições concernentes ao uso dos certificados de Upgrade do Aeroplan quando fizer reservas nos voos da Air Canada.

17. A Air Canada exige que em todos os itinerários qualificados para o uso de bilhetes eletrônicos os mesmos sejam emitidos. A emissão de bilhete de papel a pedido do passageiro não é mais permitida. A Air Canada se reserva o direito de emitir cartas de débito ou faturas no valor de CAD 50,00 ou o equivalente em moeda local para emissões de bilhete de papel.

Se a Air Canada comprovar que um assinante do CRS se envolveu em práticas divergentes das diretrizes estipuladas no Sistema de Reservas (CRS) para Reserva & Emissão de Bilhetes, a Air Canada aplicará a seguinte penalidade à agência de viagens:

Para cada infração acima citada será cobrada uma taxa de CAD 50,00, ou o equivalente em moeda local, por passageiro por segmento, com exceção das taxas associadas aos passageiros no-show e bilhetes de papel conforme consta nos parágrafos 14 e 17.

Cópia destas instruções bem como as perguntas e respostas podem ser encontradas no site em:

WWW.AIRCANADA.COM/AGENTES E EM CIC*170/49.


Agradecemos pela atenção.


Air Canada Brasil











Air Canada - File Manager