estamos processando o seu pedido
aguarde um instante

Agente de Viagem
Minha Agência
Help Desk
Comunicados
Política de ADM (Debit Note) da Air Canada - 2023
Isenção de Multa para Remarcação de Bilhetes Emitidos até 31 de março de 2020
Air Canada faz atualizações sobre as respostas ao COVID-19
COVID-19 - O que estamos fazendo sobre isso
Atualizações: Air Canada atualiza informações de voos para China, Seul e Tóquio-Narita
Estamos isentando as multas por alterações para dar a seus clientes mais liberdade de escolha ao via
Atualizações importantes sobre os itinerários da Air Canada para determinadas rotas na Ásia
Planejando com antecedência a atualização do sistema da Air Canada para o Amadeus Altéa
Atualização: Conta Bancária Air Canada Brasil
Obrigatoriedade do contato do passageiro para processo de check-in
Atualização: Opções de reacomodação para afetados pelas interrupções de serviços da Avianca Brasil
Interrupção do serviço da Avianca Brasil
Atualização Resolução IATA 890
Novidade! eTA (Autorização Eletrônica de Viagem)
Política de ADM (Debit Note) da Air Canada - 2017
Mudança Comissionamento Air Canada efetivo 09 de maio de 2017
Procedimento de Reembolso de Bilhetes Air Canada - Resolução ANAC 400/2016
Comissão para saída do Brasil com outras Companhias Aéreas em voos Internacionais
Air Canada Journey Data e Ponto de Controle de Início (POINT OF COMMENCEMENT CONTROL - POC)
Reembolso de Bilhetes
Notas Fiscais Eletrônicas

Comunicado para Agente de Viagens

Política de ADM (Debit Note) da Air Canada - 2016

Prezado Agente de Viagens,

LIMITE DE PRAZO E ORIGEM DA ADM (DEBIT NOTE)

Fonte Propósito Estrutura temporal possível
Auditoria de Vendas Violações de tarifa, impostos, taxas de embarque, adicionais/sobretaxas (surcharge), comissão, incentivo e taxa de serviço administrativo. 6 meses a contar da data da venda
Auditoria de Reembolsos  & Trocas (Exchange) Violações de tarifa, impostos,  taxas de embarque, comissão, incentivos, multa de reembolso, variação cambial, reembolso indevido e taxa de troca (change fee). 6 meses a contar da data do reembolso/troca
Processamento do Reembolso Recuperação de comissão, incentivo e multa de bilhete reembolsado. 6 meses a contar da data do reembolso
Contabilidade de Vendas Vendas não reportadas e uso em duplicidade ou saque a descoberto de MCO/PTA. Rejeição de cartão de crédito (charge-back), não processamento do valor total da venda pela Administradora de cartão de crédito por preenchimento irregular incluíndo os juros cobrado na venda parcelada e questões tributárias. 9 meses a contar da data final da viagem
Auditoria GDS Descumprimento dos procedimentos e normas da Air Canada publicados nos GDS’s e enviados através de comunicados, referentes a emissão de bilhete, reserva e programa de milhagem da Air Canada (Aeroplan). 9 meses a contar da data final da viagem

  1. No caso de vendas rotineiras e auditorias de reembolso, a estrutura/limite de 9 meses só se aplica a erros normais. Caso, entretanto, haja suspeita de abuso flagrante ou fraude, uma auditoria profunda da Agência em questão deverá ser realizada em seguida e a emissão de ADM’s não estará sujeita a qualquer limite de prazo.
  2. Rejeição de cartão de crédito (charge-back) pode ser debitado além do limite de tempo determinado acima. Atualmente é de 13 meses após a data do processamento da venda do bilhete pela Administradora de cartão de crédito, prazo coberto pela Resolução 890.
  3. Impostos em cobrança e falta de documentação para bilhetes isentos de impostos serão tratados como exceção. AC está sujeita à avaliação de auditoria das autoridades tributárias por um prazo de 7 anos. Portanto itens relacionados a impostos estarão sujeitos ao prazo determinado pela legislação vigente.
  4. Descumprimento das legislações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em decorrência da falha ou erro da Agência IATA e suas prepostas estão sujeita a multa, e será repassada integralmente para a agência causadora da falha ou erro com cobrança através de ADM.
  5. Taxas de serviços administrativos serão cobradas através de ADM e serão associadas ao documento que tenha originado a emissão do débito.
  6. Taxa por erro de emissão de bilhete pode ser aplicada caso o bilhete não seja emitido de acordo com a política da Air Canada.
  7. Nowshow de reserva bilhetada com número inexistente, número associado a outro passageiro e reserva não cancelada de acordo com prazo determinado nos comunicados de normas e procedimentos da Air Canada serão motivo para emissão de ADM.
  8. Reservas bilhetadas com números de bilhetes inexistentes será motivo para emissão de ADM.
  9. Reservas canceladas e refeitas diversas vezes para proteção de classes com restrições tarifárias serão motivo para emissão de ADM.
  10. Reservas realizadas em classes tarifárias superiores a classe considerada nos bilhetes emitidos serão motivo para emissão de ADM.
  11. Taxas por erro de emissão/reembolso de bilhete pode ser aplicada caso o bilhete não seja emitido de acordo com a política da Air Canada.
  12. Credit Note (ACM) ou outro tipo de crédito para solicitação de comissão/incentivo não pago:
    1. Dentro da validade de 6 meses do bilhete e se a política da Air Canada permitir, haverá uma taxa administrativa de $25.00 CAD por bilhete
    2. Mais que 6 meses, após a emissão do bilhete: negado


VALOR MÍNIMO DA ADM (DEBIT NOTE), DEPENDENDO DO CASO:
  1. $5,00 CAD: Auditoria de comissões e incentivo. Não serão debitados ou creditados valores menores do que $5,00 CAD.
  2. $5,00 CAD: Auditoria de reembolso e reemissão; em cobranças taxas suplementares, tal como change fees.
  3. $10,00 CAD: Descumprimento das políticas de reserva e emissão de bilhetes da AC através do GDS.
  4. $15,00 CAD: Auditoria de tarifas.
  5. Itens múltiplos abaixo do valor mínimo podem ser acumulados para a emissão de ADMs. Itens de recuperação de Comissão e Incentivo de bilhete reembolsado não terão valor mínimo. Não há valor mínimo para impostos (inclusive falta de documentação adequada para bilhetes isentos de impostos), sobretaxas ou taxas de serviços (fees).
  6. A cobrança será convertido de $CAD para a moeda local utilizando a taxa de câmbio do dia.


NOTIFICAÇÃO E PRAZOS DE DISPUTA DA ADM (DEBIT NOTE)  

A notificação é respondida, em média, no prazo de 15 dias úteis após a recepção através BSPlink. Para uma disputa válida, se for necessário para reverter ou reduzir uma ADM (Debit Note), após o período de latência BSPlink, uma taxa disputa final de $25,00 CAD será deduzido da ADM devida à Agência. A impugnação de ADMs que já foram pagas não serão aceitas, se solicitadas após 2 (dois) anos da data original da ADM.

Os padrões acima se aplicam à tarifas e taxas rotineiras bem como a processos de auditoria de comissões e incentivos. Na eventualidade de abuso consistente, suspeita de fraude, cobrança interline (cobranças de outras companhias aéreas que não aceitam emissões com o código 014) ou qualquer outra circunstância extraordinária que possa exigir uma análise de auditoria mais profunda, os itens acima não mais serão considerados válidos. As informações acima resumem nossa política para as principais áreas de auditoria, porém não devem ser interpretadas como completas e finais.

Parte das ADMs serão emitidas pela Air Canada no Canadá com a descrição da razão do débito em Inglês. Eventuais esclarecimentos serão fornecidos pelo Air Canada no Brasil.

Esta Política para emissão de ADM está sujeita a alteração mediante a aviso prévio.

Dúvidas entrar em contato com Air Canada através do telefone (0xx11) 3254-6600 - Contabilidade .


Agradecemos pela atenção.


Air Canada Brasil











Air Canada - File Manager