Air Canada reporta resultados recordes no terceiro trimestre de 2017
  • Receita operacional recorde de CAD$1,004 bilhões e EBITDAR recorde de CAD$1,388 bilhão
  • Receitas operacionais de CAD$4,880 bilhões e rliquidez irrestrita de CAD$4,509 bilhões
  • Índice de alavancagem de 2.1 em 30 de setembro de 2017

São Paulo, 26 de outubro de 2017 – No terceiro trimestre de 2017 a Air Canada reportou um EBITDAR (ganhos antes de juros, impostos, depreciação, amortização, perdas e aluguel de aeronaves) de CAD$1,388 bilhões, que comparados com o recorde do terceiro trimestre de 2016, de CAD$1,248 bilhões, representou um aumento de CAD$140 milhões. A companhia aérea reportou um recorde no terceiro trimestre com uma margem EBITDAR de 28.4%. Sobre uma base GAAP, a Air Canada reportou um recorde operacional no terceiro trimestre de CAD$1,004 bilhões, que comparados com o trimestre anterior representam uma receita operacional de CAD$896 milhões.

A Air Canada reportou um recorde ajustado de resultado líquido de CAD$950 milhões, ou CAD$3,43 por ação diluída, no terceiro trimestre de 2017 – no terceiro trimestre de 2016 o lucro líquido ajustado foi de CAD$821 milhões, ou CAD$2,93 por ação diluída. A empresa reportou um lucro líquido recorde no terceiro trimestre de CAD$1,786 bilhões, ou CAD$6,44 por ação diluída – em 2016 o lucro líquido foi de CAD$768 milhões, ou CAD$2,74 por ação diluída. Em seu resultado consolidado no terceiro trimestre de 2017 a Air Canada registrou uma recuperação do imposto de renda líquido de CAD$793 milhões. Esse montante é excluído do lucro líquido ajustado relatado pela Air Canada.

“Tenho o prazer de informar que a Air Canada entregou o seu melhor desempenho financeiro do terceiro trimestre,” disse Calin Rovinescu, Presidente e CEO da Air Canada. “Estes resultados recordes reforçam o sucesso da transformação de vários anos de nosso modelo de negócio. Isso segue o nosso Dia do Investidor, em 19 de setembro, quando descrevemos com mais detalhes nossas realizações e as oportunidades que ainda estão por vir, que, juntamente com metas financeiras mais ambiciosas para os próximos três anos, foram bem recebidas pela comunidade de investidores. No trimestre a performance financeira da Air Canada foi forte em todas as medidas financeiras fundamentais, incluindo margens e fluxo de caixa livre. Continuamos reduzindo nossa alavancagem financeira, diminuindo ainda mais o perfil de risco da companhia aérea.

“Refletindo o crescimento contínuo da Air Canada no trimestre, aumentamos a receita de passageiros em 9.1%, para um recorde de CAD$4,447 bilhões, incluindo grandes ganhos na classe executiva. O tráfego aumentou 8.8%, enquanto o yield cresceu 0.4%. Impulsionado por um ambiente de receita vigoroso e pelo gerenciamento efetivo de receita, este crescimento do rendimento foi alcançado apesar do aumento do estágio médio de 3.9% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Em uma base ajustada, o rendimento melhorou 2.6% ano a ano. Também obtivemos um sólido desempenho nos custos do trimestre, com uma queda ajustada do CASM de 2.1% em relação ao trimestre anterior.

“Gostaria de agradecer aos 30,000 funcionários da Air Canada por estarem focados em cuidar de nossos clientes durante este trimestre, no qual atendemos um número recorde de 14 milhões de passageiros. E fizeram isso com cuidado e profissionalismo durante um período marcado por importantes interrupções nas comunidades e aeroportos no oeste do Canadá, sul dos Estados Unidos, Caribe, México e América Central, que afetaram clientes e funcionários. O espírito, a dedicação e a simpatia da equipe da Air Canada, que respondeu a essas situações e fez a diferença nas vidas de tantas pessoas, foi um momento de orgulho para todos,” concluiu Rovinescu.

Destaques da declaração de resultados do terceiro trimestre

No terceiro trimestre de 2017, sobre um aumento de 9.1% da capacidade, a receita de passageiros de CAD$4,478 bilhões aumentou CAD$372 milhões ou 9.1% em relação ao terceiro trimestre de 2016. O aumento da receita de passageiros do sistema foi impulsionado pelo crescimento do tráfego de 8.8% e, em menor grau, uma melhoria do rendimento de 0.4%. Um aumento médio do estágio de 3.9% reduziu o rendimento do sistema em 2.2 pontos percentuais. Em um estágio com base média ajustada, o yield cresceu 2.6% ano a ano.

Na classe executiva, as receitas de passageiros do sistema aumentaram CAD$90 milhões, ou 13.7% em relação ao terceiro trimestre de 2016, com crescimento do tráfego e do yield, de 8.3% e 5%, respectivamente.

No terceiro trimestre de 2017, os gastos operacionais de CAD$3.876 bilhões aumentaram CAD$321 bilhões, ou 9% a partir do terceiro trimestre de 2016, principalmente pelo aumento de 9.1% da capacidade e pelos altos preços do combustível ano a ano. Os custos da Air Canada por assento disponível (CASM na sigla em inglês) reduziram 0.1% a partir do terceiro trimestre de 2016. O CASM ajustado da companhia reduziu 2.1% a partir do terceiro trimestre de 2016, em acordo com a redução de 1.5% a 2.5% projetada no release divulgado pela Air Canada em 1 o de agosto de 2017.

Destaques de Gestão Financeira e de Capital

Em 30 de setembro de 2017, a liquidez irrestrita (caixa, investimentos de curto prazo e linhas de crédito não utilizadas) totalizava um valor recorde de CAD$ 4,509 bilhões (31 de dezembro de 2016 – CAD$3,338 bilhões).

Em 30 de setembro de 2017, o total de dívidas de longo prazo e arrendamentos financeiros (incluindo a parcela atual) de CAD$6,329 bilhões diminuíram CAD$289 milhões a partir de 31 de dezembro de 2016. Nos primeiros nove meses de 2017, os novos empréstimos de CAD$733 milhões foram mais do que compensados pelo reembolso de dívidas de CAD$574 milhões e pelo impacto favorável de CAD$448 milhões por conta de um dólar canadense mais forte – em 30 de setembro de 2017, em relação ao 31 de dezembro de 2016, em moeda estrangeira da Air Canada, denominada dívida (principalmente em dólares americanos).

Em 30 de setembro de 2017, a dívida líquida ajustada de CAD$5,939 bilhões diminuiu CAD$1,151 bilhão a partir de 31 de dezembro de 2016, refletindo o impacto de maiores saldos de caixa e de investimentos de curto prazo. Em 30 de setembro de 2017, o índice de dívida líquida ajustada para o EBITDAR melhorou para 2.1 versus 2.6 em 31 de dezembro de 2016.

O recorde dos fluxos de caixa líquidos das atividades operacionais de CAD$493 milhões melhoraram CAD$55 milhões em relação ao mesmo trimestre de 2016. O fluxo de caixa livre acumulado de CAD$324 milhões no terceiro trimestre de 2017 aumentou CAD$9 milhões em relação ao terceiro trimestre de 2016, assim como o impacto de maiores fluxos de caixa das atividades operacionais em relação ao mesmo trimestre de 2016 foi principalmente compensado por um nível mais alto de despesas de capital líquido ano a ano.

Para o período de 12 meses encerrado em 30 de setembro de 2017, o retorno sobre o capital investido (ROIC, na sigla em ingles) foi de 14.1%, de acordo com a orientação atual, e significativamente maior que o custo médio ponderado de capital da Air Canada de 8.4%.

A Air Canada é a maior companhia aérea nacional e internacional do Canadá que atende a mais de 200 aeroportos em seis continentes. A transportadora de bandeira do Canadá está entre as 20 maiores companhias aéreas do mundo e em 2016 serviu mais de 45 milhões de clientes. A Air Canada oferece serviços regulares de passageiros diretamente para 64 aeroportos no Canadá, 57 nos Estados Unidos e 95 na Europa, Oriente Médio, África, Ásia, Austrália, Caribe, México, América Central e América do Sul. A Air Canada é membro fundador da Star Alliance, a rede de transporte aéreo mais abrangente do mundo, atendendo a 1.300 aeroportos em 191 países. A Air Canada é a única operadora de rede internacional na América do Norte a receber um ranking de Quatro Estrelas, de acordo com a empresa de pesquisa independente Skytrax, do Reino Unido. Para obter mais informações, visite a página www.aircanada.com.br, siga @AirCanada no Twitter e curta a Air Canada no Facebook.