A Air Canada estabelece novas metas para o período de 2018 a 2020 e informa sobre seu programa de fidelidade
  • Margem anual do EBITDAR de 17% a 20%
  • ROIC anual de 13% a 16%
  • Fluxo de caixa livre acumulado de CAD$ 2.0 bilhões a CAD$3.0 bilhões
  • Taxa de endividamento de 1.2 até o final de 2020
Atualização do programa de fidelidade
  • NPV do programa de fidelidade de CAD$2.0 bilhões a CAD$2.5 bilhões
  • RFP marcado para o lançamento do cartão de crédito parceiro do programa de fidelidade
São Paulo 20 de setembro de 2017 – A Air Canada estabelecerá novos objetivos financeiros no dia do investidor, celebrado ontem, dia 19 de setembro de 2017 em Toronto.

De 2018 até 2020 a Air Canada tem como meta uma margem EBITDAR(1) anual (ganhos antes de juros, taxas, depreciação, amortização, dano e aluguel de aeronave, como uma porcentagem da receita operacional) de 17% a 20%, e um retorno anual sobre o capital investido (ROIC) (1) de 13% a 16%. A Air Canada também está projetando um fluxo de caixa livre acumulado(1) de CAD$2.0 bilhões a CAD$3.0 bilhões acima do mesmo periodo, e uma taxa de endividamento(1) de 1.2 (medido pela dívida líquida ajustada em relação ao EBITDAR) até o final de 2020.

“Temos tido um progresso significativo na execução do nosso plano de negócio nos últimos anos, como foi apontado pela valorização, desde o início de 2009, em torno 3.000% do preço de nossas ações”, disse Calin Rovinescu, Presidente e CEO da Air Canada.

“À medida que a nossa estratégia de negócios continua evoluindo, expandimos as margens, aumentamos o lucro líquido ajustado e melhoramos o nosso retorno do capital investido. Fortalecemos o balanço e incrementamos nossa posição competitiva. Reduzimos signficativamente o perfil de risco global da empresa, gerenciando agressivamente nossa alavancagem financeira e transformando de forma eficiente nossos planos de pensão, que sairam de um grande déficit para o superávit. Também flexibilizamos a nossa frota, a qual nos permite reagir efetivamente a diferentes ambientes econômicos e a aproveitar melhor as oportunidades.

“Tendo alcançado tudo isso, agora estamos prontos para o próximo nível, focando em objetivos mais ambiciosos com base neste momento positivo, que reflete a confiança em nosso plano estratégico. O sucesso da estratégia de negócio é centrada em quatros prioridades principais, os quais permanecem as mesmas: alavancar nossa rede internacional, reduzir custos e aumentar receitas, envolvendo os clientes e promovendo uma cultura positiva dentro de nossa força de trabalho.

“Vemos muitas oportunidades à frente, incluindo a introdução de aeronaves de longo alcance mais eficientes na frota principal, melhorando os benefícios do acordo de compra de capacidade da Jazz e o lançamento do nosso próprio programa de fidelidade em 2020. Em relação a isso, estamos dando início a um Request for Proposal (RFP) para um parceiro de cartão de crédito; vamos convidar as principais instituições financeiras para participar.

Esperamos que o valor líquido do programa de fidelidade varie entre CAD$ 2.0 bilhões e CAD$ 2,5 bilhões em um período de 15 anos. Antecipamos a obtenção de benefícios de nossos investimentos em novas tecnologias, incluindo um novo sistema de serviços de passageiros que está programado para ser implantado em 2019. Também continuamos a investir em ferramentas e treinamentos para que nossos funcionários possam estar cada vez mais aptos a atender os nossos clientes,”concluiu Rovinescu.

O NPV estimado para o programa de fidelidade, de CAD$2.0 bilhões a CAD$2.5 bilhões ao longo de 15 anos, é um pré-imposto que considera que o atual ambiente regulatório permanecerá inalterado. Ele é calculado com uma taxa de desconto que aproxima o custo médio ponderado de capital da Air Canada de 7,6%.

A perspectiva fornecida neste comunicado de imprensa constitui declarações prospectivas dentro do significado das leis de valores mobiliários aplicáveis, está baseada em um número de premissas, incluindo as discutidas abaixo, e está sujeita a um número de riscos e incertezas. Por favor veja a seção abaixo intitulada "Caution Regarding Forward-Looking Information".

Principais pressupostos

Os pressupostos foram feitos pela Air Canada na preparação e elaboração de declarações prospectivas. Como parte de seus pressupostos, durante o periodo de 2018 a 2020, a Air Canada assume um crescimento moderado do PIB canadense, um aumento de aproximadamente 2% do Índice de Preços ao Consumidor Canadense (CPI, na sigla em inglês) e um aumento médio anual de 2% na taxa de salário. A Air Canada também assume que o dólar canadense será negociado, em média, a CAD$1.32 por dólar americano e que o preço do combustível de jato será em média CAD$0.62 por litro em 2018, CAD$0.65 por litro em 2019 e CAD$0.67 por litro em 2020.

A tabela abaixo resume os principais pressupostos anuais da Air Canada:

Principais pressupostos anuais
PIB – Canadá
Crescimento
moderado
CPI - Canada
Aproximadamente 2%
Aumento médio da tarifa salarial anual
Dólar canadense por dólar americano
Preço do combustível de jato – CAD centavos por litro

(1) Non-GAAP Measures

• Abaixo está uma descrição de certas medidas não-GAAP usadas pela Air Canada para fornecer aos leitores informações adicionais sobre o desempenho financeiro e operacional. Tais medidas não são medidas reconhecidas para a apresentação de demonstrações financeiras de acordo com GAAP, não tem significados padronizados, pode não ser comparáveis a medidas similares apresentadas por outras entidades e não devem ser consideradas um substituto ou superiores aos resultados GAAP. Recomenda-se aos leitores que se refiram ao relatório Air Canada's Management's Discussion and Analysis para os períodos relevantes para a reconciliação de medidas não-GAAP com medidas GAAP canadenses comparáveis.
  • Lucro (prejuízo) líquido ajustado e lucro (prejuízo) ajustado por ação - diluídos são usados pela Air Canada como um meio para avaliar o desempenho financeiro geral de seus negócios sem os efeitos do câmbio, lucro (despesa) de financiamento líquido referente aos benefícios do funcionário, ajustes mark-to-market sobre derivativos e outros instrumentos financeiros registrados ao valor justo, ganho em venda e arrendamento de ativos, perda de liquidação de dívidas e itens especiais, pois podem distorcer a análise de certas tendências de negócios e tornar análises comparativas para outras companhias aéreas menos significativas. A Air Canada também usa o lucro líquido ajustado como uma medida para determinar o retorno sobre o capital investido.
  • O EBITDAR é comumente usado no setor aéreo e é usado pela Air Canada como um meio para ver os resultados operacionais antes de juros, impostos, depreciação, amortização, impairment e aluguel de aeronaves, pois esses custos podem variar significativamente entre as companhias aéreas devido a diferenças na forma como as companhias aéreas financiam suas aeronaves e outros ativos. A Air Canada exclui itens especiais do EBITDAR, pois esses itens distorceriam a análise de certas tendências de negócios e tornariam a análise comparativa para outras companhias aéreas menos significativa.
  • O "Índice de alavancagem" neste comunicado de imprensa refere-se à dívida líquida ajustada ao índice de alavancagem EBITDAR de 12 meses e é comumente usado no setor aéreo e é usado pela Air Canada como um meio de medir a alavancagem financeira. O índice de alavancagem é calculado dividindo a dívida líquida ajustada pelo EBITDAR de 12 meses (excluindo itens especiais). Como mencionado acima, a Air Canada exclui itens especiais dos resultados do EBITDAR (que são usados para determinar o índice de alavancagem), pois tais itens distorceriam a análise de certas tendências de negócios e tornariam análises comparativas para outras companhias aéreas menos significativas.
  • O fluxo de caixa livre é comumente usado no setor aéreo e é usado pela Air Canada como um indicador da força financeira e desempenho de seus negócios, indicando a quantidade de caixa que a Air Canada pode gerar de operações e após investimentos de capital. O fluxo de caixa livre é calculado como os fluxos de caixa líquidos das atividades operacionais, menos as adições ao imobilizado, equipamentos e ativos intangíveis, e é líquido do produto das operações de venda-arrendamento.
  • O retorno do capital investido (ROIC) é usado pela Air Canada como meio para avaliar a eficiência com a qual aloca seu capital para gerar retornos. O retorno é baseado na receita (perda) antes de impostos ajustados, excluindo despesas com juros e juros implícitos sobre arrendamentos operacionais. O capital investido inclui uma dívida de longo prazo média ano-a-ano, as obrigações de arrendamento mercantil médio de um ano para o outro, o patrimônio líquido médio ano-a-ano e o valor das locações operacionais capitalizadas (calculado pela multiplicação do aluguel anual de aeronaves em 7). A Air Canada calculou anteriormente o capital investido com base em um ativo menos a posição de passivo operacional. Após um aumento significativo no capital investido da Air Canada e no valor contábil de seu patrimônio líquido, a Air Canada decidiu mudar a metodologia para um método baseado no valor contábil de cálculo do ROIC, conforme descrito acima.

CAUTION REGARDING FORWARD-LOOKING INFORMATION
Este comunicado de imprensa inclui declarações prospectivas na acepção das leis de valores mobiliários aplicáveis. As declarações prospectivas referem-se a análises e outras informações baseadas em previsões de resultados futuros e estimativas de valores ainda não determináveis. Essas declarações podem envolver, entre outras coisas, comentários relacionados a resultados preliminares, orientações, estratégias, expectativas, operações planejadas ou ações futuras. As declarações prospectivas são identificadas pelo uso de termos e frases como "preliminar", "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar" , "prever", "projeto", "vontade", e termos e frases semelhantes, incluindo referências a premissas.

As declarações prospectivas, por sua natureza, são baseadas em premissas, incluindo as descritas neste documento, e estão sujeitas a riscos e incertezas importantes. As declarações prospectivas não podem ser invocadas devido, entre outras coisas, à mudança de eventos externos e incertezas gerais do negócio. Os resultados reais podem diferir materialmente dos resultados indicados em declarações prospectivas devido a uma série de fatores, incluindo, sem limitação, a nossa capacidade de atingir com sucesso ou manter uma rentabilidade líquida positiva ou realizar nossas iniciativas e objetivos, câmbio, indústria, mercado, crédito. As condições econômicas e geopolíticas, os preços da energia, a concorrência, a nossa capacidade de implementar com sucesso iniciativas estratégicas apropriadas ou reduzir os custos operacionais, nossa dependência de tecnologia, riscos de segurança cibernética, nossa capacidade de pagar nosso endividamento e financiamento seguro, guerra, atos terroristas, doenças epidêmicas, nossa dependência de fornecedores-chave, incluindo transportadoras regionais e Aimia Inc., nosso sucesso na transição do programa Aeroplan e o lançamento de nosso novo programa de fidelidade, perdas de acidentes, relações e custos trabalhistas, nossa capacidade de preservar e crescer nossa marca, questões de pensão, fatores ambientais (incluindo sistemas meteorológicos e outros fenômenos naturais e fatores que surgem de fontes artificiais), limitações devidas a convênios restritivos, problemas e custos de seguros, nossa dependência da Aliança Estendida, interrupções de serviço, mudanças nas leis, desenvolvimentos ou procedimentos regulatórios, litigios pendentes e futuras e ações de terceiros e nossa capacidade de atrair e reter o pessoal requerido, bem como os fatores identificados ao longo deste comunicado de imprensa e aqueles identificados na seção 17 "Fatores de Risco" do MD & A de 2015 da Air Canada datado de 17 de fevereiro de 2017 e da seção 12 do Relatório de MDL do 2º trimestre de 2017 da Air Canada datado de 1 de agosto de 2017. As declarações prospectivas contidas neste comunicado de imprensa representam as expectativas da Air Canada na data deste comunicado de imprensa (ou a partir da data em que foram declarados de outra forma) e estão sujeitas a alterações após essa data. No entanto, a Air Canada renuncia a qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto conforme exigido nos regulamentos de valores mobiliários aplicáveis.