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Air Canada divulga resultados do segundo trimestre de 2019 |
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- Receita operacional recorde no segundo trimestre de CAD$ 4,757 bilhões
- Lucro operacional de CAD$ 422 milhões e EBITDA de CAD$ 916 milhões
- Alavancagem de 0,9 e liquidez irrestrita recorde de CAD$ 6,907 bilhões
São Paulo, 26 de agosto de 2019 – A Air Canada divulgou o EBITDA do segundo trimestre de 2019 (lucro antes de juros,
impostos, depreciação, amortização e ajuste para perdas do ativo) de CAD$ 916 milhões - o
EBITDA do segundo trimestre de 2018 foi de CAD$ 739 milhões. A companhia aérea
informou um lucro operacional CAD$ 422 milhões no segundo trimestre de 2019, que
aumentou em comparação com o lucro operacional de CAD$ 308 milhões do segundo
trimestre de 2018. No segundo trimestre de 2019 a Air Canada reportou uma receita líquida
ajustada de CAD$ 240 milhões ou CAD$ 0,88 por ação diluída; no mesmo período de 2018
o lucro líquido ajustado foi de CAD$ 129 milhões ou CAD$ 0,47 por ação diluída. O lucro
líquido do segundo trimestre de 2019, CAD$ 343 milhões ou CAD$ 1,26 por ação diluída, foi
comparado a um prejuízo líquido de CAD$ 102 milhões ou CAD$ 0,37 por ação diluída no
segundo trimestre de 2018. O segundo trimestre de 2019 incluiu ganhos cambiais de CAD$
117 milhões, enquanto o segundo trimestre de 2018 incluiu uma perda na alienação de
ativos de CAD$ 186 milhões e perdas cambiais de CAD$ 82 milhões.
Sobre o resultado, o Presidente e CEO da Air Canada, Calin Rovinescu, disse: “Estou muito
satisfeito em relatar um excelente segundo trimestre, incluindo a receita operacional recorde
de CAD$ 4,757 bilhões e a liquidez recorde de quase CAD$ 7 bilhões. Embora nossos
resultados tenham superado as expectativas, a retirada do Boeing 737 MAX das operações
impactou negativamente o crescimento do EBITDA ano após ano. Para levar os
passageiros aos seus destinos durante o trimestre, a nossa equipe de gerenciamento e
todos os funcionários envolvidos com essa questão complexa fizeram um trabalho incrível,
implementando soluções criativas para a nossa frota, para o cronograma, a rede e as
operações.”
Destaques da demonstração do resultado do segundo trimestre
A Air Canada começou a consolidar os resultados financeiros do Aeroplan na data da
aquisição do programa, dia 10 de janeiro de 2019. A Air Canada adotou a norma contábil
IFRS 16 - Locações em vigor em 1º de janeiro de 2019 e atualizou os valores de 2018
(inclusive para comparações de período sobre período).
Com o aumento de 2,3% da capacidade, a receita recorde de CAD$ 4,338 bilhões no
segundo trimestre aumentou CAD$ 417 milhões, ou 10,7% em relação ao mesmo trimestre
de 2018. O crescimento na receita de passageiros foi impulsionado por uma melhoria de 6,8% no yield e o aumento de 3,6 do tráfego.
A melhoria do yield refletiu no aumento do tráfego local de maior rendimento devido ao
impacto da capacidade limitada, causada pela retirada do Boeing 737 MAX de operação e
pelo ambiente de preços geralmente melhorado.
O aumento do yield em relação ao ano anterior também refletiu no rendimento adicional
auferido pela Air Canada nas receitas de resgate do Aeroplan - a empresa começou a fazer
esse registro após a aquisição do Aeroplan em 10 de janeiro de 2019. No segundo trimestre
de 2019, o EBITDA foi impactado negativamente pela retirada do Boeing 737 MAX, apesar
do efeito de rendimento positivo.
As receitas de passageiros do sistema aumentaram CAD$ 83 milhões, ou 10,2% em
relação ao segundo trimestre de 2018, tanto no tráfego quanto no crescimento de 5,0%.
No segundo trimestre de 2019, as despesas operacionais de CAD$ 4,335 bilhões
aumentaram CAD$ 310 milhões, ou 8% em relação ao segundo trimestre de 2018.
O custo do assento disponível por milha (CASM na sigla em inglês) da Air Canada
aumentou 5,2% em relação ao segundo trimestre de 2018. O CASM ajustado da companhia
aérea aumentou 5,9% em relação ao mesmo trimestre de 2018.
Esses aumentos refletiram, em grande parte, o impacto da retirada do Boeing 737 MAX,
que resultou no crescimento de menos da metade do que havia sido originalmente
planejado. Os custos mais altos associados à substituição de aeronaves e às despesas
operacionais contínuas, incluindo depreciação e amortização e os salários dos pilotos do
Boeing 737, que continuaram a ser pagos apesar da retirada da aeronave.
A Air Canada tinha 24 aeronaves Boeing 737 MAX em sua frota operacional no momento da
retirada do modelo do mercado; a empresa esperava receber mais 12 aeronaves para ficar
com uma frota total de 36 aeronaves Boeings 737 MAX até julho de 2019.
Levando-se em consideração que o negócio com o Aeroplan não foi consolidado nos
resultados financeiros da Air Canada em 2018, para uma comparação mais significativa do
desempenho de custo em curso dos negócios da companhia aérea, o CASM ajustado da Air
Canada para o segundo trimestre de 2019 exclui as despesas operacionais do Aeroplan.
Perspectivas
Como o cronograma para o retorno ao serviço da aeronave Boeing 737 MAX permanece
incerto, para fins de planejamento a Air Canada está tirando o Boeing 737 MAX do seu
cronograma até pelo menos 8 de janeiro de 2020.
As decisões finais sobre o retorno do Boeing 737 MAX às operações serão baseadas na
avaliação de segurança da Air Canada após o levantamento de avisos de segurança do
governo e a aprovação pelas autoridades reguladoras internacionais.
As despesas de capital projetadas, que podem ser encontradas na seção 6.6 do Air
Canada's Second Quarter 2019 Management's Discussion and Analysis of Results, foram
atualizadas para refletir a suposição de que as 12 entregas restantes do Boeing 737 MAX,
programadas para 2019, agora serão entregues em 2020.
A Air Canada anunciou em seu press release de 15 de março de 2019 que, devido à
retirada do Boeing 737 MAX, estava suspendendo as orientações financeiras em relação ao
exercício de 2019, que haviam sido fornecidas em 15 de fevereiro de 2019 e em 28 de
fevereiro de 2019. A empresa informou que a decisão será mantida até segunda ordem e a
decisão da Boeing de suspender as entregas do 737 MAX para as companhias aéreas.
Permanece em vigor as diretrizes financeiras previstas para 2020 e 2021 em relação à
margem EBITDA anual (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e ajuste
para perda de ativo, como percentual da receita operacional) e o ROIC anual, bem como o
fluxo de caixa livre cumulativo no período de 2019-2021.
Principais pressupostos: As suposições foram feitas pela Air Canada na preparação e na
elaboração de declarações prospectivas. Como parte de suas suposições, a Air Canada
assume um crescimento relativamente modesto do PIB canadense no terceiro trimestre e
em todo o ano de 2019. A Air Canada também espera que o dólar canadense seja
negociado, em média, a CAD$ 1,31 por dólar americano no terceiro trimestre e a CAD$ 1,32
por dólar americano em todo o ano de 2019. A empresa também espera que o preço do
combustível para aviação seja em média CAD$ 0,78 por litro no terceiro trimestre e no ano
de 2019.
As perspectivas fornecidas constituem declarações prospectivas dentro do significado das
leis de valores mobiliários aplicáveis e estão baseadas em várias suposições (incluindo
aquelas fornecidas acima) e sujeitas a vários riscos. Por favor, consulte a seção abaixo
intitulada "Caution Regarding Forward-Looking Information".
As Demonstrações Financeiras Consolidadas e Notas do Segundo Trimestre de 2019 da Air
Canada e a sua Discussão de Administração e Análise dos Resultados das Operações e a
Condição Financeira do Segundo Trimestre de 2019 estão disponíveis no site da Air
Canada, aircanada.com, e serão arquivadas no SEDAR em www.sedar.com.
Para obter mais informações sobre o arquivo de divulgação pública da Air Canada, incluindo
o Formulário de Informações Anuais da Air Canada datado de 25 de março de 2019,
consulte o SEDAR, www.sedar.com.
CAUTION REGARDING FORWARD-LOOKING INFORMATION
Este comunicado de imprensa inclui declarações de previsão de acordo com as leis de
valores mobiliários aplicáveis. As declarações prospectivas estão relacionadas a análises e
outras informações que são baseadas em previsões de resultados futuros e estimativas de
quantias ainda não determináveis. Essas declarações podem envolver, mas não estão
limitadas a comentários relativos a resultados preliminares, orientações, estratégias,
expectativas, operações planejadas ou ações futuras. As declarações prospectivas são
identificadas usando termos e frases como "preliminar", "antecipar", "acreditar", "poderia",
"estimar", "esperar", "pretender", "pode", "planejar", "prever", "projeto", "vir", "seria" e termos
e frases semelhantes, incluindo referências a suposições. As declarações prospectivas, por
sua natureza, são baseadas em suposições, incluindo aquelas aqui descritas e estão
sujeitas a importantes riscos e incertezas. Declarações prospectivas não podem ser
consideradas devido, entre outras coisas, à alteração de eventos externos e incertezas
gerais dos negócios.Os resultados reais podem diferir materialmente dos resultados
indicados nas declarações prospectivas devido a vários fatores, incluindo, sem limitação,
nossa capacidade de alcançar ou sustentar lucratividade líquida positiva ou de realizar
nossas iniciativas e objetivos, indústria, mercado, crédito, econômico e financeiro,
condições geopolíticas, preços de energia, câmbio, concorrência, nossa dependência de
tecnologia, riscos de segurança cibernética, nossa capacidade de implementar com
sucesso iniciativas estratégicas apropriadas (incluindo o retorno das aeronaves Boeing 737
MAX à nossa frota, bem como a introdução dessas em ordem ) ou reduzir custos
operacionais, nossa capacidade de integrar e operar com sucesso o negócio de fidelidade
do Aeroplan após a aquisição da Aimia Inc. e lançar com sucesso nosso novo programa de
fidelidade, nossa capacidade de preservar e expandir nossa marca, taxas de aeroporto e
taxas relacionadas, custos fixos, nossa dependência de fornecedores importantes, incluindo
transportadoras regionais, relações e custos de funcionários e trabalhistas, nossa
dependência da Star Alliance e joint ventures, interrupções de serviço, fatores ambientais
(incluindo sistemas climáticos e outros fenômenos naturais e fatores derivados de fontes
criadas pelo homem), nossa capacidade de pagar nosso endividamento e manter liquidez,
questões previdenciárias, limitações devido a cláusulas restritivas, litígios e ações
pendentes e futuros por terceiros, nossa capacidade de atrair e reter pessoal necessário,
guerra, atos terroristas, perdas por acidentes, mudanças leis, desenvolvimentos ou
procedimentos regulatórios, doenças epidêmicas, questões de seguro e custos, bem como
os identificados no arquivo de divulgação pública da Air Canada disponível em
www.sedar.com e, em particular, aqueles identificados na seção 14 do MD & A do segundo
trimestre de 2019 da Air Canada e na seção 18 "Fatores de Risco" da MD & A de 2018 da
Air Canada. Além disso, a aquisição da Transat A.T. Inc. está sujeita à aprovação dos
acionistas da Transat A.T. Inc., aprovação judicial, aprovações regulamentares e certas
condições costumeiras, e não há garantias de que a aquisição será concluída conforme
descrito neste comunicado de imprensa ou de qualquer maneira. As declarações
prospectivas contidas ou incorporadas por referência neste comunicado à imprensa
representam as expectativas da Air Canada quanto à data deste comunicado à imprensa
(ou a partir da data em que elas devem ser declaradas) e estão sujeitas a alterações após
essa data. No entanto, a Air Canada renuncia a qualquer intenção ou obrigação de atualizar
ou revisar quaisquer declarações prospectivas seja por causa de novas informações,
eventos futuros ou de outra forma, exceto conforme exigido pelas regulamentações de
valores mobiliários aplicáveis.
Sobre a Air Canada
A Air Canada é a maior companhia aérea nacional e internacional do Canadá que atende a mais de
200 aeroportos em seis continentes. A transportadora de bandeira do Canadá está entre as 20
maiores companhias aéreas do mundo e em 2016 serviu mais de 45 milhões de clientes. A Air
Canada oferece serviços regulares de passageiros diretamente para 64 aeroportos no Canadá, 57
nos Estados Unidos e 95 na Europa, Oriente Médio, África, Ásia, Austrália, Caribe, México, América
Central e América do Sul. A Air Canada é membro fundador da Star Alliance, a rede de transporte
aéreo mais abrangente do mundo, atendendo a 1.300 aeroportos em 191 países. A Air Canada é a
única operadora de rede internacional na América do Norte a receber um ranking de Quatro Estrelas,
de acordo com a empresa de pesquisa independente Skytrax, do Reino Unido. Para obter mais
informações, visite a página www.aircanada.com.br, siga @AirCanada no Twitter e curta a Air Canada no Facebook.
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