estamos processando o seu pedido
aguarde um instante

Canadá
O Canadá
Províncias e Territórios
Alberta
British Columbia
Saskatchewan
Manitoba
Ontário
Québec
Newfoundland e Labrador
New Brunswick
Nova Scotia
Prince Edward Island
Turismo
Featured Destination

Quebec
Eventos Parques Nacionais Dicas
Québec
A mistura entre os estilos francês e canadense resultou na surpreendente Québec, uma das províncias mais charmosa do país. O rio São Lourenço fica no centro da província, ligando o Atlântico aos Grandes Lagos. Quase dois mil km separam o norte e o sul da província , cujo ponto mais setentrional é o cabo Wolstenholme, que se encontra a menos de 425 km do Círculo Polar Ártico. A região tem muitas florestas, assim como água, contando com mais de seis mil km de litoral. Lá está também a hidrovia do rio São Lourenço, que é aberta de março a dezembro para receber navios domésticos e internacionais. As principais localidades da região são Montreal, a segunda maior do país, e a Cidade de Quebec, que é a capital. Há muitos passeios pela província, onde é impossível não visitar a Gaspé Península, que entre outras atrações naturais abriga o Matapédia Valley, coberto de plátano, a árvore típica do Canadá. Apresenta variedade de espaços naturais, com belos parques nacionais e amplas áreas urbanas arborizadas.

Québec, a capital da província e a terceira maior cidade. Uma das curiosidades de Québec, é que esta mantém em sua área urbana a única cidade murada ao norte do Rio Grande. No roteiro pela cidade devem estar atrações como a Maison Chevalier, que foi construída no século 18 e hoje abriga o Musée de la Civilisation; a Basilique Notre-Dame, erguida em 1647, e o Musée du Fort, onde fica-se sabendo do passado militar da região. O Château Frontenac, localizado na parte alta, é o cartão postal mais famoso de Québec. Com seu telhado de cobre verde, o prédio de pedra e tijolos foi construído pela Canadian Pacif Railway no século 19 e até hoje funciona como um hotel, de 600 quartos. La Citadelle, a fortaleza construída no século 18 para defender a cidade de um possível ataque norte-americano (que nunca aconteceu), ainda funciona como quartel militar. Na área da Cidadela todos os dias os visitantes podem acompanhar a troca de guarda.

Québec possui uma área três vezes maior do que a da França e sete vezes a da Grã Bretanha, tornando-a a maior província do Canadá. Fazendo fronteira com Ontário, New Brunswick, Labrador (a porção continental da província de Newfoundland) e com os Estados Unidos, Quebec tem uma área de 1.450.680 km².

Quase 80% dos quebequenses vivem em centros urbanos localizados ao longo das margens do histórico e cênico Rio São Lourenço. Montreal Metropolitana tem uma população de três milhões e é uma cidade famosa tanto pela riqueza de sua história, quanto pela sua atividade cultural moderna e dinâmica.

De uma população de cerca de sete milhões, mais de cinco milhões de pessoas que vivem em Québec são de origem francesa, e o francês é a língua materna de 82 por cento dos quebequenses. E, apesar de o francês ser a língua oficial da província, o inglês é compreendido por quase todos os moradores. O idioma é apenas uma das muitas marcas da França nesta parte do Canadá, onde os habitantes fazem questão de manter vivas as tradições e os costumes franceses.

As principais atrações naturais de Montreal são o rio São Lourenço e o Monte Royal, que recebe visitantes em seu parque durante todas as estações do ano. O desenho do parque, feito pelo paisagista americano Frederick Law Olmsted, é o mesmo do Central Park, de Nova York. Outro ponto de encontro dos habitantes e turistas é o porto, que foi totalmente recuperado para virar mais uma área de lazer. Além de passear pelos parques ao redor do porto, os visitantes costumam programar passeios de barco pelo rio. Em Montreal tem também o Parc des Îles, que em 1967 sediou a Exposição Universal e hoje é um referencial de lazer na cidade. Nesta área está o parque de diversões La Ronde, onde fica o Cassino de Montreal e a Biosfera, cujo tema é o ecossistema do rio São Lourenço e dos Grandes Lagos. O estádio olímpico, construído para as Olimpíadas de 1976, é também muito procurado por turistas. Para captar o espírito da cidade, é importante dar uma passada no Plateau de Mont-Royal, uma região cercada de áreas verdes, bistrôs, cafés, livrarias, butiques e bares especializados em jazz.

Desde 1.970, a imigração tem sido parte integrante da prosperidade cultural e econômica desta província. Entre 1.986 e 1.991, 78% dos ganhos na população de Québec vieram das pessoas com origens outras que não a francesa, a britânica ou a aborígine.

Topo
Eventos

Em Quebec tem eventos em praticamente todos os dias do verão. Festivais musicais são freqüentes, com atrações para pessoas de diferentes idades.

Um programa super agradável é visitar a cidade de Tadoussac, ao norte da Cidade de Quebec, onde acontece o encontro dos rios São Lourenço e Saguenay, para fazer um tour de observação das baleias.

Em junho Montreal é o centro das atenções com a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1 o Canadá.

De junho a agosto tem o badalado Festival de Jazz de Montreal. Na Segunda semana de julho o Du Maurier Quebec City Summer Festival é a grande atração da Cidade de Quebec.

Entre julho e agosto também acontece o Canadian Open Tennis Championships, o mais importante torneio de tênis do País.

No inverno tem o Winter Carnival é a melhor pedida entre janeiro e fevereiro, quando inúmeras atividades são programadas pela província. No período do festival acontecem desfiles de rua, exposição de esculturas de gelo e atividades musicais e esportivas.

Topo
Parques Nacionais
  • Forillon National Park, que guarda a península de Gaspé.
  • La Mauricie National Park, lagos e florestas compõem a paisagem.
  • Mingan Archipelago National Park
  • Saguenay-St. Lawrence Marine Park, tem uma rica diversidade de vida marinha.
Topo
Dicas