Air Canada reporta resultados do Segundo trimestre de 2014
São Paulo, 13 de agosto de 2014 – A Air Canada reportou um lucro líquido ajustado (1) deCAD$139 milhões, ou CA$0.47 por ação diluída, no segundo trimestre de 2014. Comparado com o lucro líquido ajustado(1) de CAD$115 milhões, ou CAD$0.41 por ação diluída, registrados no segundo trimestre de 2013, houve um aumento de CAD$24 milhões, ou 21%. O EBITDAR(1)(antes de juros, taxas, depreciação, amortização e prejuízo, e aluguel de aeronaves) totalizou para CAD$456 milhões em comparação com o EBITDAR de CAD$385 milhões do segundo trimestre de 2013. Sobre uma base GAAP, a Air Canada reportou um resultado líquido de CAD$223 milhões, ou CAD$0.75 por ação diluída, no segundo trimestre de 2014, comparado com a perda líquida de CAD$23 milhões, ou CAD$0.09 por ação diluída no segundo trimestre de 2013. O EBITDAR da Air Canada no segundo trimestre de 2014 e os resultados da receita líquida GAAP, incluíram ajustes de provisões fiscais favoráveis de CAD$41 milhões. Estas provisões estão excluindo resultados ajustados (lucro líquido e CASM) da Air Canada.

"Estou satisfeito em reportar que a Air Canada entregou a sua melhor performance para um segundo trimestre em toda a história da corporação, superando os recordes dos últimos anos em todas as três medidas de lucro operacional, lucro líquido ajustado e EBITDAR”, disse Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada. Estes resultados reforçam o incremento significativo e o progresso a ser alcançado através de nossas várias estratégias para aumento do valor , que a continuam a ser implementadas."

"Além de do crescimento das receitas ano após ano de todos os nossos cinco mercados, também temos visto um aumento significativo do número de passageiros internacionais e dos Estados Unidos que escolhem a Air Canada para os planos de viagens globais. Investimentos feitos pela Air Canada e por nossos parceiros da indústria para providenciar uma perfeita experiência nas transferências feitas nos maiores hubs, estão começando a mostrar resultados. O desempenho da Air Canada Rouge tem superado as expectativas e permite à Air Canada competir agora mais eficazmente nos mercados de lazer sobre bases mais efetivas. Combinado com outras estratégias de transformação de custos da Air Canada, o CASM ajustado decresceu 4.7% em relação ao trimestre do ano anterior."

"Durante o trimestre a Air Canada recebeu os dois primeiros dos 37 pedidos firmes dos 37 Boeings Dreamliner 787, e um terceiro, em julho. A renovação da nossa frota internacional com essa próxima geração de aeronaves vai nos fornecer uma significante melhoria na eficiência de combustível e nos permitir oferecer um conforto e amenities superiores para nossos passageiros. Estamos ansiosos para perceber os benefícios da renovação da nossa frota internacional com a entrada da nova aeronave na frota principal."

"Estou especialmente satisfeito que mais uma vez os usuários de avião, que responderam à pesquisa feita pela empresa baseada no Reino Unido, a Skytrax, elegeram a Air Canada como a Melhor Companhia Aérea na América do Norte pelo quinto ano consecutivo. Esta honra reconhece o profissionalismo de nossos funcionários e o comprometimento deles em cuidar de nossos clientes, assim como nosso investimento em oferecer um produto premiado a bordo das aeronaves e em terra."

"Olhando para o futuro, continuamos focados em manter o impulso de transformar a Air Canada em uma empresa cada vez mais rentável para nossos acionistas e funcionários, e executar as nossas quatro prioridades: transformação de custos, crescimento internacional, envolvimento do cliente e mudança de cultura", concluiu o presidente e CEO da Air Canada.

Destaques da demonstração de resultados do segundo trimestre

As receitas de passageiros somaram no sistema CAD$2.965 milhões, um incremento de CAD$208milhões, ou 7.5%, em relação ao segundo trimestre de 2013, sobre um crescimento de 9.9% do tráfego e um declínio de 2.1% do yield ano após ano. A etapa média, sobre uma base do sistema, incrementou 2.5% a partir do mesmo trimestre de 2013 e teve um efeito de redução do yield em 1.5%. A receita de passageiro por assento disponível por milha (PRASM) diminuiu 0.8% a partir do mesmo trimestre de 2013 sobre um yield menor e uma melhoria de 1.1% da taxa de ocupação. No segundo trimestre de 2014 as receitas da cabine Premium no sistema aumentaram CAD$14 milhões, ou 2.4%, sobre o crescimento de 3.6% do yield, parcialmente compensado por uma queda de 1.2% do tráfego.

As despesas operacionais totalizaram CAD$3.060 milhões, um aumento de CAD$177 milhões, ou 6%, a partir do segundo trimestre de 2013, sobre um aumento de 8.5% da capacidade. Incluídos em outros custos operacionais no segundo trimestre de 2014 os ajustes de provisões de CAD$41 milhões, relacionados a impostos, foram favoráveis ?. O impacto desfavorável de um dólar canadense mais fraco em despesas operacionais denominadas em moeda estrangeira (principalmente em dólar americano), quando comparado com o mesmo trimestre de 2013, foi de um aumento de CAD$110 milhões. Este impacto do câmbio desfavorável sobre as despesas operacionais foi parcialmente compensado pelo impacto cambial favorável sobre a receita de passageiros de CAD$70 milhões.

O custo ajustado da Air Canada por assento disponível por milha (CASM(1) ajustado), que exclui as despesas com combustível, os custos com pacotes terrestres da Air Canada VacationsTM e itens não usuais, decresceram 4.7%, comparando com o segundo trimestre de 2013. A redução de 4.7% do CASM ajustado superou a redução de 3.5% para 4.5% do CASM ajustado projetado no release divulgado pela Air Canada em 15 de maio de 2014. Em grande parte, o resultado de capacidade ASM chegando no topo da faixa esperada e uma ligeira melhoria no valor do dólar canadense contra o que a Air Canada assumiu nas projeções de 15 de maio de 2014.

No Segundo trimestre de 2014 a Air Canada reportou um lucro operacional de CAD$245 milhões, que comparados com o lucro operacional de CAD$174 do segundo trimestre de 2013 representam um aumento de CAD$71 milhões. Os resultados operacionais do segundo trimestre de 2014 incluíram impostos favoráveis ?relacionados a ajuste de provisões de CAD$ 41 milhões.

Destaques de gestão financeira e de capitais

Em 30 de junho de 2014, a liquidez irrestrita (caixa, investimentos de curto prazo e linhas de crédito não utilizadas) totalizaram CAD$2.954 milhões (em 30 de junho de 2013 foram CAD$2.139 milhões). O principal objetivo da Air Canada na gestão de liquidez de risco é manter a liquidez irrestrito mínima no nível de CAD$ 1.7 bilhão.

Em abril de 2014 a Air Canada completou uma oferta privada de US$400 milhões de 7.75% de notas sênior, com vencimento em 2021, e recebeu recursos líquidos de aproximadamente CAD$435 milhões.

Em 30 de junho de 2014, o total da dívida líquida(1) de CAD$4.309 milhões, uma redução de CAD$42 milhões a partir de 31 de dezembro de 2013. A dívida líquida ajustada da companhia aérea para EBITDAR foi de 2.9 em 30 de junho de 2014, versus uma taxa de 3.0 em 31 de dezembro de 2013. A Air Canada usa essa taxa para gerenciar seu risco de alavancagem financeira e seu objetivo é manter a taxa abaixo de 3.5.

No segundo trimestre de 2014, o fluxo de caixa livre(1)partir do segundo trimestre de 2013, refletindo principalmente a aquisição de duas aeronaves Boeing 787.

Para os 12 meses encerrados em 30 de junho de 2014, o retorno do capital investido (ROIC(1)11.0% versus 8.8% para os 12 meses encerrados em 30 de junho de 2013. O objetivo da Air Canada é atingir um ROIC sustentável de 10% para 13% até 2015.

Pensão - Destaques

Com base em estudos atuariais concluídos no segundo trimestre de 2014, o excedente de solvênciaagregado em planos de pensão domésticos da Air Canada registrados em 01 de janeiro de 2014, foi de CAD$89 milhões, ao passo que o defict de solvência em 01 de janeiro de 2013 foi de CAD$3.7 bilhões. A eliminação do deficit de CAD$ 3.7 bilhões e o superavit gerado foram em grande parte resultado dos seguintes fatores: (i) 13.8% de retorno do investimento em 2013, (ii) a implementação de alterações de benefícios previdenciários que diminuiram o deficit de solvência em cerca de CAD$970 milhões (iii) contribuições feitas pela Air Canada em relação a 2013 de CAD$225 milhões no que diz respeito ao defict de solvência e (iv) a aplicação de uma taxa de desconto prescrita de 3.9% para calcular as obrigações futuras com pensões. Consulte a seção 9.7 “Obrigações de Fundo de Pensão” do M&D da Air Canada de 2013 datado de 12 de fevereiro de 2014 para informação adicional sobre as obrigações da Air Canada nos fundos de pensão.

Perspectiva Atual

Para o terceiro trimestre de 2014 a Air Canada espera a capacidade do seu sistema ASM, medidopelos assentos disponíveis por milha (ASMs), aumente na faixa de 9.0% para 10.0% quando comparado com o terceiro trimestre de 2013.

A Air Canada agora espera que no ano todo de 2014 a capacidade do sistema ASM aumente uma faixa de 7.0% para 8.0% (em oposição ao crescimento de 6.5% para 8.0% projetado no release da Air Canada de 15 de maio de 2014), e a capacidade de ASM doméstica do ano todo aumente em uma faixa de 4.0% para 5.0% quando comparada com 2013 (em oposição ao crescimento de 3.0% para 4.0% projetado pelo release da Air Canada datado de 15 de maio de 2014). A expectativa é que o aumento projetado seja alcançado a um custo unitário que está abaixo dos níveis históricos. A mudança da capacidade ASM doméstica projetada é principalmente impulsionada pela utilização de aviões maiores em rotas transcontinentais, em apoio da estratégia de expansão internacional da companhia aérea.

A Air Canada espera que o aumento da capacidade ASM seja constituída, pelo aumento no número total de assentos entregues (sistema) no terceiro trimestre e no ano todo de 2014, em uma faixa de 6.5% para 7.5% e 5.0% para 6.0%, respectivamente, quando comparado com o mesmo período de 2013.

Para o terceiro trimestre de 2014 a Air Canada espera um decréscimo do CASM ajustado numa faixa de 3.5% para 4.5% quando comparado com o terceiro trimestre de 2013.

Levando-se em conta a performance do CASM ajustado da Air Canada no segundo trimestre de 2014, para o ano todo de 2014, a Air Canada agora espera uma redução do CASM ajustado em uma faixa de 3.2% para 4.2% a partir do ano de 2013 (em oposição com o decréscimo projetado no release da Air Canada datado de 15 de maio de 2014, de 3.0% para 4.0%).

A perspectiva da Air Canada assume o crescimento do PIB canadense de 2.0% para 2.5% em 2014.A Air Canada também espera que no terceiro trimestre de 2014 o dólar canadense seja negociado, em média, de CAD$1.08 por US$1, e a CAD$1.09 para o ano todo de 2014. A empresa também espera que o preço do combustível de jato custe em média CAD$0.90 por litro no terceiro trimestre de 2014, e CAD$0.91 por litro no ano todo de 2014.

Para o ano de 2014, a Air Canada também espera:

• Que os gastos com depreciação, amortização e prejuízo diminuam CAD$45 milhões a partirdo ano de 2013.

• Que gastos com benefícios dos funcionários diminuam CAD$35 milhões a partir de 2013 (em oposição ao decréscimo de CAD$25 milhões projetados no release da Air Canada datado de 15 de maio de 2014). Esta melhoria é impulsionada por ganhos atuariais apurados até o momento em 2014.

• Que os gastos com manutenção de aeronaves aumentem CAD$65 milhões (aproximadamente CAD$40 milhões, dos quais se espera que seja devido ao dólar canadense mais fraco quando comparado com o dólar americano) a partir do ano de 2013 (em oposição ao aumento de CAD$90 milhões projetados no release da Air Canada datado de 15 de maio de 2014). Esta melhoria é impulsionada pela extensão de arrendamento de aeronaves, que teve efeito de redução do presente valor do fim das obrigações de manutenção do arrendamento, assim como as iniciativas de redução de custos, incluindo as economias obtidas com as negociações do contrato.

• Despesas líquidas de financiamentos referentes a benefícios de funcionários (despesa não operacional na demonstração de operações da Air Canada) vão decrescer CAD$75 milhões a partir do ano de 2013.

A Air Canada é a maior companhia aérea doméstica e internacional do Canadá, atendendo mais de 180 destinos nos cinco continentes. A companhia de bandeira do Canadá está entre as 20 maiores empresas aéreas comerciais do mundo e em 2013 serviu cerca de 35 milhões de passageiros. A empresa opera voos diários e non-stop entre o Canadá e o Brasil, seu principal destino na América do Sul. A Air Canada oferece serviços diretos para 60 cidades canadenses, 49 destinos nos Estados Unidos e 67 cidades na Europa, Oriente Médio, Ásia, Austrália, Caribe, México e América do Sul. A Air Canada é uma das fundadoras da Star Alliance, a maior rede de transporte aéreo do mundo, que atende 1.328 destinos em 195 países. A Air Canada é a única transportadora internacional na América do Norte que recebeu o título Quatro Estrelas da empresa Skytrax, empresa independente de pesquisa do Reino Unido. Em 2013 a Air Canada foi eleita pelo quarto ano consecutivo a Melhor Companhia Aérea da América do Norte em uma pesquisa conduzida pela Skytrax com mais de 18 milhões de viajantes do mundo todo. Para mais informações visite o site www.aircanada.com.br.