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Air Canada reporta resultados recordes para o ano de 2014 |
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Empresa registrou o maior lucro líquido ajustado em seus 77 anos de história
• Lucro líquido ajustado de CAD$531 milhões ou CAD$1.81 por ação diluída em 2014 versus o
lucro líquido ajustado de CAD$340 milhões ou CAD$1.20 por ação diluída em 2013. O valor
representou um incremento de CAD$191 milhões ou CAD$56.2%, ou CAD$0.61 por ação
diluída. No quarto trimestre de 2014 o lucro líquido ajustado de CAD$67 milhões, ou
CAD$0.23 por ação diluída, representou um aumento de CAD$64 milhões, ou CAD$0.22 por
ação diluída.
• O lucro operacional de CAD$815 milhões em 2014 representou um aumento de CAD$196
milhões ou 31.7% a partir de 2013.
• Em 01 de janeiro de 2015, com base em estimativas preliminares, incluindo premissas
atuariais, agregado a solvência do superávit de CAD$ 780 milhões em planos de pensão
domésticos da Air Canada.
A Air Canada reportou um lucro líquido ajustado(1) para o ano todo de CAD$ 531 milhões ou
CAD$1.81por ação diluída, que em comparação com o lucro líquido ajustado de CAD$340 milhões,
ou CAD$1.20 por ação diluída, de 2013, representa um aumento de CAD$ 191 milhões, ou CAD$
0.61 por ação diluída. O EBITDAR(1) (ganhos antes de juros, taxas, depreciação, amortização,
desvalorização e aluguel de aeronaves) de CAD$ 1.671 bilhão, que comparado com o EBITDAR
(excluindo o impacto de emendas do plano de benefícios) de CAD$ 1.433 bilhão em 2013
representou um aumento de CAD$ 238 milhões ou 16.6%. Sobre uma base GAAP, a Air Canada
reportou um lucro operacional de CAD$ 815 milhões em 2014, um incremento de CAD$ 196 milhões
ou 31.7% a partir de 2013. A companhia aérea reportou um lucro líquido de CAD$ 105 milhões ou
CAD$ 0.34 por ação diluída em 2014, contra um lucro líquido de CAD$ 10 milhões ou CAD$ 0.02 por
ação diluída em 2013.
“Em 2014 a Air Canada alcançou a melhor performance financeira dos 77 anos da história da
corporação”, disse Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada. “O lucro líquido ajustado foi de
CAD$ 531 milhões, representando um aumento de 56.2% ano a ano. O EBITDAR aumentou 16.6%
em comparação ao ano anterior. No quarto trimestre o EBITDAR de CAD$ 319 milhões aumentou
CAD$ 42 milhões, em comparação com o EBITDAR do quarto trimestre do ano anterior, excluindo
emendas do plano de benefícios. Atendemos mais de três milhões de passageiros em 2014, ou um
total de 38.5 milhões incluindo três milhões de passageiros da rouge®. Registramos nosso mais alto
recorde de load factor, e continuamos expandindo a frota de longo alcance e crescendo
internacionalmente. O preço da ação da Air Canada cresceu 60% ao longo do ano, um aumento de
seis vezes em relação ao início de 2013. O recorde de resultados pelo segundo ano consecutivo
representa um passo significativo para a nossa meta de rentabilidade sustentável, e nos permite
pagar CAD$ 46 milhões para os funcionários por meio do programa de participação nos resultados –
o total representa um aumento de CAD$ 15 milhões em relação ao ano anterior.
“Continuamos a implementar a redução de custos e iniciativas de geração de receita, incluindo
crescimento internacional rentável e a estratégia de desenvolvimento da rouge® para competir no
mercado de lazer. Continuamos focados em um gerenciamento de capacidade prudente e uma
estratégia de preços baseada na demanda do mercado que, em geral, tem se mantido forte em 2015.
Enquanto os preços do combustível permanecem voláteis, a recente redução é esperada para
impulsionar uma significativa economia de custos em 2015, e nos oferece uma oportunidade para
aumentar o lucro líquido ajustado, reduzir a dívida líquida ajustada e fortalecer ainda mais nosso
balanço. Eu gostaria de agradecer aos nossos 27 mil funcionários por suas realizações durante o ano
passado, e pela continuidade do foco em cuidar de nossos clientes à medida que trabalhamos para a
rentabilidade sustentável neste ambiente altamente competitivo da indústria”, concluiu Mr. Rovinescu.
Destaques da demonstração de resultados do ano
Em 2014, sobre um crescimento de capacidade de 7.8%, as receitas do sistema de passageiros de
CAD$ 11.804 bilhões aumentaram CAD$ 783 milhões ou 7.1% a partir de 2013. O aumento da
receita do sistema de passageiros foi principalmente pelo crescimento de 8.5% do tráfego,
parcialmente compensado pela queda de 1.3% do yield. O percentual mostra um aumento médio de
2.3% versus 2013, refletindo o crescimento internacional de longo curso que teve o efeito de redução
do yield em 1.3 pontos percentuais. Em uma base ajustada do stage length (distância média
voada) o yield do sistema manteve-se inalterado desde 2013. As modestas quedas do yield são a
consequência antecipada e natural de uma implementação bem sucedida da estratégia de negócios
da Air Canada para aumentar de forma rentável os voos internacionais de longo curso e de lazer.
A receita de passageiro por assento disponível por milha (PRASM) diminuiu 0.6% a partir de 2013
como o mais baixo yield, que foi largamente compensado por uma melhoria de 0.6 pontos
percentuais da taxa de ocupação. Em 2014 as receitas do sistema da cabine “business” aumentaram
CAD$109 milhões ou 4.9% sobre o crescimento do yield.
Em 2014 os gastos operacionais de CAD$12.457 bilhões aumentaram CAD$ 694 milhões ou 6% a
partir de 2013, sobre um crescimento de capacidade de 7.8%. O impacto desfavorável em 2014, de
um dólar canadense mais fraco, em despesas operacionais em moeda estrangeira (principalmente
em dólar americano), quando comparado com 2013, aumentou as despesas operacionais em cerca
de CAD$ 397 milhões.
O custo ajustado da Air Canada por assento disponível por milha (CASM(1) ajustado), que exclui
gastos com combustível, os custos com pacotes terrestres da Air Canada Vacations® e itens
incomuns, diminuiu 2.6% a partir de 2013, em conformidade com a redução de 2.5% para 3.5%
projetada no release da Air Canada datado de 06 de novembro de 2014.
Em 2014 a Air Canada reportou um lucro operacional de CAD$ 815 milhões, que comparados com o
lucro operacional de CAD$ 619 milhões de 2013 representam um aumento de CAD$ 196 milhões ou
31.7%. A empresa aérea reportou uma margem operacional de 6.1%, que comparada com a margem
operacional (excluindo o impacto das alterações do plano de benefícios) de 4.3% de 2013 representa
um aumento de 1.8 pontos percentuais.
Destaques da demonstração de resultados do quarto trimestre
No quarto trimestre de 2014, sobre o crescimento de 8.5% da capacidade, a receita de passageiros
de CAD$ 2.755 bilhões cresceu CAD$ 195 milhões ou 7.6% a partir do quarto trimestre de 2013. O
aumento da receita de passageiros do sistema foi devido ao crescimento de 9.4% do tráfego,
parcialmente compensado por uma queda de 1.9% do yield. Um aumento médio do stage length
(distância média voada) de 2.2% versus o quarto trimestre de 2013 teve efeito de redução do yield
em 1.2 pontos percentuais. Sobre uma base ajustada do stage length (distância média voada) o
yield rapidamente diminuiu 0.7% no sistema, ano a ano.
O PRASM decresceu 1.2% em relação ao mesmo trimestre de 2013, e o menor yield foi parcialmente
compensado por uma melhoria de 0.6 pontos percentuais da taxa de ocupação de passageiros. No
quarto trimestre de 2014, as receitas da cabine executiva cresceram CAD$ 28 milhões ou 5.0% sobre
um crescimento de 6.7% do yield, parcialmente compensado por uma redução de 1.5% do tráfego.
No quarto trimestre de 2014 os gastos operacionais de CAD$ 2.998 bilhões aumentaram CAD$ 239
milhões, ou 9% a partir do quarto trimestre de 2013. No quarto trimestre de 2014 o impacto
desfavorável, de um dólar canadense mais fraco, em despesas operacionais em moeda estrangeira
(principalmente em dólar americano), quando comparado com o mesmo trimestre de 2013, aumentou
as despesas operacionais em aproximadamente CAD$ 89 milhões.
O CASM ajustado manteve-se inalterado em relação ao quarto trimestre de 2013, versus a
diminuição projetada pela Air Canada no release datado de 06 de novembro de 2014, de 1% para
2%. Essa diferença foi, principalmente, devido ao gasto com benefícios de funcionários, que foi maior
do que o previsto; especialmente pelas avaliações atuariais revisadas para benefícios de pensão e
pós-emprego, um aumento de provisões relacionadas a programas de participação nos lucros e o
calendário de eventos de manutenção versus o que estava inicialmente previsto e, em menor escala,
o impacto de um dólar canadense mais fraco do que havia sido projetado.
No quarto trimestre de 2014 a Air Canada reportou um lucro operacional de CAD$ 106 milhões, que
comparados com o lucro operacional de CAD$ 135 milhões do quarto trimestre de 2013 representou
uma queda de CAD$ 29 milhões. No quarto trimestre de 2013 a Air Canada reportou uma redução de
CAD$ 82 milhões em despesas operacionais relacionadas às alterações no plano de benefícios,
enquanto tal ajuste foi registrado no quarto trimestre de 2014. A Air Canada reportou uma margem
operacional de 3.4%, que comparada com uma margem operacional (excluindo o impacto de
emendas do plano de benefícios) de 1.8% no quarto trimestre de 2013 representou uma melhoria de 1.6 pontos percentuais.
Para o quarto trimestre de 2014, o resultado líquido ajustado de CAD$ 67 milhões ou CAD$ 0.23 por
ação diluída, aumentou CAD$ 64 milhões, ou CAD$ 0.22 por ação diluída, no mesmo trimestre de
2013. A empresa reportou no quarto trimestre um EBITDAR de CAD$ 319 milhões, que comparado
com o EBITDAR de CAD$ 277 milhões do quarto trimestre de 2013 (excluindo o impacto de emendas
do plano de benefícios), significa uma melhoria de CAD$ 42 milhões ou 15.2%.
Destaques do gerenciamento financeiro e de capitais
Em 31 de dezembro de 2014 a liquidez irrestrita (caixa, investimentos de curto prazo e linhas de
crédito não utilizadas de) totalizou CAD$ 2.685 bilhões (31 de dezembro de 2013 – CAD$ 2.364
bilhões). O principal objetivo da Air Canada na gestão de risco de liquidez é manter um nível mínimo
e irrestrito de CAD$ 1.7 bilhão.
Em 31 de dezembro de 2014 a dívida líquida ajustada(1) foi de CAD$ 5.132 bilhões, um aumento de
CAD$ 781 milhões em relação a 31 de dezembro de 2013. O resultado deve-se, principalmente, a
compra de seis aeronaves Boeings 787-8 e um Boeing 777 em 2014, e o impacto desfavorável de
um dólar canadense mais fraco em 31 de dezembro de 2014, que quando comparado com a
dívida da Air Canada em moeda estrangeira (principalmente em dólares americanos) em 31 de
dezembro de 2013 representou um aumento de CAD$ 365 milhões na dívida de longo prazo em
2014. A dívida líquida ajustada da companhia aérea em relação ao EBITDAR foi 3.1 em 31 de
dezembro de 2014 versus a relação de 3.0 em 31 de dezembro de 2013. A Air Canada usa essa
proporção para gerenciar seu risco de influência financeira, e o objetivo é manter a proporção abaixo
de 3.5.
Para os 12 meses encerrados em 31 de dezembro de 2014, o retorno do capital investido (ROIC(1))
foi 12.1% versus os 10.5% dos 12 meses encerrados em 31 de dezembro de 2013. A meta da Air
Canada permanece para atingir um ROIC sustentável, de 10% para 13%.
Em adicional, para as práticas de gestão de risco da Air Canada no câmbio de moeda estrangeira
(que são descritas mais detalhadamente no MD&A de 2014 da Air Canada), receitas em moeda
estrangeiras atuam essencialmente como uma cobertura natural contra gastos operacionais em dólar
americano que não sejam com combustível. Como tal, despesas operacionais líquidas em dólares
americanos são, em grande parte, para a compra de combustível, que está atualmente a um custo
mais baixo em dólar canadense, apesar do impacto de um dólar canadense mais baixo.
Derivados cambiais e reservas de caixa em moeda americana, que em 31 de dezembro de 2014
totalizou US$ 2.292 bilhões e US$ 620 milhões, respectivamente, são empregados para compensar
cerca de 60% da exposição líquida da moeda americana em 2015 e 2016. Os derivativos cambiais
permitiram à Air Canada comprar dólares americanos a um preço razoável de CAD$ 1.0884 (sujeito a
várias opções de características de preços, como suprimir termos e limitação de lucro). Esses
derivados e as reservas de caixa em dólar americano estarão disponíveis para atenuar a exposição
de um fluxo de caixa seguro a partir das flutuações cambiais em 2015; no entanto, o benefício
dessas atividades de cobertura é reportado como um ganho cambial e não dentro do lucro
operacional.
Pensão
Em 01 de janeiro de 2014 a solvência do superávit, agregada aos planos de pensão domésticos
registrados da Air Canada, foi de CAD$ 89 milhões. As próximas avaliações exigidas serão
concluídas na primeira metade de 2015. Baseado em estimativas preliminares, incluindo
pressupostos atuariais, em 01 de janeiro de 2015 a solvência do superávit, agregada nos planos de
pensão domésticos registrados da Air Canada, foi de CAD$ 780 milhões.
Em dezembro de 2013 o Governo do Canadá aprovou formalmente o Air Canada Pension Plan
Funding Regulations, 2014 (the "2014 Regulations") sob a Pension Benefits Standards Act, 1985, em
relação aos pagamentos especiais exigidos, que devem ser feitos para amortizar o déficit do plano de
benefício definido, aplicável para o período entre 2014 e 2020 inclusive, expirando em 31 de
dezembro de 2020. A Air Canada está autorizada a optar por sair das regulamentações de 2014
e passar os pagamentos do serviço em relação a todos os planos de pensão da empresa,
coletivamente, determinado em acordo com as regras normais de financiamento. A Air Canada
consideraria optar por sair quando os pagamentos da solvência dos déficits anuais sob as regras
normais de financiamento, que são determinadas usando os níveis de déficit ao longo de três anos,
fossem menos que CAD$ 200 milhões e quando houvesse uma forte base, na confiança de que a
estratégia de risco da companhia aérea faria um déficit futuro significativo, que dificilmente voltaria a
ocorrer. Em 31 de dezembro de 2014, aproximadamente 72.5% das responsabilidades com pensões
foram combinadas com produtos de renda fixa para atenuar uma parcela significativa do risco de taxa
de juros (taxa de desconto).
No caso da Air Canada optar por ficar fora dos Regulamentos de 2014, baseado nas regras normais
de financiamento e sujeita à finalização da estimativa preliminar do excedente de solvência do
superávit do fundo de pensão de CAD$ 780 milhões em 01 de janeiro de 2015, o pagamento de
solvência da Air Canada seria de aproximadamente CAD$ 90 milhões em 2015.
Perspectivas atuais
Capacidade
A Air Canada espera que no quarto trimestre de 2015 a capacidade ASM do Sistema, mensurada por
assento disponível por milha (ASMs), aumente de 8.5% para 9.5% quando comparado com o
primeiro trimestre de 2014, e seja constituído por um aumento no número total de assentos
expedidos (sistema) de 7;0% para 8.0%. A expectativa é que haja um aumento médio do stage
length (sistema) (mensurado por ASMs divididos por assentos expedidos) de aproximadamente
1.5% quando comparado com o mesmo trimestre de 2014.
A Air Canada continua esperando que no ano de 2015 a capacidade do sistema ASM aumente de
9.0% para 10.0%. Para o ano todo de 2015 a Air Canada continua na expectativa de um aumento no
número total de assentos expedidos (sistema), de 6.0% para 7.0%, quando comparado com o ano
todo de 2014. A expectativa é que a média de stage length (sistema) aumente aproximadamente
3.0% ano a ano. Aproximadamente 55% do aumento de capacidade previsto de 2015 será através do
contínuo crescimento da empresa de baixo custo, a Air Canada rouge® , enquanto cerca de 38% do
crescimento da capacidade será direcionado para os mercados internacionais operados pela
transportadora principal.
A Air Canada espera que no ano de 2015 o ASM da capacidade doméstica aumente de 3.5% para
4.5% (em oposição ao aumento de 4.0% para 5.0% projetado no press release da empresa datado
de 06 de novembro de 2014), quando comparado com 2014 – com ampla parte do crescimento
focado nos serviços transcontinentais da companhia. O aumento dos serviços transcontinentais é em
parte resultado do posicionamento correto de aeronaves Boeing 777 e 787 nos maiores hubs da Air
Canada em Toronto e Vancouver. Além disso, em 2015 uma sobreposição da aeronave levada para
a frota para substituir as aeronaves Embraer 190, deve responder por aproximadamente 30% do
crescimento da capacidade doméstica projetada em 2015. Esta sobreposição está designada para
ajustar a capacidade com a demanda esperada para o verão de 2015. Para o ano todo de 2015, a Air
Canada continua esperando um aumento do número total de assentos expedidos (doméstico) de
2.5% para 3.5%, enquanto a expectativa é que a média de stage length (doméstico) aumente
aproximadamente 1.0% quando comparado com o ano todo de 2014.
CASM ajustado
Para o primeiro trimestre de 2015 a Air Canada espera um CASM ajustado (que exclui os gastos com
combustível, o custo de pacotes de terra da Air Canada Vacations e itens incomuns) para
incrementar de 0.5% para 1.5% quando comparado com o primeiro trimestre de 2014. Se o valor do
dólar canadense estiver nos níveis de 2014, o CASM ajustado projetado para o primeiro trimestre de
2015 versus o primeiro trimestre de 2014 refletiria uma redução de 2.0% para 3.0%.
Para o ano de 2015 a Air Canada espera que o CASM ajustado diminua de 0.75% para 1.75% a
partir do ano de 2014. Se o valor do dólar canadense estiver nos níveis de 2014, o CASM ajustado
projetado para o ano de 2015 versus o ano de 2014 vai refletir uma queda de 3.75% para 4.75%.
Principais hipóteses
A perspectiva da Air Canada assume um crescimento do PIB anual canadense de 1.75% para
2.25%. A Air Canada também espera que o dólar canadense seja negociado, em média, a CAD$
1.25 por dólar americano no primeiro trimestre de 2015 e no ano todo. A expectativa da empresa é
que o preço do combustível de aviação custe, em média, 66 centavos por litro no primeiro trimestre
de 2015, e 67 centavos por litro no ano todo.
Para o ano de 2015 a Air Canada também espera:
• Um aumento de CAD$ 100 milhões em gastos com depreciação, amortização e imparidade a
partir do ano de 2014. Este aumento projetado reflete principalmente o impacto no ano de
aeronaves adquiridas em 2014 e as aeronaves que serão adquiridas em 2015.
• Os gastos com benefícios de funcionários vão aumentar em CAD$ 85 milhões a partir do ano
de 2014. Este aumento previsto é principalmente devido a premissas de taxa mais baixa de
desconto em 2015, quando comparado a 2014, que aumenta o custo do serviço atual de
benefício definido dos planos de pensão.
• Aumento de CAD$ 140 milhões em gasto com manutenção de aeronave (aproximadamente
CAD$ 80 milhões dos quais se espera que seja devido ao dólar canadense mais fraco quando
comparado com o dólar norte-americano) a partir do ano de 2014. Este aumento previsto é
também devido ao alto volume de atividade de manutenção projetada, o impacto do aumento
de horas de voo da máquina e componentes do contrato de manutenção de motores,e
reajustes anuais aplicáveis.
A perspectiva fornecida constitui declarações prospectivas dentro do significado das leis de valores
mobiliários aplicáveis e é baseada em uma série de suposições adicionais e sujeitas a uma série de
riscos. Por favor, consulte a seção abaixo intitulada "Caution Regarding Forward-Looking
Information."
(1) Non-GAAP Measures
Abaixo está a descrição de certas medidas non-GAAP usadas pela Air Canada para fornecer
informações adicionais sobre o seu desempenho financeiro e operacional. Tais medidas não são
medidas para a apresentação das demonstrações financeiras sob o GAAP canadense reconhecido, e
não têm significado padronizado e podem não ser comparadas à medidas similares apresentadas por
outras empresas públicas. Consulte Air Canada's 2014 MD&A para a reconciliação das medidas
financeiras non-GAAP.
• Lucro Líquido Ajustado (prejuízo) e lucro Líquido Ajustado (prejuízo) por ação diluída são
usados pela Air Canada para avaliar o seu desempenho, sem os efeitos do câmbio, despesa
financeira líquida sobre os benefícios dos empregados, os ajustes de mercado para mercado
sobre os combustíveis e outros derivados e itens incomuns.
• EBITDAR é comumente usado na indústria aérea e é utilizado pela Air Canada para avaliar
lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização, imparidade e aluguel de aeronaves.
Esses custos podem variar significativamente entre as companhias aéreas devido a
diferenças na forma como as empresas financiam suas aeronaves e outros ativos.
• O CASM ajustado é usado pela Air Canada para avaliar o desempenho operacional do seu
negócio em curso no setor aéreo, sem os efeitos das despesas com combustível o custo com
pacotes terrestre da Air Canada Vacations e itens incomuns, tais como despesas que podem
distorcer a análise de certas tendências de negócios e tornar a análise comparativa com
outras companhias aéreas menos significativas.
• A dívida líquida ajustada é um componente chave do capital gerido pela Air Canada e fornece
uma medida do endividamento líquido da companhia aérea. A dívida líquida ajustada é
calculada como a soma das obrigações de arrendamento financeiro e arrendamento
operacional capitalizado, menos caixa e o equivalente de caixa e investimentos de curto
prazo.
• O retorno sobre o capital investido (ROIC) é utilizado pela Air Canada para avaliar a eficiência
com que ele aloca o seu capital para gerar retornos. O retorno é com base no lucro líquido
ajustado (prejuízo) (como referido no parágrafo acima), excluindo despesas de juros e de juro
implícita nos contratos de locação operacional. Capital investido inclui os ativos médios ano a
ano, média líquida ano a ano, passivos operacionais não remunerados, e o valor de
arrendamentos operacionais capitalizados (calculado pela multiplicação anual do aluguel de
aeronaves por 7).
• O 2014 Audited Consolidated Financial Statements and Notes e o Management's Discussion
and Analysis estão no site da Air Canada , www.aircanada.com, e arquivados no SEDAR –
www.sedar.com.
Para mais informações sobre o arquivo de divulgação pública da Air Canada, incluindo o Air
Canada's Annual Information Form datado de 28 de março de 2014, consulte o SEDAR no
www.sedar.com.
CAUTION REGARDING FORWARD-LOOKING INFORMATION
Este press release contém declarações prospectivas dentro do significado das leis de valores mobiliários
aplicáveis. As declarações prospectivas referem-se às análises e outras informações que são baseadas em
previsões de resultados futuros e estimativas de valores ainda não determináveis. Estas declarações podem
envolver, mas não estão limitados a, comentários relativos aos resultados preliminares, orientações,
estratégias, expectativas, operações planejadas ou ações futuras. As declarações prospectivas são
identificadas pelo uso de termos e frases como "preliminar", "antecipa", "acredita", "poderia", "estima", "espera",
"pretende", "pode", "planeja", "prevê", "projeta", "irá", "poderia", e termos e frases, incluindo referências a
hipóteses semelhantes.
Obrigações com plano de pensão geralmente dependem de uma série de fatores, incluindo os pressupostos
utilizados nos mais recentes relatórios de avaliação atuarial para o atual serviço (incluindo a taxa de desconto
aplicável usado ou assumido na avaliação atuarial), os dados demográficos do plano na data da avaliação, as
disposições do plano existente, a legislação de pensão existente e mudanças nas condições econômicas
(principalmente o rendimento dos fundos e mudanças nas taxas de juros). Contribuições atuais, que são
determinadas com base em futuros relatórios de avaliação arquivados anualmente, podem variar
significativamente a partir das projeções. Além das mudanças na demografia e da experiência do plano, os
pressupostos e os métodos atuariais podem ser alterados a partir de uma avaliação para outra, inclusive em
decorrência de mudanças na experiência do plano, os mercados financeiros, as expectativas futuras, as
mudanças na legislação, requisitos regulamentares e outros fatores.
As declarações prospectivas, por sua natureza, são baseadas em suposições, incluindo as aqui descritas, e
estão sujeitas a riscos e incertezas importantes. Declarações prospectivas não podem ser invocadas devido a,
entre outras coisas, mudanças de eventos externos e incertezas gerais do negócio. Os resultados reais podem
diferir materialmente dos resultados indicados nas declarações prospectivas devido a uma série de fatores,
incluindo, sem limitação, indústria, mercado, crédito e condições econômicas, a capacidade de reduzir os
custos operacionais e de financiamento, os preços da energia, taxas de câmbio e de juros, concorrência,
empregados e relações de trabalho, as questões de seguro de pensão, guerra, atos de terrorismo, doenças
epidêmicas, fatores ambientais (incluindo sistemas meteorológicos e outros fenômenos naturais e de fatores
decorrentes de fontes artificiais), questões de seguro e custos, mudanças na demanda devido à sazonalidade
do negócio, questões de abastecimento, as mudanças na legislação, desenvolvimentos regulamentares ou
processos, pendentes e futuros litígios e ações por parte de terceiros, bem como os fatores identificados ao
longo deste comunicado à imprensa e aqueles identificados na seção 18 "Fatores de Risco" do Air Canada's
2014 MD&A datado de 11 de fevereiro de 2015. As declarações prospectivas contidas neste comunicado
representam as expectativas da Air Canada, a partir da data deste comunicado (ou a partir da data em que são
indicadas a serem feitas de outra forma), e estão sujeitas a alterações após essa data. No entanto, a Air
Canada nega qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas, seja
como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto conforme exigido pela
regulamentação de valores mobiliários aplicáveis.
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