Air Canada reporta resultado recorde para o ano de 2015
  • Lucro líquido (1) ajustado recorde, de CAD$1.222 bilhão ou CAD$4.18 por ação diluída em 2015 versus o recorde do lucro líquido ajustado de CAD$ 531 milhões, ou CAD$1.81, em 2014 – (um aumento de CAD$691 milhões, 130.1% ou CAD$2.37 por ação diluída versus o recorde de 2014)
  • Lucro operacional recorde de CAD$1.496 bilhão em 2015, um aumento de CAD$681 milhões ou 83.6% a partir do recorde de 2014
  • Uma margem recorde do EBITDAR (1) de 18.3%, ultrapassando 2014 em 5.7% e superando a meta do Dia do Investidor em 2015
  • Retorno sobre o Capital Investido (1) de 18.3% em 2015, superior ao ROIC de 6.2% em 2014 e superando a meta do Dia do Investidor de 2015

São Paulo, 20 de fevereiro de 2016 – São Paulo, 20 de fevereiro de 2016 – A Air Canada anunciou que em 2015 a empresa registrou um resultado recorde do lucro líquido ajustado (1) de CAD$1.222 bilhão, ou CAD$4.18 por ação diluída, que comparado com o recorde do lucro líquido ajustado em 2014, de CAD$531 milhões, ou CAD$1.81 por ação diluída, um aumento de CAD$691 milhões ou CAD$2.37 por ação diluída. O EBITDAR (1) (ganhos antes dos juros, tributos, depreciação, amortização e aluguel de aeronave) totalizou CAD$2.534 bilhões sem comparação com o EBITDAR de CAD$1.671 bilhão de 2014, um aumento de CAD$863 milhões ou 51.6%. Sobre uma base GAAP, a Air Canada reportou um lucro operacional de CAD$1.496 bilhão em 2015, um aumento de CAD$681 milhões ou 83.6% em comparação a 2014. Em 2015 a companhia reportou um lucro líquido de CAD$308 milhões, ou CAD$1.03 por ação diluída, em relação ao lucro líquido de CAD$105 milhões ou CAD$0.34 por ação diluída em 2014.

“Em 2015 atingimos os melhores resultados financeiros da história da Air Canada pelo segundo ano consecutivo, com uma margem substancial, que destaca a eficiência da estratégia do nosso negócio e a melhoria da posição competitiva. Nossos resultados refletem o significante progresso que temos alcançado através de várias iniciativas, incluindo a modernização da frota, a expansão internacional, o lançamento da rouge e a diversificação de nossa rede,” disse Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada.

“Como eu disse anteriormente, nosso plano não depende dos níveis atuais do combustível, e as mudanças transformadoras que fizemos nos últimos anos para montarmos uma estrutura de custos, da frota e da flexibilidade para responder, como fizemos em 2015, às condições competitivas do mercado, flutuações do dólar canadense e o enfraquecimento da economia. Além disso, temos um histórico comprovado de gestão e alocação da capacidade para atender a demanda de forma proativa, como fizemos no ano passado, ao ver sinais de fraqueza no oeste do Canadá; e continuaremos a ajustar a capacidade para maximizar a rentabilidade.

“Olhando adiante, estamos empenhados em manter o forte impulso que conseguimos em 2015, e vamos nos manter no caminho certo para executar todos os principais objetivos. Estamos, portanto, reafirmando as três metas financeiras estabelecidas no nosso Dia do Investidor em junho 2015: ou seja, uma meta anual de EBITDAR de 15% para 18% de 2015 para 2018; o retorno ano a ano sobre o capital investido de 13% a 16% de 2015 para 2018; a redução do índice de alavancagem para 2.2 ou menos em 2018. Estas medidas são os principais indicadores financeiros que usamos para medir o contínuo sucesso de nosso plano de longo prazo, que está focado na expansão e na rentabilidade sustentável. Em adicional, continuamos a reduzir os nossos custos unitários e estamos a caminho de economizar 21% no CASM, excluindo o impacto do câmbio de moeda estrangeira e os preços do combustível, até o final de 2018 quando comparado com 2012.

“Temos transformado e criado uma estrutura financeira sólida para a nossa companhia aérea. Temos funcionários notáveis, que estão crescendo para o desafio. E eu gostaria de agradecer a todos eles e reconhecer a sua dedicação e esforços para entregar aos nossos clientes um serviço excepcional, com uma excelente performance financeira em 2015,” concluiu Rovinescu.

Destaques da demonstração de resultados do ano todo

Em 2015, os CAD$12.420 bilhões do sistema de receita dos passageiros representaram um aumento de CAD$616 milhões, ou 5.2%, a partir de 2014. O tráfego cresceu 9.6%, refletindo o aumento do tráfego em todos os cinco mercados geográficos da Air Canada. O yield diminuiu 4.6% (consistente com o impacto do rendimento antecipado, decorrente do sucesso da implementação dos planos estratégicos da companhia aérea) e refletindo um aumento da distância em milhas voadas de 3.2%, que teve o efeito de redução de 1.8% do yield no sistema - o mais alto crescimento proporcional do menor rendimento internacional para o fluxo de passageiros internacionais, resultado do apoio da estratégia de expansão internacional e o EBITDAR mais elevado, uma alta proporção de assentos em mercados de lazer de longo curso, e uma redução no custo da transportadora, em função dos preços mais baixos dos combustíveis onde as sobretaxas são regulamentadas. A receita de passageiros por assento disponível por milha (PRASM na sigla em inglês) diminuiu 4.4% sobre um yield mais baixo, que foi mais do que compensado pela redução de 9.3% do CASM, discutido abaixo.

Em 2015, as despesas operacionais de CAD$12.372 bilhões diminuíram CAD$85 milhões, ou 1% a partir de 2014. Esta redução se deu principalmente devido à redução de CAD$92 milhões nas despesas com o combustível de avião, o que em grande parte foi compensado pelo impacto de um crescimento de 9.4% da capacidade e o impacto desfavorável no pagamento de despesas operacionais em moeda estrangeira, de CAD$326 milhões, devido à desvalorização do dólar canadense. Itens especiais aumentaram as despesas operacionais em CAD$8 milhões em 2015, enquanto em 2014 estes itens especiais reduziram as despesas operacionais em CAD$11 milhões. Os custos da Air Canada por assento disponível por milha (CASM) diminuíram 9.3% a partir de 2014.

O CASM ajustado da companhia aérea, que exclui gasto com combustível, o custo com pacotes terrestres da Air Canada Vacations® e itens especiais, diminuiu 0.2% em comparação com 2014, em acordo com a redução de até 1.0% projetada no release da Air Canada de 05 de novembro de 2015.

A taxa de câmbio do dólar canadense para o dólar americano manteve-se no mesmo nível de 2014, e o CASM ajustado teria diminuído 3.6% quando comparado com 2014.

Em 2015, a Air Canada reportou um EBITDAR de CAD$2.534 bilhões versus um EBITDAR de CAD$1.671 bilhão em 2014 – um aumento de CAD$863 milhões.

Destaques da Demonstração de Resultados do Quarto Trimestre

No quarto trimestre de 2015, a receita de passagens de CAD$2.836 bilhões representou um aumento de CAD$81 milhões ou 3.0% a partir do quarto trimestre de 2014. O tráfego aumentou 8.6% refletindo o aumento do tráfego em todos os cinco mercados geográficos da Air Canada. O yield caiu 5.5%, o que foi consistente com o antecipado impacto do yield, um resultado da implementação bem sucedida do plano estratégico da companhia aérea. Isso refletiu um aumento da distância em milhas voadas de 2.6%, que teve como efeito a redução de 1.5% do yield no sistema. O PRASM caiu 5.3% sobre um yield menor, que foi mais que compensado pelo declínio de 7% do CASM discutido abaixo.

No quarto trimestre de 2015 os gastos operacionais de CAD$3.024 bilhões mostraram um aumento CAD$26 milhões, ou 1%, a partir do quarto trimestre de 2014. Este incremento foi principalmente devido ao impacto de 8.4% de crescimento da capacidade, e também pelo impacto desfavorável nas despesas operacionais em moeda estrangeira, de CAD$105 milhões, devido à desvalorização do dólar canadense. Isso foi, no entanto, em grande parte compensado pelo menor custo de combustível - de CAD$ 183 milhões. Para os quartos trimestres de 2015 e de 2014, os itens especiais aumentaram as despesas operacionais em CAD$31 milhões e CAD$30 milhões, respectivamente.

O CASM diminuiu 7% a partir do quarto trimestre de 2014. O CASM ajustado aumentou 0.8% em relação ao quarto trimestre de 2014, e manteve-se em acordo com o aumento de até 1.0% projetado pela Air Canada no release datado de 05 de novembro de 2015. A taxa de câmbio do dólar canadense para o americano manteve-se no nível do quarto trimestre de 2014, e o CASM ajustado teria diminuído 3.5% quando comparado com o quarto trimestre de 2014.

Excluindo itens especiais em ambos os períodos, o EBITDAR equivalente de CAD$456 milhões no quarto trimestre de 2015, versus o EBITDAR de CAD$349 milhões no quarto trimestre de 2014, teve um aumento de CAD$107 milhões. Excluindo itens especiais, a margem do EBITDAR foi de 14.3% no quarto trimestre de 2015 versus os 11.2% do mesmo período de 2014 – um aumento de 3.1%. Incluindo itens especiais, o EBITDAR equivalente foi de CAD$425 milhões no quarto trimestre de 2015, comparado com o EBITDAR de CAD$319 milhões no quarto trimestre de 2014.

No quarto trimestre de 2015, levando-se em conta os itens especiais para ambos os períodos, a Air Canada reportou uma receita operacional de CAD$158 milhões, que comparada com a receita operacional de CAD$106 milhões no mesmo período de 2014 representou um aumento de CAD$52 milhões, ou 49.1%. A Air Canada reportou uma margem operacional de 5% no quarto trimestre de 2015, que comparada com a margem operacional de 3.4% no quarto trimestre de 2014 resultou em um crescimento de 1.6%.

Para o quarto trimestre de 2015, o resultado líquido de CAD$116 milhões, ou CAD$0.40 por ação diluída, aumentou CAD$49 milhões, ou CAD$0.17 por ação diluída, a partir do mesmo trimestre de 2014.

Destaques do gerenciamento financeiro e de capital

Em 31 de dezembro de 2015 a liquidez disponível (caixa, investimentos de curto prazo e linhas de crédito não utilizadas) monta CAD$2.968 bilhões (em 31 de dezembro de 2014 – CAD$2.685 bilhões).

A dívida líquida ajustada de CAD$6.291 bilhões de dezembro de 2015 teve um aumento de CAD$1.159 bilhões a partir de dezembro de 2014. Isso ocorreu devido aos elevados saldos de dívidas e ao financiamento de aluguel (incluindo a porção atual); o resultado foi parcialmente compensado por saldos de caixa mais elevados. O aumento da dívida de longo prazo e o financiamento de aluguel equilibrado ano a ano, foi, em grande parte, porque a desvalorização do dólar canadense teve impacto desfavorável nas despesas operacionais e no financiamento de aeronaves pagos em moeda estrangeira. A dívida líquida ajustada da companhia aérea, para o índice EBITDAR, foi 2.5 em 31 de dezembro de 2015 versus o índice de 3.1 de dezembro de 2014.

Em 2015, os fluxos de caixa líquidos a partir de atividades operacionais totalizaram CAD$2.012 bilhões, um aumento de CAD$1.058 bilhões em relação a 2014. O fluxo de caixa livre (1) de CAD$197 milhões cresceu CAD$744 milhões quando comparado com 2014, impulsionado por maiores fluxos de caixa das atividades operacionais, parcialmente compensados por investimentos maiores de capital. A Air Canada recebeu duas aeronaves modelo Boeing 787 no quarto trimestre de 2015 (um total de seis Boeings 787 em 2015).

Para os 12 meses, finalizados em 31 de dezembro de 2015, o retorno do capital investido (ROIC (1) na sigla em inglês) foi de 18.3% versus os 12.1% dos 12 meses finalizados em 31 de dezembro de 2014 – maior do que o ROIC de 13% para 16% projetado no release da Air Canada datado de 02 de junho de 2015.

Flexibilidade da frota

O programa de renovação da frota da Air Canada inclui aeronaves Boeing 787 assim como Boeing 737 MAX (com direitos de adiamento). Em meados de 2016, a Air Canada irá também ser proprietária definitiva de 22 aeronaves antigas, de fuselagem larga e estreita (B767, A330, A319). Em adicional, a concessão de 18 aeronaves de fuselagem estreita expira em 2016 e 2017. Juntas, estas aeronaves oferecem à empresa uma incrível flexibilidade para implementação dos planos estratégicos e para ajustar a aeronave e a capacidade visando atender a demanda de passageiros da melhor maneira.

Direito de voto para a remuneração de executivos

Recentemente a Air Canada mudou a sua política de Voto Consultivo para a Remuneração de Executivos (“Say on Pay”) para permitir que os acionistas emitam suas opiniões sobre a abordagem da corporação em relação ao tema em uma base anual ao invés de bianual, começando com a Reunião Anual de Acionistas a ser realizada em 10 de maio de 2016 em Halifax. A Air Canada está comprometida em demonstrar a liderança nas questões que envolvem decisões, incluindo a remuneração dos executivos, a clareza e a transparência na divulgação de informações, assim como na abertura para receber a opinião dos acionistas sobre este assunto.

Perspectiva Atual

Reconfirmando três alvos financeiros importantes

Em junho de 2015, no Dia do Investidor da Air Canada, a corporação estabeleceu três importantes metas financeiras que são reconfirmadas hoje:
  • Uma margem do EBITDAR (1) anual de 15-18% de 2016- 2018 (seguindo sobre a margem de alcance do EBITDAR de 18.3% em 2015)
  • Um ROIC (1) de 13-16% ano a ano, acima do termo de 2016-2018 (seguindo sobre a margem de alcance ano a ano de um ROIC de 18.3% em 2015)
  • Um índice de alavancagem financeira (1) não superior a 2.2 em 2018 (medido pela dívida líquida ajustada sobre o EBITDAR normalizado)

Em adicional, a Air Canada permanece comprometida em reduzir seus custos unitários e está no caminho certo para realizar economias de 21% no CASM (excluindo o impacto do câmbio de moeda estrangeira e o preço do combustível) até o final de 2018, quando comparado com 2012.

Relatório Trimestral / Mudanças nas orientações práticas

Para melhor alinhar o relatório da Air Canada com as notas de metas financeiras importantes citadas acima, a empresa reportará sobre o seu progresso contra essas metas sobre uma base trimestral, ao mesmo tempo em que fornecerá resultados de tráfego e de capacidade para o trimestre em suas abrangentes divulgações financeiras trimestrais e anuais. A Air Canada deixará de fornecer informações de tráfego mensal, nem fornecerá prospectivas trimestrais e anuais de orientação de capacidade, uma vez que acredita que tal informação e orientação, sem o contexto de uma revisão trimestral, com outras métricas financeiras importantes, corre o risco de distorcer a compreensão adequada do progresso da empresa contra suas metas financeiras chave e o plano de longo prazo.

CASM Ajustado

Para o primeiro trimestre de 2016, a Air Canada espera o CASM ajustado (excluindo despesas com combustível, custo de pacotes terrestres da Air Canada Vacations e itens especiais) para o aumento de 7% para 8% quando comparado com o quarto trimestre de 2015, dos quais o resultado estimado é de 3.5% para 4.5% a partir da desvalorização do dólar canadense em relação ao dólar americano, ocorrida no primeiro trimestre de 2015. O aumento restante é em grande parte devido aos aviões Boeing 777 que estão saindo de operação para serem substituídos por configurações mais competitivas, como foi anunciado anteriormente, em apoio à estratégia de negócios da Air Canada.

Para o ano de 2016, a Air Canada projeta um CASM ajustado para variar entre ± 0.5% a partir do ano de 2015. Se o valor do dólar canadense ficar no nível de 2015, o CASM ajustado para o ano de 2016 versus o ano de 2015 seria projetado para decrescer de 2% para 3%.

Principais pressupostos

A Air Canada assume um crescimento relativo do PIB canadense, de baixo para modesto no período de 2016 a 2018. A empresa também assume a continuidade do relacionamento entre o preço do combustível de aviação e o valor do dólar canadense, em que os declínios no custo do combustível continuam associados à diminuição no valor do dólar canadense.

Air Canada espera que no primeiro trimestre e para o ano completo de 2016 o dólar canadense seja negociado, em média, em CAD$1,41 por dólar americano, e que o preço do combustível de aviação, em média, seja 50 centavos por litro para o primeiro trimestre de 2016 e 52 centavos por litro para todo o ano de 2016.

Para o ano de 2016 a Air Canada também espera:
  • Aumento das despesas para CAD$150 milhões com a depreciação, amortização e desvalorização a partir do ano de 2015. Este aumento é principalmente devido à nova entrega do Boeing 787, assim como o programa de reconfiguração da frota de Boeing 777.
  • Aumento de CAD$35 milhões nas despesas com benefícios de funcionários a partir do ano de 2015. Este aumento é principalmente devido às mudanças nas premissas de taxa de desconto relacionadas a benefícios de pensão e pós-emprego.
  • Aumento de CAD$250 milhões nas despesas com manutenção de aeronaves, em relação ao ano de 2015, dos quais são estimados aproximadamente CAD$100 milhões para a desvalorização do dólar canadense, quando comparado com o dólar americano. O aumento restante é, principalmente, por causa das provisões mais elevadas de manutenção de fim de locação, o que é devido ao menor número de extensões de arrendamento de 2016 em comparação com 2015, e ao impacto de um maior número de locações operacionais – há ainda um aumento da despesa de manutenção porque o Boeing 787 voa em regime de power-by-the-hour.

A tabela a seguir sintetiza as projeções mencionadas acima para o ano de 2016:

Ano de 2016 versus

Ano de 2015

Despesa com depreciação, amortização e desvalorização

Aumento  $150 million

Despesa com benefícios de funcionários

Aumento  $35 million

Despesa com manutenção de aeronave

Aumento  $250 million

A perspectiva fornecida constitui em declarações prospectivas dentro do significado das leis de títulos aplicáveis, e é baseada em uma série de suposições adicionais e sujeitas a uma série de riscos. Por favor veja o item abaixo intitulado "Caution Regarding Forward-Looking Information."

(1)   Non-GAAP Measures

Abaixo está uma descrição de algumas medidas não-GAAP usadas pela Air Canada para fornecer informações adicionais sobre o seu desempenho financeiro e operacional.  Tais medidas não são reconhecidas para apresentação das demonstrações financeiras sob o GAAP canadense e não têm significado padronizado e podem não ser comparável a medidas similares apresentadas por outras empresas públicas.  Consulte o MD&A 2015 da Air Canada para a reconciliação das medidas financeiras não-GAAP.
  • Lucro Ajustado (prejuízo) líquido por ação diluída é usado ​​pela Air Canada para avaliar o seu desempenho, sem os efeitos do câmbio, despesa financeira líquida de benefícios dos empregados, os ajustes de marcação a mercado de derivativos e outros instrumentos financeiros registrados pelo valor justo e itens especiais que podem distorcer a análise de certas tendências de negócios. A Air Canada também usa o resultado líquido ajustado como uma medida para determinar o retorno do investimento de capital.
  • O EBITDAR é comumente usado na indústria aérea, e é utilizado pela Air Canada para avaliar lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização, prejuízo e aluguel de aeronaves, porque esses custos podem variar significativamente entre as companhias aéreas, devido às diferenças na forma como elas financiam suas aeronaves e outros ativos.
  • O CASM Ajustado é utilizado pela Air Canada para avaliar o desempenho operacional de seus negócios em curso, sem os efeitos das despesas com combustível, o custo de pacotes terrestres da Air Canada Vacations e itens especiais, como despesas que podem distorcer as análises de certas tendências de negócios e tornar a análise comparativa com outras companhias aéreas menos significativas.
  • O fluxo de caixa livre é usado pela Air Canada como um indicador da força financeira e do desempenho do seu negócio porque mostra quanto dinheiro está disponível para tais fins, como a amortização de dívida, cumprimento de obrigações financeiras em curso e reinvestimento na Air Canada.
  • A dívida líquida ajustada é um componente chave do capital gerido pela Air Canada e fornece uma medida de endividamento líquido da companhia aérea.
  • A dívida líquida ajustada para evasão do índice de normalização de 12 meses do índice de alavancagem do EBITDAR, é comumente usada na indústria aérea e é utilizada pela Air Canada para medir a alavancagem financeira. O cálculo é feito por meio da divisão da dívida líquida ajustada pela evasão de 12 meses do EBITDAR normalizado.
  • O retorno sobre o capital investido (ROIC) é usado pela Air Canada para avaliar a eficiência com que a empresa aloca seu capital para gerar retornos. O retorno é com base no lucro ajustado (prejuízo) líquido, excluindo despesas de juros e de juro implícito nos contratos de locação operacional. O capital investido inclui os ativos totais médios de ano-sobre-ano, a média de ano-sobre-ano do líquido de passivos operacionais não remunerados, e o valor da capitalização dos leasings operacionais (calculado multiplicando o aluguel anual de aeronaves por 7).
  • Itens especiais se referem aos itens que, na visão de gerenciamento, devem ser divulgados separadamente em virtude da dimensão ou incidência de permitir uma melhor compreensão do desempenho financeiro da Corporação. Consulte as seções 6 e 7 do Air Canada's 2015 Management's Discussion and Analysis of Results and Financial Condition para análise dos resultados e condições financeiras para a descrição de um recorde de itens especiais no quarto trimestre e os anos de 2015 e 2014.

As demonstrações financeiras consolidadas e as notas auditadas da Air Canada e do seu 2015 Management's Discussion and Analysis of Results and Financial Condition estão disponíveis no site da Air Canada, o www.aircanada.com, e arquivados no SEDAR em www.sedar.com.

Para mais informações sobre o arquivo de divulgação pública da Air Canada, incluindo o Formulário de Informações Anuais datado de 31 de março de 2015, consulte o SEDAR no www.sedar.com.

CAUTION REGARDING FORWARD-LOOKING INFORMATION

Este press release contém declarações prospectivas dentro do significado das leis de valores mobiliários aplicáveis. As declarações prospectivas referem-se às análises e outras informações que são baseadas em previsões de resultados futuros e estimativas de valores ainda não determináveis. Estas declarações podem envolver, mas não estão limitados a, os comentários relativos aos resultados preliminares, orientações, estratégias, expectativas, operações planejadas ou ações futuras. As declarações prospectivas são identificadas pelo uso de termos e frases como "preliminar", "antecipa", "acredita", "poderia", "estima", "espera", "pretende", "pode", "planeja", "prevê","projeta", "irá", "poderia", e termos e frases, incluindo referências a hipóteses semelhantes.

Declarações, por sua natureza prospectiva, são baseadas em suposições, incluindo as aqui descritas e estão sujeitas a riscos e incertezas importantes. As declarações de previsão não podem ser invocadas devido a, entre outras coisas, mudanças por eventos externos e incertezas gerais do negócio. Os resultados reais podem diferir materialmente dos resultados indicados nas declarações prospectivas devido a uma série de fatores, incluindo, sem limitação, nossa capacidade de alcançar êxito ou sustentar a rentabilidade líquida positiva ou realizar nossas iniciativas e objetivos, nossa capacidade de pagar nossas dívidas, reduzir os custos operacionais e de financiamento seguro, casa de câmbio, indústria, mercado, crédito, condições econômicas e geopolíticas, os preços da energia, a concorrência, a nossa capacidade de implementar com sucesso iniciativas estratégicas e nossa dependência da tecnologia, guerra, atos de terrorismo, doenças epidêmicas, as perdas baixas, relações com funcionários e trabalhistas, questões de pensões, os fatores ambientais (incluindo sistemas meteorológicos e outros fenómenos naturais e de fatores decorrentes de fontes artificiais), limitações devido a cláusulas restritivas, as questões de seguro e os custos, modificações na demanda devido à natureza sazonal do negócio, dependência de fornecedores e terceiros, incluindo transportadoras regionais, Aeroplan e da Star Alliance, mudanças na legislação, desenvolvimentos regulamentares ou processos, pendentes e futuros litígios e ações de terceiros e a capacidade de atrair e reter pessoal necessário, bem como os fatores identificados ao longo deste comunicado de imprensa e as identificadas na secção 17 "Fatores de risco" da Air Canada 2015 MD & A datada de 17 de fevereiro de 2016. As declarações prospectivas contidas neste comunicado representam as expectativas da Air Canada, a partir da data deste comunicado (ou a partir da data em que são contrários a ser feita), e estão sujeitas a alterações após essa data. No entanto, a Air Canada nega qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto conforme exigido pela regulamentação de valores mobiliários aplicáveis.

Destaques

Os destaques financeiros e operacionais para a Air Canada para os períodos indicados são os seguintes.

(dólares canadenses em milhões, exceto onde indicado)

Quarto trimestre

Ano todo

$ variação

$ variação

Medidas de desempenho financeiro

Receitas operacionais

Lucro operacional

Despesas não operacionais

(274)

(206)

(68)

(1,188)

(710)

(478)

Lucro líquido (prejuízo)

(116)

(100)

(16)

Lucro líquido ajustado (1)

Margem operacional %

1.6 pp

4.7 pp

EBITDAR (1)

EBITDAR margem % (1)

3.1 pp

5.7 pp

Liquidez disponível (2)

Fluxo de caixa líquido a partir de atividades operacionais

Fluxo de caixa livre (1)

(376)

(370)

(6)

(547)

Dívida líquida ajustada (1)

Retorno do capital investido ("ROIC") % (1)

6.2 pp

6.2 pp

Lucro líquido por ação

(0.41)

(0.35)

(0.06)

$

Lucro líquido ajustado por ação - diluído (1)

Estatísticas operacionais (3)

% variação

Receita de passageiro por milha (milhões) (RPM)

8.6

9.6

Assentos disponíveis por milha (milhões) (ASM)

8.4

9.4

Taxa de ocupação de passageiros %

0.1

0.1

Receita de passageiro por RPM ("Yield") (centavos)

18.2

19.2

(5.5)

18.0

18.9

(4.6)

Receita de passageiro por ASM ("PRASM") (centavos)

14.7

15.6

(5.3)

15.1

15.8

(4.4)

Receita operacional por ASM (cents)

16.9

17.8

(5.4)

17.1

18.0

(4.5)

Despesas operacionais por ASM ("CASM") (cents)

16.0

17.2

(7.0)

15.3

16.9

(9.3)

CASM ajustado (centavos) (1)

12.2

12.1

0.8

11.3

(0.2)

Número médio de funcionários equivalentes trabalhando em período integral (FTE) funcionários (milhares)

25.1

24.3

3.5

24.9

24.4

1.8

Aviões da frota operacional no final do período

1.6

1.6

Média de utilização da frota (horas por dia)

9.4

9.2

1.4

10.0

1.1

Assentos expedidos (milhares)

5.6

6.1

Frequência das aeronaves (milhares)

0.9

2.1

Distância voada (milhas) (5)

2.6

3.2

Custo do combustível por litro (litro)

58.6

79.7

(26.5)

63.0

88.9

(29.1)

Litros de combustível (milhões)

4.3

6.3

Passageiros pagantes (milhares) (6)

5.3

6.7

(1) Consulte as seções 9 e 19 do Air Canada de 2015 MD & A para obter descrições das medidas financeiras non-GAAp da Air Canada e de medidas GAAP adicionais.

(2) A liquidez irrestrita refere-se à soma de dinheiro, equivalentes de caixa, investimentos de curto prazo e do montante do crédito disponível sob as linhas de crédito rotativo da Air Canada. Em 31 de dezembro de, 2015, a liquidez irrestrita foi composta de caixa e investimentos de curto prazo de CAD$ 2.672 milhões e as linhas não utilizadas de crédito de CAD$296 milhões. Em 31 de dezembro de 2014, a liquidez irrestrita foi composta de caixa e investimentos de curto prazo de CAD$2.275 milhões e as linhas não utilizadas de crédito de CAD$410 milhões.

(3) Exceto para a referência ao número médio de funcionários de FTE, estatísticas operacionais nesta tabela incluem portadores de terceirizadas (tais como Jazz Aviation LP ("Jazz") e Sky Regional Airlines Inc. ("Sky Regional") que operam sob contratos de compra de capacidade com Air Canada.

(4) Reflexo funcionários de FTE da Air Canada. Exclui funcionários de FTE em tercerizadas (tais como Jazz e Sky Regional) que operam sob contratos de compra de capacidade com a Air Canada.

(5) A distância em milhas voada média é calculada dividindo o número total de milhas por assentos disponíveis pelo número total de lugares expedidos.

(6) Os passageiros pagantes são contados com base em um número de voo, que é consistente com a definição IATA de passageiros pagantes. Nela os passageiros são contados em um número de voo, em vez de viagem / itinerário ou perna.