A Air Canada renovará sua frota com as modernas, confortáveis e eficientes aeronaves Boeing 777s e 787 Dreamliners
São Paulo, 26 de Abril de 2005 – A ACE Aviation Holdings Inc., que tem a Air Canada entre suas empresas, e a fabricante de aviões Boeing anunciaram um plano de renovação da frota de aviões de grande porte da companhia aérea. O acordo firmado entre as empresas inclui a aquisição de até 36 Boeings 777 e até 60 Boeings 787 Dreamliners. A Air Canada usará as aeronaves para modernizar sua frota já existente e melhorar a eficiência de suas operações, criando a frota mais jovem e simplificada do mundo.

O plano de renovação da frota de longo alcance inclui o pedido de 18 Boeings 777, além do direito de compra de mais 18 aeronaves, em uma união, ainda a ser determinada, dos mais novos modelos de aeronaves 777s: o 777-300ER, o 777-200LR (a aeronave de maior alcance do mundo) e o mais novo cargueiro 777 anunciado pela Boeing. A entrega dos aviões 777 para a Air Canada começará no próximo ano com três 777-300ER, que vão atender a rota Vancouver-Tóquio.

O plano de renovação também inclui o pedido de 14 novos aviões Boeing 787 Dreamliners, mais a opção de compra de outras 46 aeronaves do mesmo modelo. A previsão é que os 787 Dreamliners comecem a ser entregues em 2010.

"Nossa decisão de modernizar a frota com aviões 777 e 787 Dreamliner colocará a Air Canada em posição de liderança entre as transportadoras internacionais da América do Norte, com os dois mais novos e mais eficientes aviões de longa distância do mundo", disse Robert Milton, Chairman, Presidente e CEO da ACE Aviation Holdings. "Nenhuma outra transportadora na América do Norte está em posição de encomendar as últimas variantes do 777, o 200LR e o 300ER, além do novíssimo 787. O conforto e a economia das operações destas aeronaves nos colocarão no mesmo nível das empresas líderes da Europa, do Oriente Médio, da Ásia e do Pacífico”.

“Análises destas aeronaves nos indicaram uma possibilidade de economia muito interessante. Nossa estimativa é que somente com o 787, os custos com combustível e manutenção sejam reduzidos em 30%, em comparação com o Boeing 767 que é utilizado atualmente e que será substituído pelo novo modelo. Nosso único desapontamento é que a Boeing não poderá nos entregar os primeiros 787 antes de 2010”.

“O acordo com a Boeing é muito atraente financeiramente, já que os custos de operação do 777 e do 787 serão significativamente menores que os custos que temos atualmente com as aeronaves que eles estarão substituindo. Os gastos com a aquisição dos aviões serão amenizados depois de alguns anos, e o valor das aeronaves como bens da empresa terá um aumento significativo”.

A encomenda feita pela Air Canada está sujeita a uma série de condições, incluindo a documentação final. As companhias esperam finalizar o acordo até meados deste ano.

O 777 e o 787 são especialmente equipados para atender a atual estrutura de rotas e os planos de crescimento da Air Canada, os quais incluem rotas de longo alcance, voos diretos para passageiros e para cargas, com ênfase ao crescimento constante da América Latina e da China. Operando na mesma frota, o 777 e o 787 permitirão à Air Canada modelar sua capacidade para atender a demanda sazonal, com dois modelos de aeronaves que voam com a mesma velocidade e oferecem diferentes capacidades de assento.

“As novas aquisições permitirão à Air Canada gerenciar sua capacidade de acordo com o mercado, oferecendo aeronaves eficientes e garantindo sua habilidade para aproveitar as oportunidades de crescimento ou para aposentar seus aviões antigos, encolhendo sua capacidade enquanto incrementa a eficiência de sua frota", disse Montie Brewer, Presidente e CEO da Air Canada.

“O sucesso das novas rotas introduzidas na América Latina e na Ásia no ano passado, são a chave para a expansão internacional e a valorização das ações da empresa", disse Brewer. "Estes novos equipamentos nos permitirão fechar novos acordos e expandir nossa penetração em uma área que já vem nos dando retornos econômicos muito positivos. Isso, agregado à flexibilidade das negociações em termos de entrega e opções de financiamento, deve assegurar nossa posição na linha de frente das companhias aéreas da América do Norte em lucratividade e operações internacionais”.

A entrega dos três 777s em 2006 permitirá à Air Canada implementar a recente expansão dos serviços para a China, que está sendo atendida com as aeronaves de longo alcance já existentes. No verão de 2006 a companhia introduzirá voos diários e non-stop de Toronto para Xangai, e incrementará os serviços diários entre Toronto e Pequim. A operação diária e sem escalas de Vancouver para Guangzhou está planejada para começar no verão de 2007. De seu principal hub em Toronto, a Air Canada também espera disponibilizar serviços de carga para Guangzhou no verão de 2007. Nos planos de suas operações cargueiras consta ainda a inclusão de Taijin.

A expansão dos serviços de passageiros e de carga para a China está sendo possível por causa do novo acordo aéreo bilateral firmado recentemente entre o Canadá e a China.

Atualmente a Air Canada opera, a partir de seu hub principal em Toronto, voos non-stop para Hong Kong, Tóquio, Seul e Deli. Vancouver é o portão de entrada da empresa para a Ásia e o Pacífico; da cidade a Air Canada atende Hong Kong, Xangai, Pequim, Osaka, Nagoia e Seul, com voos diários e diretos.

“Estamos orgulhosos de fazer parte dos planos de crescimento da Air Canada, e esperamos dar total apoio para a companhia com a incorporação de nossos 777s e 787s em sua frota", disse Alan Mulally, Presidente Comercial e CEO da Boeing.

O Boeing 787 Dreamliner está sendo desenhado com base na opinião de passageiros e investidores, assim como em análises do meio ambiente. Tecnologicamente avançada, a aeronave usará 20% menos combustível que as aeronaves de tamanho semelhante, oferecendo 45% mais capacidade de carga, além de novas facilidades, como o novo ambiente interior, assentos e corredores mais largos, amplas janelas, entre outras conveniências.

O 787 é uma família de aeronaves com 200 e 300 assentos, que usará menos combustível e será mais veloz que as aeronaves comerciais usadas atualmente. A produção da Dreamliner começará em 2006, e o primeiro voo está sendo planejado para 2007, com certificação e introdução dos serviços em 2008.

Baseada em Montreal a Air Canada oferece voos regulares e fretados para passageiros e carga, atendendo mais de 150 destinos nos cinco continentes. A transportadora de bandeira do Canadá é a 14a maior companhia aérea comercial do mundo, servindo mais de 29 milhões de passageiros anualmente. A Air Canada é uma das empresas fundadoras da Star Alliance, a aliança que oferece a maior rede de transporte aéreo do mundo.