Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada, é nomeado Chairman da IATA
São Paulo, 6 de junho de 2014 – A International Air Transport Association (Iata) anunciou Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada, como o novo Chairman de seu Board of Governors. O mandato será de um ano, e o executivo assume o cargo imediatamente.

“Continuamos a celebrar os 100 anos da aviação comercial, e estou muito animado com a oportunidade de assumir o cargo de Chairman do Board of Governors da Iata. O transporte aéreo proporciona enormes benefícios para a economia global a cada dia. Estou entusiasmado para trabalhar com o diretor geral e CEO da Iata, Tony Tyler, encorajando e apoiando a indústria e as políticas governamentais, assim como as práticas que vão permitir que a aviação desempenhe um papel ainda maior na economia global durante o segundo século de voo comercial, “ disse Calin Rovinescu.

Calin Rovinescu sucede Richard H. Anderson, CEO da Delta Air Lines, cujo mandato de um ano expirou no final do 70th Annual General Meeting (AGM) e World Air Transport Summit em Doha, Qatar.

“Calin será um sucessor apropriado para Richard. Sua liderança comprovada será crucial para seu trabalho na Iata, onde terá que lidar com uma série de prioridades da nossa indústria e com os parceiros do governo, incluindo o rastreamento de aeronaves, a melhoria da segurança na África e a continuidade do apoio aos esforços da ICAO para elaborar uma medida baseada no mercado para gerenciar as emissões de carbono da aviação. Eu sei que podemos contar com o Calin para oferecer um forte apoio para o New Distribution Capability (NDC), uma iniciativa de modernizar o padrão para a transmissão de ofertas de produtos de companhias aéreas,” disse Tony Tyler.

Calin Rovinescu entrou para a Air Canada em 2000 como vice-presidente executive de Corporate Development and Strategy. Em adicional, ele ocupou o cargo de Chief Restructuring Officer durante a reestruturação da empresa entre 2003 e 2004. A partir de 2004 até retornar para a Air Canada em sua posição atual, ele foi cofundador do Genuity Capital Markets, um banco de investimentos independente. Antes de 2000, Calin Rovinescu atuou mais de 20 anos como advogado, inclusive sendo sócio da Stikeman Elliot em Montreal.

A Iata (International Air Transport Association) representa cerca de 240 companhias aéreas, que respondem por 84% do tráfego aéreo mundial.

Para imagens de "Calin Rovinescu, President and Chief Executive Officer (CNW Group/Air Canada)". acesse: http://photos.newswire.ca/images/download/20140603_C8224_PHOTO_EN_41025.jpg.

A Air Canada é a maior companhia aérea doméstica e internacional do Canadá, atendendo mais de 180 destinos nos cinco continentes. A companhia de bandeira do Canadá está entre as 20 maiores empresas aéreas comerciais do mundo e em 2013 serviu cerca de 35 milhões de passageiros. A empresa opera voos diários e non-stop entre o Canadá e o Brasil, seu principal destino na América do Sul. A Air Canada oferece serviços diretos para 60 cidades canadenses, 49 destinos nos Estados Unidos e 67 cidades na Europa, Oriente Médio, Ásia, Austrália, Caribe, México e América do Sul. A Air Canada é uma das fundadoras da Star Alliance, a maior rede de transporte aéreo do mundo, que atende 1.328 destinos em 195 países. A Air Canada é a única transportadora internacional na América do Norte que recebeu o título Quatro Estrelas da empresa Skytrax, empresa independente de pesquisa do Reino Unido. Em 2013 a Air Canada foi eleita pelo quarto ano consecutivo a Melhor Companhia Aérea da América do Norte em uma pesquisa conduzida pela Skytrax com mais de 18 milhões de viajantes do mundo todo. Para mais informações visite o site www.aircanada.com.br.