estamos processando o seu pedido
aguarde um instante

Agente de Viagem
Minha Agência
Help Desk
Ajuda no Sistema CRS
E-Ticketing: Introdução
Guia para Agentes de Viagem
Utilização e emissão dos bilhetes eletrônicos da Air Canada
Procedimento de Correção de Nome
Instruções Computer Reservation System (CRS) Procedimentos para Reserva e Emissão (CRS)
Política de Nota de Débito BSP Brasil
Política ND BSP Latinam y Caribe
Procedimento de Marcação de Assentos
Comunicados

Agente de Viagem
Utilização e emissão dos bilhetes eletrônicos da Air Canada
A partir de 1º de junho de 2008, os bilhetes não poderão mais ser emitidos utilizando-se o estoque de bilhetes avulsos de papel do BSP.

Os processos a seguir ajudarão na emissão de bilhetes eletrônicos, em vigor a partir de 1º de junho de 2008:
 
1. Bilhetes eletrônicos a partir de 1º de junho de 2008
Para os bilhetes a serem emitidos a partir de 1º. de junho de 2008 não poderá mais ser utilizado o estoque de bilhete avulsos de papel, inserindo o código contábil da Air Canada (AC014).
A obrigatoriedade da implantação de bilhetes 100% eletrônicos pela Associação Internacional de Transporte Internacional (IATA) é uma iniciativa mundial a ser seguida por todos os países, com exceção dos Estados Unidos, que utiliza a ARC como sua central de compensação.
Caso um bilhete avulso de papel seja emitido equivocadamente a partir de 1º de junho de 2008, o mesmo não será aceito nem para relatório de vendas, nem transporte.
Deve-se registrar o bilhete de papel como CANCELADO e emiti-lo como bilhete eletrônico.
Se uma transportadora optar por fazer o acerto diretamente com uma agência, esta poderá emitir papel usando a placa específica da transportadora e seu estoque de bilhetes. A Air Canada não suprirá as agências com estoque de bilhetes AC.

2. Fornecedores de GDS e bilhetes de papel
Os sistemas Amadeus, Sabre, Worldspan, Galileo e Apollo irão inibir a emissão de bilhetes de papel de todos os países participantes do BSP.
A partir de 31 de maio de 2008, todos os bilhetes deverão ser emitidos eletronicamente.
Os sistemas Abacus, Axess, Infini, Topas e Travelsky também inibirão a emissão em papel para pontos de vendas internacionais.
Se o link do bilhete eletrônico ao GDS estiver desativado por um período prolongado, proceder da seguinte maneira:
Aguardar até que o link seja restaurado, ou
No caso de mercados em que isso esteja disponível, fazer a reserva em www.aircanada.com/agents.
Entre em contado com sua central de atendimento Air Canada mais próxima.

3. Destinos da Air Canada que se qualificam para bilhete eletrônico
Todos os destinos da Air Canada, on-line e em code-share (partilhados por código), se qualificam para bilhetes eletrônicos, com exceção do code-share da AC* na Air Jamaica (JM) entre Toronto-Kingston.
Caso seja necessário emitir um bilhete para uma viagem entre Toronto-Kingston, deve-se emitir um V-MPD (PTA, opção nº1 no BSPlink).
O PNR associado ao V-MPD deverá ser enviado por e-mail para emissao@aircanada.com.br. com cópia para cacilda.stromfeld@aricanada.ca e olinda.lemergas@aircanada.ca para que o pré-pago seja configurado.
A Air Canada emitirá e expedirá o bilhete pelo correio.
Inclua no PNR o endereço para o qual o bilhete deverá ser enviado. Provisione 10 dias úteis para o envio do bilhete pelo correio.
No caso da viagem ocorrer dentro desse período de 10 dias, o cliente deverá retirar o bilhete no balcão da Air Canada, no aeroporto.

4. Acordos de bilhetes eletrônicos interline (IET) na Air Canada
A Air Canada possui acordos de interline com 86 transportadoras aéreas.
Para obter uma lista completa de parceiros interline consulte o quadro no final deste documento com a lista de transportadoras em que IETs sejam possíveis (sujeita a mudança), ou verifique as informações do DRS on-line no link: www.aircanada.com/en/drs/index.html

Se o itinerário não estiver coberto por um acordo interline, deve-se emitir dois bilhetes separados, de forma análoga ao procedimento atual.
LAPSA (PZ) e CALM AIR (MO) são as únicas transportadoras com as quais a AC não tem um IET, uma vez que essas transportadoras ainda não estão qualificadas para IET com a AC.
Para emitir um bilhete para um destino da PZ ou MO, deve-se emitir um V-MPD (PTA, opção Nº 1, no BSPlink) como itinerário não qualificável para bilhete eletrônico.

O PNR associado ao V-MPD deverá ser enviado por e-mail para emissao@aircanada.com.br. cópia para cacilda.stromfeld@aricanada.ca e olinda.lemergas@aircanada.ca para que o pré-pago seja configurado.
A Air Canada emitirá e expedirá o bilhete pelo correio. Inclua no PNR o endereço para o qual o bilhete deverá ser enviado e provisione 10 dias úteis para o envio do mesmo pelo correio.
No caso da viagem ocorrer dentro desse período de 10 dias, o cliente deverá retirar o mesmo no aeroporto, no balcão da Air Canada.

5. Emissão de bilhetes infant em percursos interline
Embora a Air Canada tenha disponibilizado o IET infant com parceiros interline, isso não significa que todas as transportadoras individuais tenham desenvolvido a mesma facilidade. Assim que desenvolverem, serão qualificadas como parceiras de IET infant.
A partir de 1º de junho de 2008, a Air Canada estará apta a operar o IET com os seguintes parceiros da STAR: AI*, JK, KF, LX, MS*, NH, NZ, OS, OZ, SA, SK, SQ, TG, TK, TP, US (* futuro membro)
Para obter uma lista completa de parceiros de IET infant, consulte o quadro no final deste documento (este quadro terá mudanças frequentes, à medida que mais parceiros de bilhetes interline infant sejam acrescentados) ou verifique as informações no DRS on-line no link a seguir: www.aircanada.com/en/drs/index.html
Nos casos em que o IET infant não esteja em vigor, deve-se primeiramente emitir bilhetes de adultos da forma convencional. Em seguida, emita um V-MPD (PTA, opção nº 1 no BSPlink) para que a Air Canada emita o bilhete infant em seu nome.
O PNR associado ao V-MPD deverá ser enviado por e-mail para emissao@aircanada.com.br. com cópia para cacilda.stromfeld@aricanada.ca e olinda.lemergas@aircanada.ca para que o pré-pago seja configurado.
A Air Canada emitirá e expedirá o bilhete pelo correio. Inclua no PNR o endereço para o qual o bilhete deverá enviado provisionando 10 dias úteis para o envio do bilhete pelo correio.
No caso da viagem ocorrer dentro desse período, o cliente deverá retirar o mesmo no balcão da Air Canada, no aeroporto.

6. Emissão de bilhetes interline para estações que não se qualificam para bilhetes eletrônicos
Pode haver destinos atendidos por nossos parceiros interline em que não operamos em code-share e que ainda tenham que mudar para bilhete eletrônico.
Para viagens originárias nessas localidades e nos casos em que a Air Canada estiver representada, deve-se emitir um V-MPD (PTA, opção nº 1 no BPSlink) para o itinerário não qualificado para bilhete eletrônico.
O PNR associado ao V-MPD deverá ser enviado por e-mail para emissao@aircanada.com.br. com cópia para cacilda.stromfeld@aricanada.ca e olinda.lemergas@aircanada.ca para que o pré-pago seja configurado.
A Air Canada emitirá e expedirá o bilhete pelo correio. Inclua no PNR o endereço para o qual o bilhete deverá enviado, provisionando 10 dias úteis para o envio do bilhete de papel.
No caso da viagem ocorrer dentro desse período, o cliente deverá retirar o mesmo no balcão da Air Canada, no aeroporto.
No caso de mercados em que a Air Canada não estiver representada por sua própria organização ou por um GSA mas participar do BSP local, favor entrar em contato com a Central de Atendimento mais próxima da Air Canada.

7. Cobranças adicionais
Em caso de multa por mudança (change fee), reemita o bilhete e faça a cobrança do valor da multa utilizando o código “CP” no campo “tax” no bilhete reemitido.

8. Bilhetes de papel emitidos anteriormente
No caso de passageiros que tenham bilhetes de papel para viagens após 31 de maio de 2008, a Air Canada tem uma obrigação contratual de aceitar esses bilhetes.
Isso se aplica tanto a bilhetes de papel 014 como OAL emitidos, independente do ponto de venda.
Passageiros que tenham um MPD/MCO emitido por aeroportos da Air Canada ou Atendimento ao Cliente, podem trocá-los por bilhetes.
Qualquer cobrança adicional deve ser através de cartão de crédito ou à vista.
Marque o cupom MPD/MCO em papel como trocado com a anotação do novo número do bilhete eletrônico.

9. Troca de bilhetes de papel
Bilhetes de papel que exijam uma troca devem ser mudados para bilhetes eletrônicos após 31 de maio de 2008.
Caso o bilhete de papel seja para um itinerário não qualificado para bilhete eletrônico, os agentes de viagem poderão atualizar a reserva em seu GDS e entrar em contato com a central de reservas da Air Canada para confirmar a tarifa antes de enviar seus clientes ao balcão da Air Canada para a reemissão.
Provisione 10 dias úteis para o envio do bilhete pelo correio

10. Futuros bilhetes de papel
A Air Canada apóia a obrigatoriedade de bilhetes 100% eletrônicos para todos os itinerários em que o bilhete eletrônico seja possível e não emitirá nenhum bilhete de papel.
Bilhetes de papel serão emitidos somente no caso de rotas não qualificadas para bilhetes eletrônicos, em troca de V-MPDs emitidos por agências e vendas diretas ao cliente.
Todos os bilhetes de papel emitidos contra um V-MPD serão enviados por correio ao endereço solicitado.
Quaisquer V-MPDs usados para emissão de itinerários não qualificados para bilhetes eletrônicos devem ser enviados para a Air Canada no mínimo 10 dias úteis antes da viagem.
No caso de viagem dentro de 10 dias, o cliente deverá retirar o bilhete no balcão da Air Canada, no aeroporto.
Se a Air Canada estiver emitindo o bilhete contra um V-MPD emitido por uma agência, esta receberá o crédito da receita.

11. Reembolsos
Consulte o nosso procedimento de reembolso divulgado no comunicado datado de 02 de junho de 2005.

12. Emissão de segmentos abertos
Uma agência poderá emitir segmentos abertos de IET se estiver qualificada.
Todavia, a Air Canada não emitirá bilhetes em seu nome para itinerários interline em que segmentos abertos não forem permitidos.
Recomenda-se reservar um segmento para que um bilhete eletrônico seja emitido.

13. Pagamentos Divididos (por exemplo: cartão de crédito e dinheiro) e bilhete eletrônico
A Air Canada Brasil permite a forma de pagamento (FOP) dividida.

14. Grupos e IET
Deve-se usar V-MPDs para depósitos de grupos. Reservas de grupos de viagem na Air Canada (voos 100% comercializados e operados pela AC) Bilhetes em seu GDS.
Use a facilidade “Group Claim” sempre que possível.
Para garantir que os dados do bilhete eletrônico sejam transferidos para o PNR da AC, confirme com seu GDS o número de bilhetes que podem ser emitidos de uma só vez.
Alguns GDSs impõem limites quanto ao tamanho das mensagens.
Reservas de grupos que incluem segmentos interline.
Os trechos domésticos interline no Brasil, devem ser reservados com a empresa aérea TAM (JJ) na classe de reserva “L”.
A reverva e confirmação é responsabilidade da agência de viagem que emitirá o grupo.
Crie segmentos passivos no trechos Air Canada e emita os bilhetes no seu GDS.
Deve-se cancelar quaisquer segmentos passivos se o trecho ativo for cancelado. (Por exemplo, se Smith não for mais viajar, então o itinerário passivo para ele terá que ser cancelado).
Reservas de grupos que incluem itinerário não qualificado para bilhete eletrônico Acordos de grupo negociados no Brasil não permitem itinerários não qualificado para bilhetes eletrônicos.

15. Passagens ao redor do mundo
As RTW (passagens aéreas volta ao mundo) da Star Alliance se qualificarão para bilhetes eletrônicos a partitrde 1º de junho de 2008.
Estes foram limitados a um máximo de 16 segmentos a partir de 1º d maio de 2008 conforme as normas da IATA.
Portanto, re-emissões terão que ter o mesmo número de segmentos ou menos.

16. Exceções devido a legislação governamental local
Há cidades que embora estejam qualificadas pela Air Canada a utilizar bilhetes eletrônicos, estão impedidas devido a problemas de legislação governamental local.

Linhas aéreas com Acordos de Bilhetes Eletrônicos Interlines (IET) na Air Canada e IETs Infant.

Linha Aérea Código Bilhete Eletrônico Infant Linha Aérea Código Bilhete Eletrônico Infant
Adria Airways JP   Icelandair FI  
Aeroflot SU   Iran Air IR Sim
AEROMÉXICO AM   Japan Airlines JL Sim
Air China Limited CA   Jet Airways 9W Sim
Air Creebec YN   Kenya Airways KQ  
Air France AF Sim KLM KL  
Air Jamaica Limited JM   Korean Air KE Sim
Air Mauritius MK Sim Kuwait Airways KU  
Air New Zealand NZ Sim LACSA LR  
Air One AP   Lan Airline LA  
Air India AI Sim Lan Argentina 4M  
Air Tahiti TN Sim Lan Perú LP  
Alaska Airlines AS   LanEcuador XL  
Alitalia AZ Sim LOT Polish Airlines LO  
All Nippon Airways NH Sim Lufthansa LH  
America West Airlines HP   Lapsa PZ*  
American Airlines AA   Malaysia Airlines MH Sim
Asiana OZ Sim Malev MA Sim
Austrian OS Sim MEA Middle East Airlines ME Sim
Avianca AV Sim Mexicana MX  
Bearskin JV   Northwest Airlines NW  
Biman BG Sim Philippine PR Sim
Blue1 KF Sim Qantas QF  
BMI BD Sim Qatar Airways QR Sim
British Airways BA Sim Royal Jordanian RJ Sim
Calm Air MO*   SAA SA Sim
Canadian North 5T   SAS SK Sim
Carribean Air BW   Saudi Arabian Airlines SV Sim
Cathay Pacific CX Sim Shanghai Airlines FM  
Cayman Airways KX Sim SIA Singapore Airlines SQ Sim
Central Mountain Air 9M   Spanair JK Sim
China Southern Airlines CZ   SriLankan UL Sim
Continental Airlines CO Sim SWISS LX Sim
Croatia Airlines OU Sim TACA TA  
Czech Airlines OK Sim TAM Linhas Aereas JJ Sim
Delta Air Lines DL   TAP - Air Portugal TP Sim
Dragonair KA Sim Thai Airways TG Sim
Egyptair MS Sim THY Turkish Airlines TK Sim
Emirates EK Sim United Airlines UA  
Ethiopian Airlines ET Sim US Airways, Inc. US Sim
EVA Air BR   Vietnam Airlines VN  
First Air 7F Sim Virgin Atlantic VS  
Gulf Air GF Sim Wideroe WF  
Iberia IB Sim Yemenia IY  

*IET pendente Sujeitas a mudanças freqüentes, à medida que mais parceiros interline sejam acrescentados.

Para uma lista atualizada, favor consultar o DRS on-line usando o link a seguir: www.aircanada.com/en/drs/index.html








Air Canada - File Manager