
Política de reembolso e cancelamento da Air Canada
Planos de viagem podem mudar às vezes. Saiba mais sobre o processo de reembolso e cancelamento de um voo ou serviço.
Elegibilidade para reembolso de bilhetes
Alterei/cancelei meu voo – reembolso voluntário
Se cancelar o seu voo em até 24 horas após a compra, você receberá um reembolso no seu método de pagamento original. Qualquer diferença de tarifa será aplicada à sua nova reserva.
Após 24 horas, a elegibilidade do seu reembolso dependerá do tipo de tarifa que comprou.
Pode ver as suas regras tarifárias na página Avaliação de Viagens enquanto reserva o seu voo. Você também pode encontrá-las no recibo do seu itinerário assim que concluir a reserva.
A Air Canada atrasou/cancelou meu voo – reembolso involuntário
Se optar por não viajar ou não aceitar as opções de remarcação ou de crédito oferecidas pela Air Canada, você será elegível para receber reembolso pela parte do seu bilhete que não utilizou nas seguintes situações:
- Seu voo houver sido cancelado pela Air Canada
- Seu voo estiver atrasado três horas ou mais em relação ao seu horário de partida ou chegada original.
- Você estiver reagendado para viajar em um itinerário que inclua uma partida ou chegada em um aeroporto diferente do(s) aeroporto(s) do seu itinerário original.
- Você estiver reagendado para viajar em um itinerário com mais escalas do que o original.
- Houver sido rebaixado para uma cabine inferior para um itinerário com um voo para e para dos EUA.
Alternativas ao reembolso de um bilhete
- Remarcar o voo recuperando a sua reserva. Ou,
- Escolher uma das seguintes opções de crédito: Carteira AC ou crédito de viagem futuro
Reembolso de um bilhete
Se você optar por não viajar, retorne ao local de compra original para solicitar reembolso. Veja abaixo mais informações que podem ajudar você.
Air Canada
Caso tenha reservado diretamente através da Air Canada (inclusive aircanada.com, Air Canada for Business, o aplicativo móvel da Air Canada e os nossos Centros de Contato), Aeroplan, Kayak, Google Flights ou Skyscanner, acesse “Viagens”.
Agente de viagens ou agência de viagens online
Caso tenha reservado com um agente de viagens ou agência de viagens online, entre em contato diretamente com eles.
Férias com a Air Canada
Para reservas da Air Canada Vacations, visite o site da Air Canada Vacations.
Reembolso de taxas de bagagem
Se a sua bagagem despachada estiver atrasada e a taxa de bagagem houver sido cobrada pela Air Canada, reembolsaremos automaticamente a taxa de bagagem paga assim que recebermos o seu Relatório de Bagagem Extraviada.
Se o seu voo for remarcado ou cancelado e você não viajar, poderá receber um reembolso, incluindo taxas de bagagem.
Solicitar um reembolso das suas taxas de bagagem enviando um formulário online.
Mais informações sobre bagagens atrasadas ou danificadas
Reembolso de opções de viagem
Para todos os itinerários que incluam taxas de serviço cobradas pela Air Canada, se você pagou por um serviço extra que não foi prestado por nós, você pode ser elegível para reembolso se:
- O serviço extra que você pagou não estiver disponível para todos os passageiros que pagaram por esse serviço. Forneceremos reembolso imediato e automático quando as informações sobre a indisponibilidade do serviço forem conhecidas pela Air Canada.
- O serviço extra que você pagou não estiver disponível apenas para um indivíduo ou vários indivíduos (por exemplo, taxa de seleção de lugares). Forneceremos reembolso rápido e automático quando você nos notificar sobre o não recebimento do serviço.
Para solicitar reembolso da sua opção de viagem, visite o nosso formulário online, selecione Pedido de Reembolso e, em seguida, selecione “Tipo de Reembolso Solicitado” e escolha no menu suspenso “Problema”.
Saber mais sobre nossas taxas de serviço opcionais
Reembolso relacionado a serviços de acessibilidade
Um passageiro com deficiência e qualquer dos seus acompanhantes de viagem que optem por não voar são elegíveis para reembolso se:
- Houver mudança nos recursos de acessibilidade necessários para um passageiro com deficiência devido a uma mudança na disposição dos assentos ou na aeronave.
- Houver mudança no(s) aeroporto(s) de conexão.
Para solicitar reembolso de um serviço de acessibilidade, acesse nosso formulário online, selecione “Dúvidas com Acessibilidade” e use os menus suspensos para especificar o motivo da sua dúvida.
Saber mais sobre nossos serviços de acessibilidade.
Prazos de processamento de reembolso
Estamos empenhados em reembolsar todos os bilhetes elegíveis em até 30 dias a contar da data em que formos solicitados a processar o reembolso.
Para voos para e dos E.U.A.*, faremos o nosso melhor para processar reembolsos em até sete dias úteis para compras com cartão de crédito e em até 20 dias corridos para outras formas de pagamento.
Observe que reembolsos por cartão de crédito serão emitidos para a sua forma de pagamento original. O seu extrato pode não refletir imediatamente o reembolso, uma vez que pode demorar até um ciclo de faturamento para a empresa de cartão de crédito processar o reembolso e para que este apareça no extrato. Os prazos de processamento podem variar de acordo com o país, dependendo do sistema bancário.
*Sujeito às regras de reembolso do Departamento de Transportes dos EUA.
Perguntas mais frequentes
Tenho que pagar uma taxa administrativa para receber meu reembolso?
Uma taxa de alteração ou cancelamento pode ser aplicável com base no tipo de bilhete que você comprou. Observe que a Air Canada nunca cobrou uma taxa de processamento de reembolso de clientes ou agências de viagens. Caso tenha comprado o seu bilhete de uma agência de viagens e tiver dúvidas sobre uma taxa, contate a sua agência de viagens para mais informações.
Os impostos, taxas e encargos adicionais associados ao meu bilhete são reembolsáveis?
Determinados impostos, taxas e encargos são reembolsáveis com base no seguinte:
- Tipo de bilhete que você comprou (reembolsável/não reembolsável)
- Se o bilhete foi total ou parcialmente usado
- Regulamentos do país onde o bilhete foi comprado e/ou do país de partida
Exemplos de bilhetes completamente não utilizados:
Impostos, taxas e encargos adicionais |
Bilhete reembolsável |
Bilhete não reembolsável |
CA – Encargo de Segurança para Viajantes Aéreos – Canadá |
Reembolsável,
em até 24 meses após a emissão do bilhete, se nenhuma partida canadense
houver ocorrido
§
Imposto sobre Vendas de Quebec (XQ) §
Imposto sobre Mercadorias e Serviços (XG) §
Imposto Harmonizado sobre Vendas (RC) |
Reembolsável,
em até 24 meses após a emissão do bilhete, se nenhuma partida canadense tiver
ocorrido.
§
Imposto sobre Vendas de Quebec (XQ) §
Imposto sobre Mercadorias e Serviços (XG) §
Imposto Harmonizado sobre Vendas (RC) |
Não
obstante as regras de reembolsabilidade mencionadas acima, a Air Canada
reembolsará excepcionalmente o Encargo de Segurança de Viajantes Aéreos fora
da limitação de 24 meses somente para bilhetes elegíveis (bilhetes com datas
de viagem a partir de 1º de fevereiro de 2020 e compradas antes de 13 de
abril de 2021). |
||
SQ – Taxa de Melhoria Aeroportuária – Canadá |
Reembolsável
§
Imposto sobre Vendas de Quebec (XQ) §
Imposto sobre Mercadorias e Serviços (XG) §
Imposto Harmonizado sobre Vendas (RC) |
Reembolsável
§
Imposto sobre Vendas de Quebec (XQ) §
Imposto sobre Mercadorias e Serviços (XG) §
Imposto Harmonizado sobre Vendas (RC) |
RC – Imposto Harmonizado sobre vendas – Canadá |
Reembolsável |
Reembolsável
somente se forem aplicados ao Encargo de Segurança de Viajantes Aéreos (CA) e
à Taxa de Melhoria Aeroportuária (SQ), e se o CA e a SQ forem reembolsados. |
XG – Imposto sobre Mercadorias e Serviços – Canadá |
Reembolsável |
Reembolsável
somente se forem aplicados ao Encargo de Segurança de Viajantes Aéreos (CA) e
à Taxa de Melhoria Aeroportuária (SQ), e se o CA e a SQ forem reembolsados. |
XQ – Imposto sobre Vendas de Quebec – Canadá |
Reembolsável |
Reembolsável
somente se forem aplicados ao Encargo de Segurança de Viajantes Aéreos (CA) e
à Taxa de Melhoria Aeroportuária (SQ), e se o CA e a SQ forem reembolsados. |
E.U.A. – Imposto de Transporte – E.U.A. |
Reembolsável |
Não
reembolsável |
XF – Encargo de Instalações de Passageiros –
E.U.A. |
Reembolsável |
Não
reembolsável |
ZP – Imposto de Trecho de Voo – E.U.A. |
Reembolsável |
Não
reembolsável |
AY – Taxa de Segurança do Passageiro – E.U.A. |
Reembolsável |
Reembolsável |
XY – Taxa de Imigração – E.U.A. |
Reembolsável |
Reembolsável |
YC – Taxa Aduaneira – E.U.A. |
Reembolsável |
Reembolsável |
XA – Taxa de Usuário do Serviços de Inspeção
de Animais e Plantas (APHIS) – E.U.A. |
Reembolsável |
Reembolsável |
FR – Imposto de Aviação Civil – França |
Reembolsável |
Reembolsável |
O4 – Excedente do Imposto Solidário de
Passageiros Aéreos - França |
Reembolsável |
Reembolsável |
QW – Taxa de Serviço de Passageiros (voos
domésticos) – França |
Reembolsável |
Reembolsável |
QX – Taxa de Serviço de Passageiros (voos
internacionais) – França |
Reembolsável |
Reembolsável |
IZ – Imposto Solidário – França |
Reembolsável |
Reembolsável |
Exemplos de regras não reembolsáveis para impostos, taxas e encargos internacionais:
Impostos, taxas e encargos
adicionais |
|
CR – Imposto de Transporte – Costa Rica |
Este
imposto não é reembolsável. |
DO – Imposto de Transporte – República Dominicana |
Reembolsável
com relação à parte não utilizada do serviço. Reembolsável em até 30 dias
após a emissão. Não reembolsável com relação a valores perdidos. |
L8 – Taxa de Turismo – República Dominicana |
Este
imposto não é reembolsável. |
E2 – Imposto de Infraestrutura – Equador |
Este
imposto não é reembolsável. |
E3 – Encargos de Segurança – Arábia Saudita |
Este
imposto não é reembolsável. |
ED – Taxa de Turismo Internacional – Equador |
Este
imposto não é reembolsável. |
EC – Imposto de Transporte Governamental - Equador |
Reembolsável
em bilhetes totalmente não utilizados. Não reembolsável se o bilhete for
parcialmente utilizado ou sobre valores perdidos. |
PA – Imposto de Valor Agregado – Panamá |
Reembolsável
na parte não utilizada do serviço, se em até 180 dias após a emissão do
bilhete. Não reembolsável sobre valores perdidos. |
PE – Imposto sobre vendas – Peru |
Reembolsável
em bilhetes totalmente não utilizados, se em até 30 dias da emissão do
bilhete. Não reembolsável se o bilhete for parcialmente utilizado ou sobre
valores perdidos. |
K3 – Imposto sobre Mercadorias e Serviços - Índia |
Não
reembolsável com relação a valores perdidos. O imposto sobre bilhetes
parcialmente usados ou completos não utilizados não é reembolsável após 214
dias da emissão do bilhete. |
Q7 – Imposto de Selo - Egito |
Este
imposto não é reembolsável. |
S4 – Imposto de Informações Antecipadas de
Partidas e Chegadas de Passageiros Internacionais - Egito |
Este
imposto não é reembolsável. |
XL – Imposto de Selo de Desenvolvimento - Egito |
Este
imposto não é reembolsável. |
Cancelei o cartão de crédito usado no momento da reserva ou ele expirou. Como recebo meu reembolso?
A Air Canada reembolsará o dinheiro no cartão de crédito que você usou no momento da compra.
- Se o seu novo cartão de crédito estiver na mesma instituição financeira, entre em contato diretamente com eles, pois eles já podem ter transferido o dinheiro para o seu novo cartão.
- Se você não tiver mais um cartão de crédito com a mesma instituição financeira, entre em contato com seu banco original, cooperativa de crédito ou outra instituição financeira.
- Se a instituição financeira original não existir mais, você ainda precisará solicitar reembolso. A Air Canada será notificada do fechamento da instituição financeira e entrará em contato diretamente com você para finalizar as informações de pagamento. Caso não tenha recebido uma resposta nossa em até dois meses após o envio do seu pedido original, contate-nos pelo 1 888 247-2262.
- Se tomarmos conhecimento do fato de que seu banco, cooperativa de crédito ou outra instituição financeira rejeitou um reembolso, entraremos em contato com você.