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Air Canada

Políticas de não comparecimento, remarcação e reembolso, incluindo quaisquer penalidades aplicáveis

Política de reembolso e cancelamento da Air Canada

Planos de viagem podem mudar às vezes. Saiba mais sobre o processo de reembolso e cancelamento de um voo ou serviço.

Elegibilidade para reembolso de bilhetes

Alterei/cancelei meu voo – reembolso voluntário

Se cancelar o seu voo em até 24 horas após a compra, você receberá um reembolso no seu método de pagamento original. Qualquer diferença de tarifa será aplicada à sua nova reserva.

Após 24 horas, a elegibilidade do seu reembolso dependerá do tipo de tarifa que comprou.

Pode ver as suas regras tarifárias na página Avaliação de Viagens enquanto reserva o seu voo. Você também pode encontrá-las no recibo do seu itinerário assim que concluir a reserva.



A Air Canada atrasou/cancelou meu voo – reembolso involuntário

Se optar por não viajar ou não aceitar as opções de remarcação ou de crédito oferecidas pela Air Canada, você será elegível para receber reembolso pela parte do seu bilhete que não utilizou nas seguintes situações:

  • Seu voo houver sido cancelado pela Air Canada
  • Seu voo estiver atrasado três horas ou mais em relação ao seu horário de partida ou chegada original.
  • Você estiver reagendado para viajar em um itinerário que inclua uma partida ou chegada em um aeroporto diferente do(s) aeroporto(s) do seu itinerário original.
  • Você estiver reagendado para viajar em um itinerário com mais escalas do que o original.
  • Houver sido rebaixado para uma cabine inferior para um itinerário com um voo para e para dos EUA.

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Alternativas ao reembolso de um bilhete

  • Remarcar o voo recuperando a sua reserva. Ou,
  • Escolher uma das seguintes opções de crédito: Carteira AC ou crédito de viagem futuro

Reembolso de um bilhete

Se você optar por não viajar, retorne ao local de compra original para solicitar reembolso. Veja abaixo mais informações que podem ajudar você.

Air Canada

Caso tenha reservado diretamente através da Air Canada (inclusive aircanada.com, Air Canada for Business, o aplicativo móvel da Air Canada e os nossos Centros de Contato), Aeroplan, Kayak, Google Flights ou Skyscanner, acesse “Viagens”.

Agente de viagens ou agência de viagens online

Caso tenha reservado com um agente de viagens ou agência de viagens online, entre em contato diretamente com eles.

Férias com a Air Canada

Para reservas da Air Canada Vacations, visite o site da Air Canada Vacations.

Reembolso de taxas de bagagem

Se a sua bagagem despachada estiver atrasada e a taxa de bagagem houver sido cobrada pela Air Canada, reembolsaremos automaticamente a taxa de bagagem paga assim que recebermos o seu Relatório de Bagagem Extraviada.

Se o seu voo for remarcado ou cancelado e você não viajar, poderá receber um reembolso, incluindo taxas de bagagem.

Solicitar um reembolso das suas taxas de bagagem enviando um formulário online.

Mais informações sobre bagagens atrasadas ou danificadas

Reembolso de opções de viagem

Para todos os itinerários que incluam taxas de serviço cobradas pela Air Canada, se você pagou por um serviço extra que não foi prestado por nós, você pode ser elegível para reembolso se:

  • O serviço extra que você pagou não estiver disponível para todos os passageiros que pagaram por esse serviço. Forneceremos reembolso imediato e automático quando as informações sobre a indisponibilidade do serviço forem conhecidas pela Air Canada.
  • O serviço extra que você pagou não estiver disponível apenas para um indivíduo ou vários indivíduos (por exemplo, taxa de seleção de lugares). Forneceremos reembolso rápido e automático quando você nos notificar sobre o não recebimento do serviço.

Para solicitar reembolso da sua opção de viagem, visite o nosso formulário online, selecione Pedido de Reembolso e, em seguida, selecione “Tipo de Reembolso Solicitado” e escolha no menu suspenso “Problema”.

Saber mais sobre nossas taxas de serviço opcionais

Reembolso relacionado a serviços de acessibilidade

Um passageiro com deficiência e qualquer dos seus acompanhantes de viagem que optem por não voar são elegíveis para reembolso se:

  • Houver mudança nos recursos de acessibilidade necessários para um passageiro com deficiência devido a uma mudança na disposição dos assentos ou na aeronave.
  • Houver mudança no(s) aeroporto(s) de conexão.

Para solicitar reembolso de um serviço de acessibilidade, acesse nosso formulário online, selecione “Dúvidas com Acessibilidade” e use os menus suspensos para especificar o motivo da sua dúvida.

Saber mais sobre nossos serviços de acessibilidade.

Prazos de processamento de reembolso

Estamos empenhados em reembolsar todos os bilhetes elegíveis em até 30 dias a contar da data em que formos solicitados a processar o reembolso.

Para voos para e dos E.U.A.*, faremos o nosso melhor para processar reembolsos em até sete dias úteis para compras com cartão de crédito e em até 20 dias corridos para outras formas de pagamento.

Observe que reembolsos por cartão de crédito serão emitidos para a sua forma de pagamento original. O seu extrato pode não refletir imediatamente o reembolso, uma vez que pode demorar até um ciclo de faturamento para a empresa de cartão de crédito processar o reembolso e para que este apareça no extrato. Os prazos de processamento podem variar de acordo com o país, dependendo do sistema bancário.

*Sujeito às regras de reembolso do Departamento de Transportes dos EUA.

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Perguntas mais frequentes

Tenho que pagar uma taxa administrativa para receber meu reembolso?

Uma taxa de alteração ou cancelamento pode ser aplicável com base no tipo de bilhete que você comprou. Observe que a Air Canada nunca cobrou uma taxa de processamento de reembolso de clientes ou agências de viagens. Caso tenha comprado o seu bilhete de uma agência de viagens e tiver dúvidas sobre uma taxa, contate a sua agência de viagens para mais informações.



Os impostos, taxas e encargos adicionais associados ao meu bilhete são reembolsáveis?

Determinados impostos, taxas e encargos são reembolsáveis com base no seguinte:

  • Tipo de bilhete que você comprou (reembolsável/não reembolsável)
  • Se o bilhete foi total ou parcialmente usado
  • Regulamentos do país onde o bilhete foi comprado e/ou do país de partida


Exemplos de bilhetes completamente não utilizados:

Impostos, taxas e

encargos adicionais

Bilhete reembolsável

Bilhete não reembolsável

CA – Encargo de Segurança

para Viajantes Aéreos –

Canadá

Reembolsável, em até 24 meses após a emissão do bilhete, se nenhuma partida canadense houver ocorrido

Os seguintes impostos também são reembolsáveis se forem aplicados ao Encargo de Segurança para Viajantes Aéreos:

 

§ Imposto sobre Vendas de Quebec (XQ)

§ Imposto sobre Mercadorias e Serviços (XG)

§ Imposto Harmonizado sobre Vendas (RC)

Reembolsável, em até 24 meses após a emissão do bilhete, se nenhuma partida canadense tiver ocorrido.

Os seguintes impostos também são reembolsáveis se forem aplicados ao Encargo de Segurança para Viajantes Aéreos:

 

§ Imposto sobre Vendas de Quebec (XQ)

§ Imposto sobre Mercadorias e Serviços (XG)

§ Imposto Harmonizado sobre Vendas (RC)

Não obstante as regras de reembolsabilidade mencionadas acima, a Air Canada reembolsará excepcionalmente o Encargo de Segurança de Viajantes Aéreos fora da limitação de 24 meses somente para bilhetes elegíveis (bilhetes com datas de viagem a partir de 1º de fevereiro de 2020 e compradas antes de 13 de abril de 2021).

SQ – Taxa de Melhoria Aeroportuária – Canadá

Reembolsável

Os seguintes impostos também são reembolsáveis se forem aplicados à Taxa de Melhoria Aeroportuária:

 

§ Imposto sobre Vendas de Quebec (XQ)

§ Imposto sobre Mercadorias e Serviços (XG)

§ Imposto Harmonizado sobre Vendas (RC)

Reembolsável

Os seguintes impostos também são reembolsáveis se forem aplicados à Taxa de Melhoria Aeroportuária:

 

§ Imposto sobre Vendas de Quebec (XQ)

§ Imposto sobre Mercadorias e Serviços (XG)

§ Imposto Harmonizado sobre Vendas (RC)

RC – Imposto

Harmonizado sobre vendas – Canadá

Reembolsável

Reembolsável somente se forem aplicados ao Encargo de Segurança de Viajantes Aéreos (CA) e à Taxa de Melhoria Aeroportuária (SQ), e se o CA e a SQ forem reembolsados.

XG – Imposto sobre

Mercadorias e Serviços – Canadá

Reembolsável

Reembolsável somente se forem aplicados ao Encargo de Segurança de Viajantes Aéreos (CA) e à Taxa de Melhoria Aeroportuária (SQ), e se o CA e a SQ forem reembolsados.

XQ – Imposto sobre Vendas

de Quebec – Canadá

Reembolsável

Reembolsável somente se forem aplicados ao Encargo de Segurança de Viajantes Aéreos (CA) e à Taxa de Melhoria Aeroportuária (SQ), e se o CA e a SQ forem reembolsados.

E.U.A. – Imposto de Transporte – E.U.A.

Reembolsável

Não reembolsável

XF – Encargo de Instalações de Passageiros – E.U.A.

Reembolsável

Não reembolsável

ZP – Imposto de Trecho de Voo – E.U.A.

Reembolsável

Não reembolsável

AY – Taxa de Segurança do Passageiro – E.U.A.

Reembolsável

Reembolsável

XY – Taxa de Imigração – E.U.A.

Reembolsável

Reembolsável

YC – Taxa Aduaneira – E.U.A.

Reembolsável

Reembolsável

XA – Taxa de Usuário do Serviços de Inspeção de Animais e Plantas (APHIS) – E.U.A.

Reembolsável

Reembolsável

FR – Imposto de Aviação Civil – França

Reembolsável

Reembolsável

O4 – Excedente do Imposto Solidário de Passageiros Aéreos - França

Reembolsável

Reembolsável

QW – Taxa de Serviço de Passageiros (voos domésticos) – França

Reembolsável

Reembolsável

QX – Taxa de Serviço de Passageiros (voos internacionais) – França

Reembolsável

Reembolsável

IZ – Imposto Solidário – França

Reembolsável

Reembolsável



Exemplos de regras não reembolsáveis para impostos, taxas e encargos internacionais:

Impostos, taxas e encargos adicionais

CR – Imposto de Transporte –

Costa Rica

Este imposto não é reembolsável.

Reembolsável somente mediante solicitação ao Instituto de Turismo da Costa Rica. Você pode acessar informações sobre os requisitos de solicitação de reembolso no
site do Instituto de Turismo da Costa Rica.

DO – Imposto de Transporte –

República Dominicana

Reembolsável com relação à parte não utilizada do serviço. Reembolsável em até 30 dias após a emissão. Não reembolsável com relação a valores perdidos.

L8 – Taxa de Turismo –

República Dominicana

Este imposto não é reembolsável.

Você pode solicitar um reembolso elegível diretamente no
site da Diretoria Geral de Impostos Internos.

E2 – Imposto de Infraestrutura –

Equador

Este imposto não é reembolsável.

E3 – Encargos de Segurança –

Arábia Saudita

Este imposto não é reembolsável.

ED – Taxa de Turismo

Internacional – Equador

Este imposto não é reembolsável.

EC – Imposto de Transporte

Governamental - Equador

Reembolsável em bilhetes totalmente não utilizados. Não reembolsável se o bilhete for parcialmente utilizado ou sobre valores perdidos.

PA – Imposto de Valor Agregado –

Panamá

Reembolsável na parte não utilizada do serviço, se em até 180 dias após a emissão do bilhete. Não reembolsável sobre valores perdidos.

PE – Imposto sobre vendas –

Peru

Reembolsável em bilhetes totalmente não utilizados, se em até 30 dias da emissão do bilhete. Não reembolsável se o bilhete for parcialmente utilizado ou sobre valores perdidos.

K3 – Imposto sobre Mercadorias

e Serviços - Índia

Não reembolsável com relação a valores perdidos. O imposto sobre bilhetes parcialmente usados ou completos não utilizados não é reembolsável após 214 dias da emissão do bilhete.

Entre em contato com
a Air Canada Reservations para assistência.

Q7 – Imposto de Selo - Egito

Este imposto não é reembolsável.

S4 – Imposto de Informações Antecipadas de Partidas e Chegadas de Passageiros Internacionais - Egito

Este imposto não é reembolsável.

XL – Imposto de Selo

de Desenvolvimento - Egito

Este imposto não é reembolsável.



Cancelei o cartão de crédito usado no momento da reserva ou ele expirou. Como recebo meu reembolso?

A Air Canada reembolsará o dinheiro no cartão de crédito que você usou no momento da compra.

  • Se o seu novo cartão de crédito estiver na mesma instituição financeira, entre em contato diretamente com eles, pois eles já podem ter transferido o dinheiro para o seu novo cartão.
  • Se você não tiver mais um cartão de crédito com a mesma instituição financeira, entre em contato com seu banco original, cooperativa de crédito ou outra instituição financeira.
  • Se a instituição financeira original não existir mais, você ainda precisará solicitar reembolso. A Air Canada será notificada do fechamento da instituição financeira e entrará em contato diretamente com você para finalizar as informações de pagamento. Caso não tenha recebido uma resposta nossa em até dois meses após o envio do seu pedido original, contate-nos pelo 1 888 247-2262.
  • Se tomarmos conhecimento do fato de que seu banco, cooperativa de crédito ou outra instituição financeira rejeitou um reembolso, entraremos em contato com você.

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Central de Vendas e Reservas Air Canada
No Brasil: 0800-550-0099
Na América do Norte: 1-888-247-2262
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor Air Canada
No Brasil: 0800-770-9250