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Air Canada

Informações para pessoas com necessidades especiais (PcD)

Informações para passageiros com necessidades especiais (PNAE)

 

Viagem acessível

 

A Air Canada está empenhada em ser líder em viagens acessíveis. Acreditamos em prestar nossos serviços e reimaginar nossos espaços com a acessibilidade em mente.

 

Nossos serviços de acessibilidade

 

Através da nossa ampla gama de serviços de acessibilidade, estamos empenhados em oferecer uma experiência de viagem perfeita para todos os nossos clientes.

 

Se você tem uma deficiência visível ou não visível, nossos agentes podem ajudá-lo a embarcar com antecedência para lhe dar tempo extra para localizar seu assento, guardar sua bagagem de mão e ficar confortável antes que os corredores fiquem ocupados.

 

Por isso, chegue pelo menos 30 minutos antes do horário de embarque recomendado.

 

Serviços de Acessibilidade da Air Canada/Audição

 

Audição

 

Requisitos especiais se aplicam se você é surdo ou cego ou se não é autossuficiente.

 

Se você é surdo ou tem deficiência auditiva, oferecemos várias maneiras de entrar em contato quando se trata da sua reserva.

 

TTY:

 

Se você tem um telefone de texto (TTY), pode entrar em contato conosco em algumas etapas simples:

 

1. Disque 711.

2. Depois que o atendente autorizar, digite 437-880-6224 ou 1-833-754-3650 e, em seguida, digite GA.

3. O atendente discará o número para você e o informará assim que alguém atender a chamada.

4. Em seguida, você usará o telefone de texto para se comunicar com o atendente e o atendente atuará como tradutor para a Air Canada.

 

Retransmissão de vídeo:

 

1. Abra o aplicativo Serviço de Retransmissão de Vídeo de sua escolha no seu dispositivo e digite 437-880-6226 ou 1-833-768-2256.

2. Uma chamada de videoconferência começará entre você e o atendente de retransmissão, e o atendente de retransmissão se comunicará via áudio com a Air Canada.

 

Observação: Se você tiver perda auditiva grave ou baixa visão grave, precisará entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes da partida1 para obter aprovação para viajar.

 

Se não se considera autossuficiente no contexto da sua viagem, você terá que estar acompanhado por uma pessoa de apoio.

 

No aeroporto

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção de acessibilidade no site do seu aeroporto.

 

Muitos aeroportos têm loops auditivos, linguagem de sinais e interpretação de linguagem de sinais disponíveis. Para saber o que está disponível no(s) aeroporto(s) pelo(s) qual(is) você estiver viajando, visite diretamente a seção de acessibilidade do site deles.

 

A bordo

 

Enquanto estiver a bordo, nossa tripulação de cabine lhe dará orientações individuais sobre os procedimentos de segurança para decolagem e pouso, anúncios feitos durante o voo e serviços de refeições e bebidas.

 

Todos os vídeos de segurança durante o voo têm legendas ocultas. Também temos o prazer de oferecer conteúdo de entretenimento a bordo (IFE) com legendas ocultas e audiodescrição, quando disponíveis.

 

Observe que podemos substituir a aeronave específica que opere um determinado voo, portanto, o IFE não é garantido.

 

Recursos de acessibilidade a bordo

 

Você pode consultar a tabela abaixo para mais informações sobre todos os recursos de acessibilidade disponíveis a bordo de nossas aeronaves.

 

Air Canada

 

 

Aeronave

Sistema

IFE*

acessível

Cadeira

de rodas

a bordo

Banheiro acessível para cadeira de rodas

Assentos sem

apoio de braço de

corredor móvel

Airbus A220-300 (223)

Fileiras 12 e 19

Airbus A319-100 (319)

Fileiras 1 a 4 e 12

Airbus A320-200 (320)

Fileira 12

Airbus A321-200 (321)

Fileiras 12, 14 e 27, assento 15D e todos os assentos da Classe Signature

Airbus A330-300 (333)

A localização varia de acordo com a aeronave

Boeing 737 MAX 8 (7M8)

Fileiras 12 e 19

Boeing 777-200LR (77L)

Fileiras 12, 13, 14, 18, 30, 31 (apenas A, B, C, H, J e K)

Boeing 777-300ER (77W)

Fileiras 12, 13, 14, 18, 30, 31 (apenas A, B, C, H, J e K) e 50

Boeing 787-8 (788)

Fileiras 12, 13, 14, 18 e 31

Boeing 787-9 (789)

Fileiras 12, 13, 14, 18 e 31

 

Air Canada Express

Air Canada Rouge

 

*IFE refere-se ao sistema de entretenimento em voo

 

Como usar um dispositivo eletrônico pessoal

Modelo de seleção de áudio tátil disponível

Em aeronaves selecionadas

 

1. Faremos um esforço razoável para atender pedidos feitos em até 48 horas.

 

 

Dispositivos médicos e oxigênio

 

Lembre-se de levar bateria suficiente para 1,5 vezes o seu tempo total de viagem. As tomadas elétricas nos assentos não foram projetadas para uso com dispositivos médicos e não podem ser usadas para sua própria segurança.

 

As informações abaixo se aplicam ao viajar com um dispositivo médico portátil alimentado por bateria. Para auxílios de mobilidade movidos a bateria, como cadeiras de rodas ou scooters, consulte a  seção auxílios de mobilidade.

 

Viajando com seu dispositivo médico

 

Caso precise usar seu dispositivo médico portátil aprovado alimentado por bateria durante o voo, você deve:

 

· Entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes da partida e obter aprovação médica antes da viagem1.

· Se viajar com um Concentrador de Oxigênio Portátil (POC), verifique se é um modelo aprovado consultando o gráfico mais abaixo nesta página.

· Saiba como usar seu dispositivo sem assistência.

· Guarde o seu dispositivo embaixo do assento à sua frente em todos os momentos.

 

Os Serviços de Acessibilidade da Air Canada podem ajudar no cálculo da energia da bateria assim que a aprovação médica para viajar for confirmada.

 

OBSERVAÇÃO: O oxigênio enlatado (também conhecido como oxigênio recreativo ou aromatizado) não é aceito em bagagens despachadas ou de mão.

 

Condições de bagagens de mão

 

Dispositivos médicos portáteis alimentados por bateria e suas baterias são aceitos como bagagem de mão sob as seguintes condições:

 

· O seu dispositivo não deve exceder 23 cm x 40 cm x 55 cm (9" x 16" x 22") e 10 kg (22 lb). Se isso acontecer, ele precisará ser transportado como bagagem despachada.

· Baterias sobressalentes são permitidas apenas como bagagem de mão. Essas baterias devem ser acondicionadas para protegê-las de danos físicos e devem ser guardadas com segurança durante o voo.

· Uma bateria já instalada em um dispositivo não é considerada bateria sobressalente.

 

Condições de bagagem despachada

 

Dispositivos médicos portáteis alimentados por bateria e suas baterias são aceitos como bagagem despachada sob as seguintes condições:

 

· Dispositivos superiores a 23 cm x 40 cm x 55 cm (9" x 16" x 22") e 10 kg (22 lb) devem ser transportados como bagagem despachada, ou um assento pode ser comprado para eles. Você deve entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes da partida para verificar seu dispositivo ou comprar um assento adicional para ele.

· Seu dispositivo deve ser acondicionado de forma a evitar danos físicos ou operação não intencional.

· Baterias não projetadas para serem removidas podem permanecer instaladas no dispositivo (por exemplo, bomba de insulina ou máquina portátil de diálise renal).

 

Confira nossa lista de itens restritos e proibidos para saber mais sobre o que você pode ou não levar na bagagem de mão ou despachada, os tipos de baterias e sua franquia e as práticas de segurança de baterias.

 

Comprando nosso serviço de oxigênio Medipak

 

Se não puder trazer o seu próprio Concentrador de Oxigénio Portátil (POC), você pode adquirir nosso serviço de oxigénio Medipak. Você precisará entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada para obter aprovação médica pelo menos 48 horas antes da partida.

 

Para mais informações sobre as taxas do Medipak, entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada.

 

Modelos aprovados de Concentradores de Oxigênio Portáteis

 

Se você precisar de um Concentrador de Oxigênio Portátil (POC) durante o voo, deverá entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes da partida e obter aprovação médica.

 

Não vê o seu modelo listado? Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada.

 

Modelos aprovados

 

AirSep Focus

AirSep FreeStyle/AirSep FreeStyle 5

AirSep LifeStyle* (Se o adesivo seguinte estiver afixado: “RTCA/DO-160 Seção 21 Compatível com a Categoria M”)

Concentrador de oxigênio individual ARYA (Baterias de 5 lb: bateria de 8 células [simples], bateria de 16 células [dupla])*†

Belluscura X-PLOR

Caire Freestyle

Delphi RS-00400 (EVO Central Air)

iGo (DeVilbiss)/iGo2 (Drive/DeVilbiss)

Hi-Sanso Portable

Inogen One OxyGo/Inogen One G2/Inogen One G3/Inogen One G4/Inogen One G5/Inogen Rove 6

Inova Labs LifeChoice/LifeChoice Activox/International Biophysics LifeChoice

Invacare Platinum Mobile/Invacare Solo 2*/Invacare XPO2

Tecnologia médica Kingon Modelos P2/P2-E6

Nidek Nano††

Oxlife Freedom/Oxlife Liberty

Oxus RS-00400

OxyGo FIT/OxyGo NEXT

Concentrador de oxigênio individual Precision Medical Live Active Five/Precision Medical EasyPulse

Respironics EverGo/Respironics SimplyGo

RHYTHYM P2-E6

SeQual Eclipse* (todos os modelos)/SeQual eQuinox (modelo 4000)*/Oxywell (modelo 4000)*/SeQual SAROS*

SimplyGo Mini

Varon NT-1/NT-2/NT-5/NT-6

VBOX Trooper*

Zen-O/Zen-O Lite

 

 

Exceções

 

*Os modelos marcados com um asterisco (*) não podem ser acomodados em nossa cabine Air Canada Signature Class devido ao espaço limitado.

 

Para os modelos ARYA, Inogen, Oxlife e OxyGo marcados por uma única adaga (†), você pode encontrar problemas na segurança do aeroporto se o seu dispositivo estiver equipado com uma bateria dupla, pois o cumprimento varia de país para país. Não podemos garantir o que é aceito em todos os países.

 

Oxigênio no solo

 

Apenas para voos no Canadá, reembolsaremos os clientes elegíveis pelo oxigénio concentrado de que necessitam e compraremos a um prestador de serviços a parte no terreno do seu itinerário. A parte elegível para um reembolso inclui três horas de oxigênio e o tempo entre as conexões.

 

Elegibilidade:

 

Para ser elegível para um reembolso, seu suprimento de oxigênio deve:

 

Seja usado durante sua viagem no Canadá

 

Ter sido contratado e pago a um prestador de serviços

 

Não estar coberto por uma seguradora, empregador ou plano de saúde provinciais

 

Ser indicado conforme necessário no formulário de Aptidão para viagem, conforme preenchido pelo seu médico e verificado pelo nosso Departamento de Saúde Ocupacional

 

Para solicitar um reembolso:

 

Envie as seguintes informações para o endereço ou número de fax listados abaixo, em até três meses após a conclusão da sua viagem:

 

Uma cópia do recibo do suprimento de oxigênio que você comprou para sua viagem com a Air Canada

 

Seu nome completo como aparece na sua reserva

 

A referência da sua reserva

 

O(s) seu(s) número(s) e data(s) de voos

 

Seu reembolso será emitido por cheque e enviado para o endereço que você informar. Aguarde até três semanas para que o seu pedido seja processado.

 

Endereço postal:

Air Canada Customer Relations

Assunto: Reembolso de oxigênio em solo

P. O. Box 64239

R.P.O. Thorncliffe

Calgary, Alberta

T2K 6J7

Fax:

1-866-584-0380

 

1. Garantimos que faremos um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas.

 

Assistência na calçada

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e os locais de entrega/coleta, consulte o site do seu aeroporto.

 

 

Se você precisar de um Concentrador de Oxigênio Portátil (POC) durante o voo, deverá entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes da partida e obter aprovação médica.

 

Não vê o seu modelo listado? Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada.

 

Modelos aprovados

 

AirSepFocus

AirSep FreeStyle/AirSep FreeStyle5

AirSepLifeStyle* (Se o seguinte aviso estiver afixado: "RTCA/DO-160 Seção21 Compatível com a Categoria M”)

Concentrador de oxigênio individual ARYA (Baterias de 5lb: bateria de 8células [simples], bateria de 16células [dupla])*†

Belluscura X-PLOR

CaireFreestyle

DelphiRS-00400 (EVO CentralAir)

iGo (DeVilbiss)/iGo2 (Drive/DeVilbiss)

Hi-SansoPortátil

Inogen OneOxyGo/Inogen OneG2/Inogen OneG3/Inogen OneG4/Inogen OneG5/Inogen Rove6

InovaLabs LifeChoice/LifeChoice Activox/Biofísica Internacional LifeChoice

Invacare Platinum Mobile/Invacare Solo2*/Invacare XPO2

Tecnologia médica Kingon ModelosP2/P2-E6

Nidek Nano††

Oxlife Freedom/Oxlife Liberty

OxusRS-00400

OxyGo FIT/OxyGo NEXT

Concentrador de oxigênio individual Precision Medical Live Active Five/Precision Medical EasyPulse

Respironics EverGo/Respironics SimplyGo

RHYTHYMP2-E6

SeQual Eclipse* (todos os modelos)/SeQual eQuinox (modelo 4000)*/Oxywell (modelo 4000)*/SeQual SAROS*

SimplyGo Mini

VaronNT-1/NT-2/NT-5/NT-6

VBOXTrooper*

Zen-O/Zen-OLite

 

 

Exceções

 

*Os modelos marcados com um asterisco (*) não podem ser acomodados em nossa cabine Air Canada Signature Class devido ao espaço limitado.

 

Para os modelos ARYA, Inogen, Oxlife e OxyGo marcados por uma única adaga (†), você pode encontrar problemas na segurança do aeroporto se o seu dispositivo estiver equipado com uma bateria dupla, pois o cumprimento varia de país para país. Não podemos garantir o que é aceito em todos os países.

 

Oxigênio no solo

 

Apenas para voos no Canadá, reembolsaremos os clientes elegíveis pelo oxigénio concentrado de que necessitam e compraremos a um prestador de serviços a parte no terreno do seu itinerário. A parte elegível para um reembolso inclui três horas de oxigênio e o tempo entre as conexões.

 

Elegibilidade:

 

Para ser elegível para um reembolso, seu suprimento de oxigênio deve:

 

· Seja usado durante sua viagem no Canadá

 

· Ter sido contratado e pago a um prestador de serviços

 

· Não estar coberto por uma seguradora, empregador ou plano de saúde provinciais

 

· Ser indicado conforme necessário no formulário de  Aptidão para viagem, conforme preenchido pelo seu médico e verificado pelo nosso Departamento de Saúde Ocupacional

 

Para solicitar um reembolso:

 

Envie as seguintes informações para o endereço ou número de fax listados abaixo, em até três meses após a conclusão da sua viagem:

 

· Uma cópia do recibo do suprimento de oxigênio que você comprou para sua viagem com a Air Canada

 

· Seu nome completo como aparece na sua reserva

 

· A referência da sua reserva

 

· O(s) seu(s) número(s) e data(s) de voos

 

Seu reembolso será emitido por cheque e enviado para o endereço que você informar. Aguarde até três semanas para que o seu pedido seja processado.

 

Endereço postal:

Air Canada Customer Relations

Assunto: Reembolso de oxigênio em solo

P. O. Box 64239

R.P.O. Thorncliffe

Calgary, Alberta

T2K 6J7

 

Fax:

1-866-584-0380

 

1. Garantimos que faremos um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas.

 

Assistência na calçada

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e os locais de entrega/coleta, consulte o site do seu aeroporto.

 

Auxílios e assistência à mobilidade

 

Ligue ou envie um e-mail para os Serviços de Acessibilidade da Air Canada se você estiver viajando com seu próprio auxílio de mobilidade e/ou precisar de assistência para e do seu assento de cabine.

 

Antes de viajar, você pode solicitar assistência para cadeiras de rodas online rápida e facilmente, seguindo os passos abaixo.

 

Como solicitar assistência para cadeiras de rodas

 

Ainda não reservei meu voo:

 

1. Comece reservando seu voo conosco.

 

2. Quando chegar à página "Quem está viajando?", clique em "Serviços de acessibilidade" abaixo dos campos de data de nascimento.

 

3. Assim que a caixa de serviços de acessibilidade aparecer, selecione "Solicitar assistência para cadeira de rodas" e escolha o que você precisa entre as opções apresentadas. Oferecemos assistência no aeroporto, ao subir ou descer degraus e para ou do seu assento de cabine.

 

Já reservei meu voo:

 

1. Clique na guia “Minhas reservas” na nossa página inicial, digite as suas informações de reserva e clique em “Encontrar”.

 

2. Assim que as informações da sua reserva aparecerem, role até a parte inferior e selecione o menu suspenso “Serviços de acessibilidade” para cada passageiro que precise de assistência em cadeira de rodas.

 

3. Selecione “Assistência em cadeira de rodas” e escolha o tipo de assistência necessária; em seguida, clique em “Atualizar”.

 

Após solicitar o serviço de cadeira de rodas, essas informações serão incluídas na seção de dados do passageiro da sua reserva.

 

Viajando com seu próprio dispositivo

 

Dispositivos de assistência pequenos

 

Você pode trazer seu dispositivo de mobilidade ou assistência pequeno a bordo gratuitamente, desde que ele possa ser guardado com segurança. Exemplos desses dispositivos são cintas, bengalas, muletas, andadores, roladores, próteses e dispositivos de comunicação, como dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa (AAC).

 

Se o seu dispositivo não puder ser guardado com segurança a bordo, teremos o maior prazer em transportá-lo gratuitamente como parte de suas malas despachadas.

 

Cadeira de rodas manual

 

Viajar com sua própria cadeira de rodas manual não exige que você preencha formulários. No entanto, pedimos que você avise os Serviços de Acessibilidade da Air Canada com a máxima antecedência possível para que possamos ajudá-lo melhor.

 

Auxílios de mobilidade e dispositivos de assistência motorizados

 

Se estiver viajando com seu próprio auxílio de mobilidade alimentado por bateria (por exemplo, cadeira de rodas ou scooter), pedimos que você:

 

· Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes do seu voo1.

 

· Perguntaremos a altura, largura, peso e tipo de bateria do seu dispositivo para garantir que ele passe pela porta de carga da aeronave.

 

· Se o seu auxílio de mobilidade não couber na aeronave do seu voo, ofereceremos outras opções (por exemplo, voo/data alternativa ou rota diferente). Se aceitar uma destas opções, será cobrada a tarifa mais baixa entre as duas viagens.

 

· Preencha o Formulário de informações de auxílios de mobilidade motorizados.

 

· Chegue ao aeroporto e faça o check-in pelo menos 30 minutos antes do horário de check-in recomendado.

 

· Retire todas as peças removíveis do seu auxílio de mobilidade e coloque-as na sua bagagem de mão.

 

Reservou um voo mais caro devido ao tamanho da sua cadeira de rodas?

 

Você pode ter direito a um reembolso pela diferença de tarifa se ambos os voos forem operados pela Air Canada, Air Canada Rouge ou Air Canada Express, e se forem para a mesma data, origem, destino e rota.

 

Para solicitar um reembolso, escreva para accessible@aircanada.ca e inclua as dimensões da sua cadeira de rodas, uma captura de tela da data e da tarifa do voo de preço mais baixo e uma cópia do itinerário do voo que você reservou.

 

Formulário de informações de auxílios de mobilidade motorizados

 

Siga estas etapas para preencher o formulário:

 

1. Preencha e imprima duas cópias do formulário.

 

2. Anexe uma cópia ao seu auxílio de mobilidade. Ele servirá como um guia de manuseio útil.

 

3. Mantenha a outra cópia prontamente disponível como reserva.

 

4. Se você não se sentir à vontade para imprimir e preencher o formulário em casa, pode solicitar um formulário no aeroporto e preenchê-lo lá.

 

5. Se possível, traga uma foto do seu auxílio de mobilidade para que possa ser anexada ao formulário.

 

Desmontagem, acondicionamento e remontagem

 

Quando necessário, desmontaremos, acondicionaremos e remontaremos na chegada o seu auxílio de mobilidade alimentado por bateria. Para isso:

 

· Pedimos que traga com você instruções ou requisitos especiais de manuseio que possam nos ajudar na desmontagem e remontagem do seu auxílio de mobilidade. Essas informações precisam ser incluídas no Formulário de informações de auxílios de mobilidade motorizados.

 

· Traga com você quaisquer ferramentas especializadas normalmente usadas para desmontar/remontar o seu auxílio de mobilidade.

 

· Talvez seja necessário retirar e acondicionar as baterias separadamente se as baterias não estiverem presas. Baterias sujeitas a vazamento também terão que ser retiradas se precisarmos inclinar seu auxílio de mobilidade durante o processo de carregamento ou arrumação.

 

· Observe que as políticas para baterias sujeitas a vazamento variam de transportadora para transportadora. Se você estiver fazendo uma conexão com outra companhia aérea, entre em contato com ela para obter informações sobre a política deles.

 

Restrições de tamanho e peso

 

Faremos o nosso melhor para acomodar o seu auxílio de mobilidade. Se necessário, removeremos carga ou bagagens do porão. No entanto, é importante garantir que o seu auxílio de mobilidade passe pela porta de carga. Os Serviços de Acessibilidade da Air Canada podem ajudá-lo a encontrar essas informações, ou você pode usar a tabela abaixo para verificar os tamanhos das portas em nossas aeronaves.

 

Para usar o filtro do gráfico, insira a altura e a largura do seu auxílio de mobilidade e, em seguida, envie. Você verá uma lista de aeronaves que podem se adequar ao seu auxílio de mobilidade com base nas medidas que você informar.

 

Observe que nossas rampas e elevadores podem suportar até 393 kg (866 lb). Cadeiras de rodas movidas a bateria são sempre carregadas e arrumadas na posição vertical.

 

Metros / Polegadas – Altura – Largura / Enviar

 

Aeronave

Altura máxima da

porta de carga

Largura máxima da porta de carga

Airbus A220-300 (223)

0,84 m (33,0 pol.)

1,18 m (46,4 pol.)

Airbus A319-100 (319)

1,23 m (48,6 pol.)

1,81 m (71,5 pol.)

Airbus A320-200 (320)

1,19 m (46,9 pol.)

1,81 m (71,5 pol.)

Airbus A321-200 (321)

1,19 m (46,9 pol.)

1,81 m (71,5 pol.)

Airbus A330-300 (333)

1,70 m (67,0 pol.)

2,44 m (96,0 pol.)

Boeing 737 MAX 8 (7M8)

0,89 m (35,0 pol.)

1,22 m (48,0 pol.)

Boeing 777-200LR (77L)

1,70 m (67,0 pol.)

2,58 m (101,9 pol.)

Boeing 777-300ER (77W)

1,70 m (67,0 pol.)

2,58 m (101,9 pol.)

Boeing 787-8 (788)

1,70 m (67,0 pol.)

2,69 m (106,0 pol.)

Boeing 787-9 (789)

1,70 m (67,0 pol.)

2,69 m (106,0 pol.)

De Havilland Dash 8-400 (DH4)

1,50 m (59 pol.)

1,24 m (49 pol.)

Embraer E175 (E75)

0,90 m (35,4 pol.)

1,10 m (43,3 pol.)

Mitsubishi CRJ200 (CRJ)

0,81 m (32 pol.)

1,07 m (42 pol.)

Mitsubishi CRJ900 (CR9)

0,81 m (32 pol.)

0,96 m (38 pol.)

 

 

 

1. Garantimos que faremos um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas.

 

No aeroporto

 

Mediante solicitação, podemos:

 

· Providenciar assistência em cadeira de rodas para e da porta da aeronave.

 

· Ajudar você a passar da sua cadeira de rodas ou outro auxílio de mobilidade para o seu assento.

 

· Ajudar você a ir ao banheiro do aeroporto com o uso de uma cadeira de rodas. Observação: não podemos prestar assistência dentro do banheiro. Se precisar de ajuda após a entrada do banheiro, você terá que estar acompanhado pela sua pessoa de apoio.

 

· Permitir o uso da sua própria cadeira de rodas ou outro auxílio de mobilidade até a momento de guardá-la e entregá-la no portão na chegada.

 

· Levá-lo até a área de espera perto do seu portão e verificar periodicamente como você está.

 

· Oferecer a você a oportunidade de embarcar mais cedo para que possa localizar o seu lugar e guardar os seus pertences. Chegue pelo menos 30 minutos antes dos horários de embarque recomendados. Caso contrário, podemos pedir que embarque após outros clientes, para que nossos agentes possam ajudar você melhor.

 

Para aviões menores, rampas de acesso ou elevadores de passageiros estão disponíveis nos aeroportos para ajudar você a embarcar com segurança.

 

Assistência na calçada

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e os locais de entrega/coleta, consulte o site do seu aeroporto.

 

A bordo

 

Mediante solicitação, nossa tripulação pode:

 

· Ajudar você a guardar e recuperar seus pertences

 

· Ajudar você a se deslocar para e do banheiro da aeronave com o uso da cadeira de rodas de bordo

 

Observe que não podemos prestar assistência dentro do banheiro. Se precisar de ajuda após a entrada do banheiro, você terá que estar acompanhado pela sua pessoa de apoio.

 

Alguns dos nossos aviões têm banheiros acessíveis com recursos projetados para esforço mínimo.

 

Veja o quadro abaixo para mais informações sobre os recursos de acessibilidade disponíveis a bordo de nossas aeronaves.

 

Air Canada

 

Aeronave

Sistema

IFE*

acessível

Cadeira

de rodas

a bordo

Banheiro acessível para cadeira de rodas

Assentos sem

apoio de braço de

corredor móvel

Airbus A220-300 (223)

Fileiras 12 e 19

Airbus A319-100 (319)

Fileiras 1 a 4 e 12

Airbus A320-200 (320)

Fileira 12

Airbus A321-200 (321)

Fileiras 12, 14 e 27, assento 15D e todos os assentos da Classe Signature

Airbus A330-300 (333)

A localização varia de acordo com a aeronave

Boeing 737 MAX 8 (7M8)

Fileiras 12 e 19

Boeing 777-200LR (77L)

Fileiras 12, 13, 14, 18, 30, 31 (apenas A, B, C, H, J e K)

Boeing 777-300ER (77W)

Fileiras 12, 13, 14, 18, 30, 31 (apenas A, B, C, H, J e K) e 50

Boeing 787-8 (788)

Fileiras 12, 13, 14, 18 e 31

Boeing 787-9 (789)

Fileiras 12, 13, 14, 18 e 31

 

Air Canada Express

Air Canada Rouge

 

*IFE refere-se ao sistema de entretenimento em voo

 

Como usar um dispositivo eletrônico pessoal

Modelo de seleção de áudio tátil disponível

Em aeronaves selecionadas

 

 

Auxílios de mobilidade atrasados, danificados ou perdidos

 

Fazemos o nosso melhor para lidar com todos os seus pertences com cuidado. Apesar dos nossos melhores esforços, auxílios de mobilidade podem às vezes ser danificados ou atrasados.

 

Se notar algum dano no seu auxílio de mobilidade quando chegar ao seu destino, apresente um relatório na área de Coleta de Bagagem assim que chegar.

 

Se não conseguir apresentar um relatório imediatamente, faça isso em até sete dias seguindo os passos abaixo.

 

passo 1

Na nossa página de suporte ao cliente, selecione Problemas com bagagem

 

passo 2

Selecione Auxílios de mobilidade e, em seguida, Danificados no menu suspenso

 

passo 3

Forneça suas informações e qualquer documentação de apoio

 

Se o seu auxílio de mobilidade estiver atrasado ou danificado, daremos a você um substituto temporário, repararemos imediatamente o seu auxílio de mobilidade no seu fornecedor preferido, se desejar, e reembolsaremos as despesas incorridas devido ao atraso ou dano.

 

Consulte um agente da Air Canada no aeroporto ou entre em contato conosco se quiser falar com um encarregado de resolução de reclamações (CRO).

 

No caso raro de o seu auxílio de mobilidade ser destruído ou perdido, vamos substituí-lo por um modelo comparável. Observe que não aplicamos os valores máximos de responsabilidade estabelecidos na Convenção de Montreal ou na Convenção de Varsóvia, conforme declarado em nossas Condições de Transporte e Tarifas.

 

 

Deficiências não visíveis

 

Se você tem uma deficiência não visível, oferecemos algumas opções para ajudá-lo em sua jornada. Se nenhuma das opções abaixo atender às suas necessidades, você também pode optar por adicionar uma nota ao seu registro informando que tem uma deficiência não visível.

 

Serviço para adultos desacompanhados

 

Se tem 12 anos ou mais e se considera autossuficiente, pode optar por ter alguma assistência extra durante a sua viagem. Nosso serviço para adultos desacompanhados é uma ótima opção para indivíduos neurodiversos que gostariam de alguma tranquilidade.

 

Observe que esse serviço não se aplica a passageiros que não sejam autossuficientes. Se não for autossuficiente, você terá que viajar com uma pessoa de apoio designada.

 

Se você estiver viajando em um voo operado por outra companhia aérea, precisará entrar em contato diretamente com essa companhia aérea para confirmar se ela fornece um serviço similar.

 

Para detalhes completos sobre nosso serviço para adultos desacompanhados ou para solicitá-lo, entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada.

 

Programa de Deficiências Ocultas Sunflower

 

O programa Deficiências Ocultas Sunflower é uma maneira de você compartilhar voluntariamente que tem uma deficiência ou condição não visível e que pode precisar de ajuda, compreensão ou tempo extra.

 

Quando você solicitar uma fita de pulso Sunflower a um de nossos tripulantes e usá-la a bordo, podemos proporcionar o apoio de que você precisa para se sentir confortável.

 

Fitas de pulso Sunflower estão disponíveis em vários aeroportos canadenses que reconhecem o programa de Deficiências Ocultas Sunflower. Encontre a lista completa dos aeroportos que adotam o programa Sunflower.

 

Encontrar aeroportos

 

Assistência na calçada

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção de acessibilidade no site do seu aeroporto.

 

 

Alergias graves

Crianças de 8 a 11 anos com alergias graves devem viajar com um genitor ou responsável ou uma pessoa de apoio de 16 anos ou mais, assim como jovens de 12 a 18 anos se não puderem autoadministrar sua medicação.

 

Como não podemos controlar a presença de alérgenos que outros passageiros podem trazer a bordo (como, por exemplo, amendoim ou pelos de animais de estimação), é possível que esses alérgenos permaneçam nas ou entre as almofadas dos assentos, apesar das políticas de higiene da aeronave.

 

Para ajudá-lo a evitar o risco de exposição, podemos configurar uma zona tampão para você.

 

O que é uma zona tampão?

 

Uma zona tampão é um pequeno grupo de assentos a bordo do avião em que:

 

· Aconselhamos os passageiros ao seu redor a abster-se de consumir o seu alérgeno se você tiver alergia alimentar ou de usar um produto perfumado se tiver alergia a perfume.

 

· Nenhum passageiro viajando com animais de estimação estará sentado se você for alérgico a gatos ou cachorros.

 

Essa pequena área designada permite que nossa equipe ajude a minimizar o risco de exposição a alérgenos.

 

A área ou o tamanho exatos da zona tampão variará dependendo do seu voo específico. Você precisará solicitar uma zona tampão com antecedência.

 

Aqui estão as condições gerais dos nossos assentos em zonas tampão:

 

· Não temos zonas tampão de aeronaves completas nem fazemos anúncios gerais sobre alergias.

 

· Uma vez a bordo, os clientes sentados na zona tampão são informados por nossa tripulação antes da decolagem e solicitados a evitar consumir ou usar qualquer produto que contenha o seu alérgeno.

 

· Você pode pedir para embarcar antes de outras pessoas para que possa limpar profundamente o seu assento de alérgenos em potencial. Para isso, chegue pelo menos 30 minutos antes do horário de embarque recomendado. Se optar por não embarcar com antecedência, poderemos pedir-lhe que embarque depois de outros passageiros para que os nossos agentes possam ajudar você melhor.

 

· Em nossa cabine da Classe Signature da Air Canada, a zona tampão será a sua suíte.

 

Como solicitar uma zona tampão

 

Para solicitar uma zona tampão, entre em contato conosco pelo menos 48 horas antes da partida1.

 

Alergias graves a gatos ou cachorros

 

Se você tem uma alergia grave a gatos ou cachorros, certifique-se de sempre levar seus medicamentos, bem como desinfetante para as mãos, e tome precauções como trazer lenços umedecidos para limpar as áreas circundantes.

 

Alergias graves a alimentos e outras alergias

 

Embora sempre façamos o nosso melhor para ajudar e proteger aqueles que tenham alergias graves, lembre-se de que não podemos controlar totalmente o ambiente da aeronave ou o que outros clientes podem trazer a bordo.

 

O que fazemos

 

Aqui estão algumas das nossas iniciativas com relação aos lanches embalados2 que oferecemos a bordo:

 

· Eliminamos os amendoins de todos os lanches de bar embalados oferecidos a bordo em todas as nossas cabines.

 

· Sempre que possível, substituímos outros lanches embalados por alternativas que não contenham amendoim.

 

· Todos os nossos lanches embalados apresentam um rótulo listando os ingredientes.

 

O que você pode fazer

 

Apesar de nossos melhores esforços, os produtos que servimos e oferecemos para venda contêm vários ingredientes que podem ser alérgenos para alguns clientes. Se você é alérgico ou sensível a produtos que podem ser encontrados na cabine de uma aeronave, não se esqueça de levar sempre:

 

· Medicação

 

· Desinfetante para as mãos

 

· Lenços umedecidos para limpar as áreas circundantes

 

· Seus próprios lanches

 

1. Garantimos que faremos um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas.

 

2. Não assumimos responsabilidade quando se trata das informações nos rótulos dos ingredientes dos alimentos embalados que servimos.

 

 

Cachorros de serviço/apoio emocional

 

Cachorros de serviço

 

Ao viajar com um cachorro de serviço, tenha em mente o seguinte:

 

· Cada passageiro pode viajar com apenas um cachorro de serviço.

 

· Exceção: para voos para/dos E.U.A., você pode viajar com dois cachorros de serviço. Se necessário, espaço extra no chão está disponível para compra.

 

· Cachorros de serviço não são permitidos nos assentos e devem sempre permanecer no chão em frente ao assento.

 

· Seu cachorro de serviço deve ter sido treinado para realizar tarefas para ajudar uma pessoa com deficiência.

 

· Para voos domésticos, internacionais e caribenhos, seu cachorro de serviço deve ter sido treinado individualmente por uma organização ou pessoa especializada em adestramento de cachorros de serviço1.

 

· Seu cachorro de serviço deve sempre permanecer sob seu controle durante a viagem e deve ser arreado, segurado na coleira ou amarrado enquanto não estiver no canil dele.

 

· Ao perguntar sobre o tamanho, peso e outras características do seu cachorro de serviço, avaliaremos se ele pode caber confortavelmente aos seus pés. Se determinarmos que não pode, você pode solicitar espaço adicional no chão entrando em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes do seu voo.

 

· Se determinarmos que seu cachorro de serviço precisa de espaço extra no chão, ele é gratuito para voos no Canadá. Para todos os outros voos, você precisará comprar espaço extra no chão.

 

· Seu cachorro de serviço deve atender a todos os requisitos de viagem, entrada ou saída do país, província, estado ou território para o qual você está viajando (veja a lista abaixo).

 

Requisitos de viagem

 

Voos para os E.U.A.

 

Os E.U.A. têm regulamentos específicos para cachorros que entrem no país. Consulte nossa página de regulamentos governamentais para mais informações sobre esses requisitos de entrada.

 

Você deve preencher e enviar aos Serviços de Acessibilidade da Air Canada os seguintes formulários2 pelo menos 48 horas antes da partida3.

 

· Formulário de Transporte Aéreo de Animais de Serviço do Departamento de Transportes dos E.U.A. (somente em inglês)

 

· Para voos de oito horas ou mais, preencher também: Formulário de Atestado de Adestramento Higiênico de Animais de Serviço do Departamento de Transportes dos E.U.A. (somente em inglês)

 

Todos os outros voos

 

Você deve preencher e enviar aos Serviços de Acessibilidade da Air Canada os seguintes formulários2 pelo menos 48 horas antes da partida3.

 

· Formulário de Animais de Serviço da Air Canada

 

Você também precisa fornecer identificação ou outros documentos emitidos por uma organização ou pessoa especializada no adestramento de cachorros de serviço. Esse cartão ou documento deve identificar a pessoa requerendo o cachorro de serviço e atestar que o cachorro foi treinado individualmente pela organização ou pessoa para realizar uma tarefa para ajudar essa pessoa relacionada à sua deficiência.

 

1. Podemos solicitar prova de certificação.

 

2. Os titulares de cartões do Canadian National Institute for the Blind não são obrigados a preencher o(s) formulário(s), mas ainda precisam entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada para fazer a reserva do seu animal de serviço.


3. Garantimos que faremos um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas.

 

Cachorros de apoio emocional

 

Apenas cachorros são aceitos como animais de apoio emocional. Lembre-se do seguinte ao viajar com seu cachorro de apoio emocional:

 

· Seu cachorro de apoio emocional deve poder viajar com segurança e conforto em uma caixa de transporte de animais de estimação aprovada sob o assento à sua frente.

 

· Se o seu cachorro de apoio emocional não puder viajar com segurança e conforto em uma caixa de transporte, ele poderá viajar no compartimento de bagagem pressurizado disponível na maioria das nossas aeronaves.

 

· Seu cachorro de apoio emocional deve permanecer na caixa de transporte dele durante toda a sua viagem.

 

Requisitos de viagem

 

Pelo menos 96 horas antes do seu voo, envie:

 

· Um formulário de Solicitação de Cachorro de Apoio Emocional – Reconhecimento e Confirmação de Comportamento preenchido.

 

· Um Formulário de Profissional Médico/de Saúde Mental preenchido por um profissional médico ou de saúde mental licenciado que esteja em situação regular com o seu órgão de classe e ateste que o está tratando de uma deficiência de saúde mental que requer um cachorro de apoio emocional.

 

· Um Formulário de Saúde Veterinária confirmando que seu cachorro de apoio emocional está livre de carrapatos, pulgas e doenças infecciosas ou contagiosas que possam colocar em risco outros animais ou a saúde pública. O Formulário de Saúde Veterinária deve atestar o bom comportamento do seu cachorro e indicar que ele caberá com segurança e conforto em uma caixa de transporte sob o assento.

 

· Documentação que demonstre que seu cachorro de apoio emocional atende a todos os requisitos de viagem, entrada ou saída do país, província, estado ou território para o qual você está viajando.

 

Assistência na calçada

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção de acessibilidade no site do seu aeroporto.

 

 

Assentos especiais

 

Opções de assentos

 

Faremos o nosso melhor para proporcionar o melhor arranjo de assentos disponível na cabine em que você estiver viajando com base em suas necessidades específicas.

 

Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas1 antes da partida para solicitar:

 

· Um arranjo de assento flexível (por exemplo: apoios de braços levantáveis ou removíveis, proximidade dos banheiros ou da saída ou extensor de cinto de segurança)

 

· Assento extra ou espaço adicional

 

Mais sobre o espaço adicional

 

· Assentos adjacentes são atribuídos com antecedência para nos ajudar a atender melhor às suas necessidades.

 

· Apenas uma reserva e bilhete são necessários em nome da pessoa que viaja. Não são permitidas reservas duplicadas com o mesmo nome, nem reservas idênticas feitas com nomes diferentes.

 

· Você pode solicitar um assento extra gratuitamente ao viajar no Canadá2 simplesmente imprimindo uma cópia do Formulário de aptidão para viagem da Air Canada e seguindo as instruções de como solicitar aprovação médica.

 

· Se você estiver viajando para fora do Canadá, assentos extras estão disponíveis para compra.

 

· Devido à configuração da cabine, assentos extras não estão disponíveis em nossa cabine da Classe Signature.

 

· Se o seu pedido de espaço extra for devido a uma deficiência, você também terá que obter aprovação médica antes de viajar.

 

· Consulte nossa seção Cachorros de serviço/apoio emocional se o espaço extra for para seu animal de serviço.

 

Recursos de acessibilidade a bordo

 

Você pode consultar a tabela abaixo para mais informações sobre todos os recursos de acessibilidade disponíveis a bordo de nossas aeronaves.

 

Air Canada

 

Aeronave

Sistema

IFE*

acessível

Cadeira

de rodas

a bordo

Banheiro acessível para cadeira de rodas

Assentos sem

apoio de braço de

corredor móvel

Airbus A220-300 (223)

Fileiras 12 e 19

Airbus A319-100 (319)

Fileiras 1 a 4 e 12

Airbus A320-200 (320)

Fileira 12

Airbus A321-200 (321)

Fileiras 12, 14 e 27, assento 15D e todos os assentos da Classe Signature

Airbus A330-300 (333)

A localização varia de acordo com a aeronave

Boeing 737 MAX 8 (7M8)

Fileiras 12 e 19

Boeing 777-200LR (77L)

Fileiras 12, 13, 14, 18, 30, 31 (apenas A, B, C, H, J e K)

Boeing 777-300ER (77W)

Fileiras 12, 13, 14, 18, 30, 31 (apenas A, B, C, H, J e K) e 50

Boeing 787-8 (788)

Fileiras 12, 13, 14, 18 e 31

Boeing 787-9 (789)

Fileiras 12, 13, 14, 18 e 31

 

Air Canada Express

Air Canada Rouge

 

*IFE refere-se ao sistema de entretenimento em voo

 

Como usar um dispositivo eletrônico pessoal

Modelo de seleção de áudio tátil disponível

Em aeronaves selecionadas

 

1. Garantimos que faremos um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas.


2. Em voos fora do Canadá, assentos extras estão disponíveis para compra.

 

 

Pessoa de apoio

 

Um viajante autossuficiente é autossuficiente e capaz de cuidar de suas necessidades pessoais durante o voo além dos serviços de assistência que oferecemos.

 

Você precisará viajar com uma pessoa de suporte se não for autossuficiente e precisar de assistência para:

 

· Fazer refeições, tomar medicamentos ou usar o banheiro

 

· Transferência para e do seu assento1

 

· Orientação, comunicação, compreensão e atuação em caso de instruções de emergência

 

· Evacuação em caso de emergência

 

Podemos verificar alguns detalhes relativos a seu nível de autossuficiência para determinar se você precisa viajar com uma pessoa de apoio exclusiva.

 

1. Nossa tripulação de cabine está disponível para ajudar na transferência para e do seu assento.

 

Requisitos de viagem

 

Se você precisar viajar com uma pessoa de apoio1, observe o seguinte:

 

Área de viagem

 

· Você somente pode reservar um bilhete com desconto para a sua pessoa de apoio em voos para o Canadá ou os E.U.A.

 

· Não há bilhetes com desconto disponíveis para a sua pessoa de apoio em voos internacionais.

 

Idade mínima e responsabilidade

 

· Você deve ter pelo menos oito anos de idade para viajar com uma pessoa de apoio designada.

 

· A pessoa de apoio que o acompanha deve ter pelo menos 16 anos e não deve exigir nenhuma assistência pessoal especial de nós ou de outras pessoas, como um cachorro de serviço.

 

· Nem você nem sua pessoa de apoio podem ser responsáveis por uma criança menor de oito anos durante o voo.

 

Assentos

 

· Por questões de segurança, você e sua pessoa de apoio não podem ficar sentados em uma fileira de saída.

 

· Ambos devem viajar na mesma cabine e estar sentados em assentos adjacentes ou do outro lado do corredor.

 

· Quando você ligar com antecedência (pelo menos 48 horas antes da sua viagem), atribuiremos os seus lugares adjacentes para ajudar a acomodar as suas necessidades.

 

1. Se desejar ou precisar viajar com mais de uma pessoa de apoio, podemos oferecer qualquer desconto na tarifa base aplicável ou tarifa especial para uma delas.

 

Como reservar viagens para uma pessoa de apoio

 

Conclua a sua própria reserva primeiro e depois:

 

· Ligue para os Serviços de Acessibilidade da Air Canada imediatamente para que um agente possa concluir uma reserva para sua pessoa de apoio  no mesmo voo e garantir que vocês estejam sentados em assentos adjacentes ou do outro lado do corredor.

 

· Imprima uma cópia do formulário de Aptidão para viagem e siga as instruções de como solicitar aprovação médica.

 

Reembolso e tarifas especiais

 

Dependendo do seu destino, a sua pessoa de apoio poderá ser elegível para um reembolso1 da respectiva tarifa ou a uma tarifa especial. Para fazer sua solicitação:

 

· Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada até 30 dias após o seu voo para nos informar que você viajou com uma pessoa de apoio.

 

· Envie uma cópia do seu formulário de Aptidão para viagem preenchido

 

Voos no Canadá

Todos os outros voos

Uma vez aprovada, a tarifa base para a sua pessoa de apoio será de $ 0,00. No entanto, todos os impostos e taxas aplicáveis permanecem a pagar, exceto a Taxa de Melhoria da Autoridade do aeroporto de Gander.

Embora a Air Canada não forneça assentos gratuitamente para pessoas de apoio nessas rotas, recomendamos que você entre em contato com o Balcão de Assistência Médica imediatamente para se beneficiar de tarifas especiais*.

 

Se o seu pedido for aprovado, o valor do reembolso que você receberá pela sua pessoa de apoio dependerá de onde você viajou.

 

1. Reembolso ou tarifas especiais se aplicam a voos no Canadá e para/dos Estados Unidos (exceto Havaí e Porto Rico). Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada para detalhes.

 

Como alterar sua escolha de pessoa de apoio

 

Caso sua escolha de pessoa de apoio mude antes da viagem, faremos essa alteração gratuitamente quando você entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes do seu voo. No entanto, faremos um esforço razoável para atender pedidos feitos dentro de 48 horas.

 

Assistência na calçada

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção de acessibilidade no site do seu aeroporto.

 

 

 

 

Visão

 

Requisitos especiais se aplicam se você for surdo, cego ou se não se considerar autossuficiente.

 

Se você for cego ou tiver baixa visão, pode entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas ligando para:

 

1-888-247-2262 (ligação gratuita para o Canadá e Estados Unidos)

 

Se você tiver perda auditiva grave ou baixa visão grave, precisará entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes da partida1 para obter aprovação para viajar.

 

Se não se considera autossuficiente no contexto da sua viagem, você terá que estar acompanhado por uma pessoa de apoio.

 

No aeroporto

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção de acessibilidade no site do seu aeroporto.

 

Você pode optar por embarcar com antecedência para ter tempo extra para localizar seu assento, guardar sua bagagem de mão e ficar confortável antes que os corredores fiquem ocupados. Chegue pelo menos 30 minutos antes dos horários de embarque recomendados.

 

Horários de embarque recomendados

 

A bordo

 

Enquanto estiver a bordo, nossa tripulação de cabine pode ajudar proporcionando a você:

 

· Uma descrição da disposição do avião (por exemplo: localização de banheiros e saídas e localização e operação dos controles em seu assento)

 

· Orientações individuais de segurança antes da partida, bem como cartões de recursos de segurança em Braille

 

· Descrição das ofertas de refeições e bebidas, desembrulhar alimentos, cortar porções grandes e descrever a localização dos itens na sua bandeja

 

· Acompanhamento entre o seu assento e o banheiro. Se precisar de ajuda após a porta do banheiro, você terá que estar acompanhado pela sua pessoa de apoio.

 

Entretenimento a bordo acessível

 

Também oferecemos sistemas de entretenimento a bordo (IFEs) acessíveis em muitos de nossos aviões, dependendo do sistema e da idade da aeronave.

 

Algumas aeronaves mais antigas têm um número limitado de Dispositivos Eletrônicos Pessoais (PEDs) acessíveis para situações em não haja IFEs disponíveis. Você pode solicitar um PED para o seu voo entrando em contato conosco pelo menos 48 horas antes da partida.

 

Em alguns de nossos aviões mais antigos, um número limitado2 de modelos de seleção de áudio tácteis está disponível. Esses modelos são projetados para ajudar os passageiros com baixa visão a acessar o IFE a bordo.

 

É importante lembrar que às vezes a aeronave atribuída ao seu voo pode ser substituída e pode haver IFEs disponíveis.

 

Recursos de acessibilidade a bordo

 

Você pode consultar a tabela abaixo para mais informações sobre todos os recursos de acessibilidade disponíveis a bordo de nossas aeronaves.

 

Air Canada

 

Aeronave

Sistema

IFE*

acessível

Cadeira

de rodas

a bordo

Banheiro acessível para cadeira de rodas

Assentos sem

apoio de braço de

corredor móvel

Airbus A220-300 (223)

Fileiras 12 e 19

Airbus A319-100 (319)

Fileiras 1 a 4 e 12

Airbus A320-200 (320)

Fileira 12

Airbus A321-200 (321)

Fileiras 12, 14 e 27, assento 15D e todos os assentos da Classe Signature

Airbus A330-300 (333)

A localização varia de acordo com a aeronave

Boeing 737 MAX 8 (7M8)

Fileiras 12 e 19

Boeing 777-200LR (77L)

Fileiras 12, 13, 14, 18, 30, 31 (apenas A, B, C, H, J e K)

Boeing 777-300ER (77W)

Fileiras 12, 13, 14, 18, 30, 31 (apenas A, B, C, H, J e K) e 50

Boeing 787-8 (788)

Fileiras 12, 13, 14, 18 e 31

Boeing 787-9 (789)

Fileiras 12, 13, 14, 18 e 31

 

Air Canada Express

Air Canada Rouge

 

*IFE refere-se ao sistema de entretenimento em voo

 

Como usar um dispositivo eletrônico pessoal

Modelo de seleção de áudio tátil disponível

Em aeronaves selecionadas

 

1. Faremos um esforço razoável para atender pedidos feitos em até 48 horas.

2. Como há um número limitado de modelos a bordo, infelizmente não podemos garantir a disponibilidade.

 

Assistência na calçada

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e os locais de entrega/coleta, consulte o site do seu aeroporto.

 

 

Informações adicionais

 

Formatos alternativos

 

Veja abaixo uma lista dos principais documentos que podem ser úteis.

 

Observação: Para concluir documentos preenchíveis, certifique-se de baixar e usar a versão mais recente do Adobe Acrobat Reader.

 

Documentos

Relatório de Progresso de Acessibilidade 2024

Baixar relatório

Relatório de Progresso de Acessibilidade 2024 (letras grandes)

Baixar relatório

Suporte ao cliente

ACF008

Formulário para solicitação de cachorro de apoio emocional

ACA5018A

Formulário de Aptidão Para Viagem Aérea

ACF5002

Viagem interrompida

ACF605

Atraso considerável e notificação de cancelamento

ACF519

Achados e perdidos

ACF193-1

Formulário de profissional médico/de saúde mental

ACA5018B

Notificação de Regulamentos de Proteção do Passageiro Aéreo (APPR)

ACF520-5C

Notificação de embarque recusado

ACF520-5A

Formulário de informações de auxílios de mobilidade motorizados

ACF6347

Formulário de cachorro de serviço

ACF5018D

Formulário de Transporte Aéreo de Animais de Serviço do Departamento de Transportes dos E.U.A.

Baixar

(somente em inglês)

Formulário de Atestado de Adestramento Higiênico de Animais do Departamento de Transportes dos E.U.A.

Baixar

(somente em inglês)

Formulário de saúde veterinária

ACA5018C

 

 

Serviços adicionais

 

Para facilitar a sua viagem, podemos ajudar a:

 

· Fazer check-in com um de nossos agentes no balcão

· Passar pela triagem de segurança no seu terminal

· Ir para o portão de embarque após o check-in

· Entrar e sair do avião

· Orientações pessoais quanto a anúncios a bordo

· Guardar e recuperar seus pertences

· Acessar o nosso sistema de entretenimento a bordo (IFE)

· Chegar ao banheiro acessível a bordo

· Passar pela liberação aduaneira

· Recuperar suas malas despachadas

· Ir para um local onde o pessoal do terminal pode ajudá-lo a chegar à zona da calçada ou encontrar seu voo de conexão

 

Você pode solicitar qualquer desses serviços na chegada ao aeroporto ou a bordo do seu voo.

 

Confirmação dos serviços por escrito

 

Após concluir a sua reserva, indicaremos na sua confirmação de reserva quais serviços serão prestados. Se você solicitar serviços no aeroporto, um de nossos agentes também poderá ajudar e fornecer confirmação por escrito.

 

É importante observar que só podemos confirmar serviços que serão prestados em voos operados pela Air Canada, Air Canada Rouge e Air Canada Express.

 

Para serviços em voos operados por outras transportadoras, você precisará entrar em contato diretamente com a outra transportadora para solicitar e confirmar serviços relacionados à acessibilidade.

 

Reservas de grupos

 

Se você estiver viajando em um grupo de dez ou mais pessoas com deficiência, avise-nos com antecedência entrando em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes da partida para que possamos ajudá-lo da melhor maneira possível. No entanto, faremos todos os esforços razoáveis para atender pedidos feitos dentro de 48 horas.

 

Assistência na calçada

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção de acessibilidade no site do seu aeroporto.

 

 

Aprovação médica

 

Algumas condições médicas podem ser agravadas pela alta altitude. Por isso, definimos diretrizes para tornar a sua viagem mais confortável.

 

Além dos outros requisitos descritos nesta página, você pode precisar obter aprovação médica em determinadas circunstâncias.

 

Voos para e dos E.U.A.

 

Você precisará apresentar um atestado médico antes de viajar se:

 

· Tiver uma doença infecciosa ou contagiosa (por exemplo, COVID-19, tuberculose ou varicela) que possa representar uma ameaça direta à saúde ou à segurança de outras pessoas

 

· Houver dúvidas médicas razoáveis de que você possa concluir o voo com segurança sem precisar de assistência extraordinária durante o voo.

 

Alternativamente, recomendamos que você peça ao seu médico para preencher a Seção 4 do formulário de Aptidão para viagem.

 

Todos os outros voos

 

Você que enviar o formulário de Aptidão para viagem preenchido pelo seu médico antes de viajar, se alguma das seguintes situações se aplicar:

 

· Você tiver uma doença infecciosa ou contagiosa (por exemplo, COVID-19, tuberculose ou varicela) que possa representar uma ameaça direta à saúde ou à segurança de outras pessoas.

· Houver dúvidas médicas razoáveis de que você possa concluir o voo com segurança sem precisar de assistência extraordinária durante o voo.

· Tiver anemia grave (por exemplo: nível de hemoglobina abaixo de 90 g/l).

· Houver sofrido recentemente uma fratura grande ou uma tala tenha sido colocada em uma parte do seu corpo dentro de 48 horas do seu voo programado.

· Você tiver comprometimento cognitivo (por exemplo: síndrome de Down ou mal de Alzheimer).

· Houver tido uma convulsão dentro de quatro semanas do seu voo programado.

· Tiver uma doença pulmonar obstrutiva crônica (por exemplo: enfisema) ou uma condição cardíaca crônica.

· Estiver viajando com um bebé com menos de uma semana de idade, um bebé prematuro ou um bebé com menos de 12 meses de idade que tenha uma condição médica significativa ou que tenha sido submetido recentemente a tratamento médico.

· Houver sofrido recentemente de um incidente médico grave (por exemplo: acidente vascular cerebral ou insuficiência respiratória).

· Houver tido um incidente a bordo de um voo anterior ou no aeroporto e possa precisar de atendimento médico.

· Tiver sido submetido a uma cirurgia dentro de duas semanas do seu voo programado.

· Houver tido tromboflebite (por exemplo: coágulos sanguíneos nas veias) dentro de duas semanas do seu voo programado.

 

Como solicitar aprovação médica

 

Você pode solicitar aprovação médica seguindo os passos abaixo pelo menos 48 horas antes do seu voo:

 

Passo 1.

 

Imprima uma cópia do formulário de Aptidão para viagem; e:

 

a. Preencha a “Seção A”.

b. Peça ao seu médico que preencha todas as outras seções que se apliquem.

 

Passo 2.

 

Envie seu formulário preenchido ou seu atestado médico para accessible@aircanada.ca ou por fax para 1-888-334-7717 ou 514-828-0027:

 

a. Certifique-se de que o assunto do seu e-mail tenha sua data de viagem (dia/mês/ano), sobrenome, nome e referência da reserva (por exemplo, 26 DE SETEMBRO DE 2020, Jones, Mary, N3EI4E)

b. Inclua seu número de telefone

 

Passo 3.

 

Os Serviços de Acessibilidade da Air Canada analisarão o seu pedido e informarão se considerarmos seguro que você viaje.

 

Recusa de transporte

 

Faremos sempre todos os esforços para atender às suas necessidades especiais. No caso raro de lhe ser recusado o transporte, vamos informá-lo do motivo da recusa e enviar uma notificação por escrito o mais tardar 10 dias após o dia da recusa. Sempre que possível, trabalharemos com você quanto a transporte alternativo.

 

Retenção de documentos

 

Para melhor ajudá-lo com futuras solicitações de serviço, ofereceremos manter uma cópia eletrônica de todas as informações pessoais de saúde ou documentação fornecida por pelo menos três anos.

 

No caso de condições que possam evoluir ou se deteriorar ao longo do tempo, talvez seja necessário solicitar documentação nova ou atualizada para garantir uma viagem segura.

 

Estamos empenhados em proteger as suas informações pessoais e o seu direito à privacidade. Todas as informações pessoais serão tratadas de acordo com nossa Política de Privacidade.

 

Assistência na calçada

 

Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção de acessibilidade no site do seu aeroporto.

 

 

Direitos e regulamentos

 

Voos para, do e no Canadá

 

Você tem direito a certas acomodações e serviços de acordo com os“Regulamentos de Transporte Acessível para Pessoas com Deficiência” (SOR/2019-244).

 

Como transportadora canadense, a Air Canada está sujeita às Partes 1, 2 e 3 desse regulamento para todos os voos que opere para, do e no Canadá. Isso aborda áreas como comunicações, quiosques de autoatendimento, treinamento, serviços, equipamentos acessíveis e aeronaves.

 

Entre em contato conosco para mais informações sobre transporte acessível em voos operados pela Air Canada.

 

Voos entre o Canadá e os E.U.A.

 

Regras e direitos específicos se aplicam aos serviços que oferecemos a clientes com deficiência que:

 

· Estejam viajando em um voo entre o Canadá e os Estados Unidos; ou

· Estejam viajando em um voo entre o Canadá e os Estados Unidos; ou

 

A Air Canada está sujeita ao seguinte:

 

· Regra do Departamento de Transportes dos E.U.A. sobre “Não Discriminação em Viagens Aéreas com Base em Deficiência” (14 CFR Parte 382)

· Carta de Direitos dos Passageiros de Companhias Aéreas com Deficiências do Departamento de Transportes dos E.U.A.

 

 

Salvo indicação em contrário, todos os serviços descritos nestas páginas se aplicam exclusivamente a voos operados pela Air Canada, Air Canada Rouge e Air Canada Express*. Para voos ou serviços de ônibus ou trem operados por outra companhia aérea ou prestador de serviços, inclusive os adquiridos via Air Canada, entre em contato diretamente com a companhia aérea operadora para saber mais sobre suas políticas de serviço.

 

*Air Canada Express refere-se a voos operados pela Jazz Aviation LP ou PAL Airlines.

 

Central de Vendas e Reservas Air Canada
No Brasil: 0800-550-0099
Na América do Norte: 1-888-247-2262
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor Air Canada
No Brasil: 0800-770-9250