

Informações
para passageiros com necessidades especiais (PNAE) Viagem acessível A Air Canada está
empenhada em ser líder em viagens acessíveis. Acreditamos em prestar nossos
serviços e reimaginar nossos espaços com a acessibilidade em mente. Nossos serviços
de acessibilidade
Através da nossa ampla gama
de serviços de acessibilidade, estamos empenhados em oferecer uma experiência
de viagem perfeita para todos os nossos clientes. Se você tem uma deficiência
visível ou não visível, nossos agentes podem ajudá-lo a embarcar com
antecedência para lhe dar tempo extra para localizar seu assento, guardar sua
bagagem de mão e ficar confortável antes que os corredores fiquem ocupados. Por isso, chegue pelo menos
30 minutos antes do horário de embarque recomendado. Serviços de Acessibilidade da Air Canada/Audição Audição
Requisitos especiais se
aplicam se você é surdo ou cego ou se não é autossuficiente. Se você é surdo ou tem
deficiência auditiva, oferecemos várias maneiras de entrar em contato quando se
trata da sua reserva. TTY:
Se você tem um telefone de
texto (TTY), pode entrar em contato conosco em algumas etapas simples: 1.
Disque 711. 2.
Depois que o atendente autorizar, digite 437-880-6224 ou
1-833-754-3650 e, em seguida, digite GA. 3.
O atendente discará o número para você e o informará assim que
alguém atender a chamada. 4.
Em seguida, você usará o telefone de texto para se comunicar com
o atendente e o atendente atuará como tradutor para a Air Canada. Retransmissão de
vídeo:
1.
Abra o aplicativo Serviço de Retransmissão de Vídeo de sua
escolha no seu dispositivo e digite 437-880-6226 ou 1-833-768-2256. 2.
Uma chamada de videoconferência começará entre você e o
atendente de retransmissão, e o atendente de retransmissão se comunicará via
áudio com a Air Canada. Observação: Se você tiver perda
auditiva grave ou baixa visão grave, precisará entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes
da partida1 para obter aprovação para viajar. Se não se considera
autossuficiente no contexto da sua viagem, você terá que estar acompanhado por
uma pessoa de apoio. No
aeroporto Os aeroportos no Canadá
oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis.
Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais
informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção de
acessibilidade no site do seu aeroporto. Muitos aeroportos têm loops
auditivos, linguagem de sinais e interpretação de linguagem de sinais
disponíveis. Para saber o que está disponível no(s) aeroporto(s) pelo(s)
qual(is) você estiver viajando, visite diretamente a seção de acessibilidade do
site deles. A
bordo Enquanto estiver a bordo,
nossa tripulação de cabine lhe dará orientações individuais sobre os
procedimentos de segurança para decolagem e pouso, anúncios feitos durante o
voo e serviços de refeições e bebidas. Todos os vídeos de
segurança durante o voo têm legendas ocultas. Também temos o prazer de oferecer
conteúdo de entretenimento a bordo (IFE) com legendas ocultas e audiodescrição,
quando disponíveis. Observe que podemos
substituir a aeronave específica que opere um determinado voo, portanto, o IFE
não é garantido. Recursos
de acessibilidade a bordo Você pode consultar a
tabela abaixo para mais informações sobre todos os recursos de acessibilidade
disponíveis a bordo de nossas aeronaves. Air Canada
Air Canada Express Air Canada Rouge *IFE refere-se ao sistema
de entretenimento em voo
1. Faremos um esforço
razoável para atender pedidos feitos em até 48 horas. Dispositivos
médicos e oxigênio
Lembre-se de levar bateria
suficiente para 1,5 vezes o seu tempo total de viagem. As tomadas elétricas nos
assentos não foram projetadas para uso com dispositivos médicos e não podem ser
usadas para sua própria segurança. As informações abaixo se
aplicam ao viajar com um dispositivo médico portátil alimentado por bateria.
Para auxílios de mobilidade movidos a bateria, como cadeiras de rodas ou
scooters, consulte a seção auxílios de mobilidade. Viajando com seu
dispositivo médico
Caso precise usar seu
dispositivo médico portátil aprovado alimentado por bateria durante o voo, você
deve: ·
Entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes da
partida e obter aprovação médica antes da viagem1. ·
Se viajar com um Concentrador de Oxigênio Portátil (POC),
verifique se é um modelo aprovado consultando o gráfico mais abaixo nesta
página. ·
Saiba como usar seu dispositivo sem assistência. ·
Guarde o seu dispositivo embaixo do assento à sua frente em
todos os momentos. Os Serviços de Acessibilidade da Air Canada podem ajudar no cálculo da
energia da bateria assim que a aprovação médica para viajar for confirmada. OBSERVAÇÃO: O oxigênio enlatado
(também conhecido como oxigênio recreativo ou aromatizado) não é aceito em
bagagens despachadas ou de mão. Condições de
bagagens de mão
Dispositivos médicos
portáteis alimentados por bateria e suas baterias são aceitos como bagagem de mão sob as seguintes condições: ·
O seu dispositivo não deve exceder 23 cm x 40 cm x 55 cm
(9" x 16" x 22") e 10 kg (22 lb). Se isso acontecer, ele
precisará ser transportado como bagagem despachada. ·
Baterias sobressalentes são permitidas apenas como bagagem de
mão. Essas baterias devem ser acondicionadas para protegê-las de danos físicos
e devem ser guardadas com segurança durante o voo. ·
Uma bateria já instalada em um dispositivo não é considerada
bateria sobressalente. Condições de bagagem despachada
Dispositivos médicos
portáteis alimentados por bateria e suas baterias são aceitos como bagagem despachada sob as seguintes condições: ·
Dispositivos superiores a 23 cm x 40 cm x 55 cm (9" x
16" x 22") e 10 kg (22 lb) devem ser transportados como bagagem
despachada, ou um assento pode ser comprado para eles. Você deve entrar em
contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes da
partida para verificar seu dispositivo ou comprar um assento adicional para
ele. ·
Seu dispositivo deve ser acondicionado de forma a evitar danos
físicos ou operação não intencional. ·
Baterias não projetadas para serem removidas podem permanecer
instaladas no dispositivo (por exemplo, bomba de insulina ou máquina portátil
de diálise renal). Confira nossa lista de itens restritos e proibidos para saber mais sobre o
que você pode ou não levar na bagagem de mão ou despachada, os tipos de
baterias e sua franquia e as práticas de segurança de baterias. Comprando
nosso serviço de oxigênio Medipak Se não puder trazer o seu
próprio Concentrador de Oxigénio Portátil (POC), você pode adquirir nosso
serviço de oxigénio Medipak. Você precisará entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada para obter aprovação médica pelo menos 48 horas antes da partida. Para mais informações sobre
as taxas do Medipak, entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada. Modelos aprovados
de Concentradores de Oxigênio Portáteis
Se você precisar de um
Concentrador de Oxigênio Portátil (POC) durante o voo, deverá entrar em contato
com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes
da partida e obter aprovação médica. Não vê o seu modelo
listado? Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada. Modelos aprovados
Exceções
*Os modelos marcados com um
asterisco (*) não podem ser acomodados em nossa cabine Air Canada Signature
Class devido ao espaço limitado. †Para os modelos ARYA,
Inogen, Oxlife e OxyGo marcados por uma única adaga (†), você pode encontrar
problemas na segurança do aeroporto se o seu dispositivo estiver equipado com
uma bateria dupla, pois o cumprimento varia de país para país. Não podemos garantir
o que é aceito em todos os países. Oxigênio no solo Apenas para voos no Canadá, reembolsaremos os
clientes elegíveis pelo oxigénio concentrado de que necessitam e compraremos a
um prestador de serviços a parte no terreno do seu itinerário. A parte elegível
para um reembolso inclui três horas de oxigênio e o tempo entre as conexões. Elegibilidade: Para ser elegível para um
reembolso, seu suprimento de oxigênio deve: Seja usado durante sua
viagem no Canadá Ter sido contratado e
pago a um prestador de serviços Não estar coberto por uma
seguradora, empregador ou plano de saúde provinciais Ser indicado conforme
necessário no formulário de Aptidão para viagem, conforme preenchido pelo seu médico e
verificado pelo nosso Departamento de Saúde Ocupacional Para solicitar um
reembolso: Envie as seguintes
informações para o endereço ou número de fax listados abaixo, em até três meses
após a conclusão da sua viagem: Uma cópia do recibo do
suprimento de oxigênio que você comprou para sua viagem com a Air Canada Seu nome completo como
aparece na sua reserva A referência da sua
reserva O(s) seu(s) número(s) e
data(s) de voos Seu reembolso será emitido
por cheque e enviado para o endereço que você informar. Aguarde até três
semanas para que o seu pedido seja processado. Endereço postal: Air Canada Customer
Relations Assunto: Reembolso de
oxigênio em solo P. O. Box 64239 R.P.O. Thorncliffe Calgary, Alberta T2K 6J7 Fax: 1-866-584-0380 1. Garantimos que faremos
um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas. Assistência na calçada Os aeroportos no Canadá
oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis.
Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais
informações sobre esse serviço e os locais de entrega/coleta, consulte o site
do seu aeroporto. Se você precisar de um
Concentrador de Oxigênio Portátil (POC) durante o voo, deverá entrar em contato
com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes
da partida e obter aprovação médica. Não vê o seu modelo
listado? Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada. Modelos
aprovados
Exceções *Os modelos marcados com um
asterisco (*) não podem ser acomodados em nossa cabine Air Canada Signature
Class devido ao espaço limitado. †Para os modelos ARYA,
Inogen, Oxlife e OxyGo marcados por uma única adaga (†), você pode encontrar
problemas na segurança do aeroporto se o seu dispositivo estiver equipado com
uma bateria dupla, pois o cumprimento varia de país para país. Não podemos garantir
o que é aceito em todos os países. Oxigênio
no solo Apenas para voos no Canadá, reembolsaremos os clientes
elegíveis pelo oxigénio concentrado de que necessitam e compraremos a um
prestador de serviços a parte no terreno do seu itinerário. A parte elegível
para um reembolso inclui três horas de oxigênio e o tempo entre as conexões. Elegibilidade: Para ser elegível para um
reembolso, seu suprimento de oxigênio deve: ·
Seja usado durante sua viagem no Canadá ·
Ter sido contratado e pago a um prestador de serviços ·
Não estar coberto por uma seguradora, empregador ou plano de
saúde provinciais ·
Ser indicado conforme necessário no formulário de Aptidão para viagem, conforme preenchido
pelo seu médico e verificado pelo nosso Departamento de Saúde Ocupacional Para
solicitar um reembolso: Envie as seguintes
informações para o endereço ou número de fax listados abaixo, em até três meses
após a conclusão da sua viagem: ·
Uma cópia do recibo do suprimento de oxigênio que você comprou
para sua viagem com a Air Canada ·
Seu nome completo como aparece na sua reserva ·
A referência da sua reserva ·
O(s) seu(s) número(s) e data(s) de voos Seu reembolso será emitido
por cheque e enviado para o endereço que você informar. Aguarde até três
semanas para que o seu pedido seja processado. Endereço postal: Air Canada Customer
Relations Assunto: Reembolso de
oxigênio em solo P. O. Box 64239 R.P.O. Thorncliffe Calgary, Alberta T2K 6J7 Fax: 1-866-584-0380 1. Garantimos que faremos
um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas. Assistência
na calçada Os aeroportos no Canadá
oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis.
Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais
informações sobre esse serviço e os locais de entrega/coleta, consulte o site
do seu aeroporto. Auxílios e assistência à mobilidade
Ligue ou envie um e-mail
para os Serviços de Acessibilidade da Air Canada se você estiver viajando
com seu próprio auxílio de mobilidade e/ou precisar de assistência para e do
seu assento de cabine. Antes de viajar, você pode
solicitar assistência para cadeiras de rodas online rápida e facilmente,
seguindo os passos abaixo. Como solicitar
assistência para cadeiras de rodas
Ainda não reservei meu voo:
1.
Comece
reservando seu voo conosco. 2.
Quando chegar à página "Quem está viajando?", clique
em "Serviços de acessibilidade" abaixo dos campos de data de
nascimento. 3.
Assim que a caixa de serviços de acessibilidade aparecer,
selecione "Solicitar assistência para cadeira de rodas" e escolha o
que você precisa entre as opções apresentadas. Oferecemos assistência no
aeroporto, ao subir ou descer degraus e para ou do seu assento de cabine. Já reservei meu voo:
1.
Clique na guia “Minhas reservas” na nossa página
inicial, digite as suas informações de reserva e clique em “Encontrar”. 2.
Assim que as informações da sua reserva aparecerem, role até a
parte inferior e selecione o menu suspenso “Serviços de acessibilidade” para
cada passageiro que precise de assistência em cadeira de rodas. 3.
Selecione “Assistência em cadeira de rodas” e escolha o tipo de
assistência necessária; em seguida, clique em “Atualizar”. Após solicitar o serviço de
cadeira de rodas, essas informações serão incluídas na seção de dados do
passageiro da sua reserva. Viajando
com seu próprio dispositivo Dispositivos de assistência
pequenos Você pode trazer seu
dispositivo de mobilidade ou assistência pequeno a bordo gratuitamente, desde
que ele possa ser guardado com segurança. Exemplos desses dispositivos são
cintas, bengalas, muletas, andadores, roladores, próteses e dispositivos de
comunicação, como dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa (AAC). Se o seu dispositivo não
puder ser guardado com segurança a bordo, teremos o maior prazer em
transportá-lo gratuitamente como parte de suas malas despachadas. Cadeira de rodas manual Viajar com sua própria
cadeira de rodas manual não exige que você preencha formulários. No entanto,
pedimos que você avise os Serviços de Acessibilidade da Air Canada com a máxima antecedência
possível para que possamos ajudá-lo melhor. Auxílios de mobilidade e
dispositivos de assistência motorizados Se estiver viajando com seu
próprio auxílio de mobilidade alimentado por bateria (por exemplo, cadeira de
rodas ou scooter), pedimos que você: ·
Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas
antes do seu voo1. ·
Perguntaremos a altura, largura, peso e tipo de bateria do seu
dispositivo para garantir que ele passe pela porta de carga da aeronave. ·
Se o seu auxílio de mobilidade não couber na aeronave do seu
voo, ofereceremos outras opções (por exemplo, voo/data alternativa ou rota
diferente). Se aceitar uma destas opções, será cobrada a tarifa mais baixa
entre as duas viagens. ·
Preencha o Formulário de informações de auxílios de mobilidade motorizados. ·
Chegue ao aeroporto e faça o check-in pelo menos 30 minutos
antes do horário de check-in recomendado. ·
Retire todas as peças removíveis do seu auxílio de mobilidade e
coloque-as na sua bagagem de mão. Reservou um voo mais caro devido ao tamanho da sua cadeira de
rodas? Você pode ter direito a um
reembolso pela diferença de tarifa se ambos os voos forem operados pela Air
Canada, Air Canada Rouge ou Air Canada Express, e se forem para a mesma data,
origem, destino e rota. Para solicitar um
reembolso, escreva para accessible@aircanada.ca e inclua as dimensões da
sua cadeira de rodas, uma captura de tela da data e da tarifa do voo de preço
mais baixo e uma cópia do itinerário do voo que você reservou. Formulário de informações
de auxílios de mobilidade motorizados Siga estas etapas para
preencher o formulário: 1.
Preencha e imprima duas cópias do formulário. 2.
Anexe uma cópia ao seu auxílio de mobilidade. Ele servirá como
um guia de manuseio útil. 3.
Mantenha a outra cópia prontamente disponível como reserva. 4.
Se você não se sentir à vontade para imprimir e preencher o
formulário em casa, pode solicitar um formulário no aeroporto e preenchê-lo lá. 5.
Se possível, traga uma foto do seu auxílio de mobilidade para
que possa ser anexada ao formulário. Desmontagem,
acondicionamento e remontagem Quando necessário,
desmontaremos, acondicionaremos e remontaremos na chegada o seu auxílio de
mobilidade alimentado por bateria. Para isso: ·
Pedimos que traga com você instruções ou requisitos especiais de
manuseio que possam nos ajudar na desmontagem e remontagem do seu auxílio de
mobilidade. Essas informações precisam ser incluídas no Formulário de informações de auxílios de mobilidade motorizados. ·
Traga com você quaisquer ferramentas especializadas normalmente
usadas para desmontar/remontar o seu auxílio de mobilidade. ·
Talvez seja necessário retirar e acondicionar as baterias
separadamente se as baterias não estiverem presas. Baterias sujeitas a
vazamento também terão que ser retiradas se precisarmos inclinar seu auxílio de
mobilidade durante o processo de carregamento ou arrumação. ·
Observe que as políticas para baterias sujeitas a vazamento
variam de transportadora para transportadora. Se você estiver fazendo uma
conexão com outra companhia aérea, entre em contato com ela para obter
informações sobre a política deles. Restrições de tamanho e
peso Faremos o nosso melhor para
acomodar o seu auxílio de mobilidade. Se necessário, removeremos carga ou
bagagens do porão. No entanto, é importante garantir que o seu auxílio de
mobilidade passe pela porta de carga. Os Serviços de Acessibilidade da Air Canada
podem ajudá-lo a encontrar essas informações, ou você pode usar a tabela abaixo
para verificar os tamanhos das portas em nossas aeronaves. Para usar o filtro do
gráfico, insira a altura e a largura do seu auxílio de mobilidade e, em
seguida, envie. Você verá uma lista de aeronaves que podem se adequar ao seu auxílio
de mobilidade com base nas medidas que você informar. Observe que nossas rampas e
elevadores podem suportar até 393 kg (866 lb). Cadeiras de rodas movidas a
bateria são sempre carregadas e arrumadas na posição vertical. Metros / Polegadas –
Altura – Largura / Enviar
1. Garantimos que faremos
um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas. No aeroporto
Mediante solicitação,
podemos: ·
Providenciar assistência em cadeira de rodas para e da porta da
aeronave. ·
Ajudar você a passar da sua cadeira de rodas ou outro auxílio de
mobilidade para o seu assento. ·
Ajudar você a ir ao banheiro do aeroporto com o uso de uma
cadeira de rodas. Observação: não podemos prestar assistência dentro do
banheiro. Se precisar de ajuda após a entrada do banheiro, você terá que estar
acompanhado pela sua pessoa de apoio. ·
Permitir o uso da sua própria cadeira de rodas ou outro auxílio
de mobilidade até a momento de guardá-la e entregá-la no portão na chegada. ·
Levá-lo até a área de espera perto do seu portão e verificar
periodicamente como você está. ·
Oferecer a você a oportunidade de embarcar mais cedo para que
possa localizar o seu lugar e guardar os seus pertences. Chegue pelo menos 30
minutos antes dos horários de embarque recomendados. Caso contrário, podemos pedir
que embarque após outros clientes, para que nossos agentes possam ajudar você
melhor. Para aviões menores, rampas
de acesso ou elevadores de passageiros estão disponíveis nos aeroportos para
ajudar você a embarcar com segurança. Assistência na
calçada
Os aeroportos no Canadá
oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis.
Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais
informações sobre esse serviço e os locais de entrega/coleta, consulte o site
do seu aeroporto. A bordo
Mediante solicitação, nossa
tripulação pode: ·
Ajudar você a guardar e recuperar seus pertences ·
Ajudar você a se deslocar para e do banheiro da aeronave com o
uso da cadeira de rodas de bordo Observe que não podemos
prestar assistência dentro do banheiro. Se precisar de ajuda após a entrada do
banheiro, você terá que estar acompanhado pela sua pessoa de apoio. Alguns dos nossos aviões
têm banheiros acessíveis com recursos projetados para esforço mínimo. Veja o quadro abaixo para
mais informações sobre os recursos de acessibilidade disponíveis a bordo de
nossas aeronaves. Air Canada
Air
Canada Express Air
Canada Rouge *IFE
refere-se ao sistema de entretenimento em voo
Auxílios de mobilidade atrasados, danificados ou perdidos Fazemos
o nosso melhor para lidar com todos os seus pertences com cuidado. Apesar dos
nossos melhores esforços, auxílios de mobilidade podem às vezes ser danificados
ou atrasados. Se
notar algum dano no seu auxílio de mobilidade quando chegar ao seu destino,
apresente um relatório na área de Coleta de Bagagem assim que chegar. Se não
conseguir apresentar um relatório imediatamente, faça isso em até sete dias
seguindo os passos abaixo. passo 1 Na
nossa página de suporte ao cliente,
selecione Problemas com bagagem passo 2 Selecione
Auxílios de mobilidade
e, em seguida, Danificados
no menu suspenso passo 3 Forneça
suas informações e qualquer documentação de apoio Se o
seu auxílio de mobilidade estiver atrasado ou danificado, daremos a você um
substituto temporário, repararemos imediatamente o seu auxílio de mobilidade no
seu fornecedor preferido, se desejar, e reembolsaremos as despesas incorridas
devido ao atraso ou dano. Consulte
um agente da Air Canada no aeroporto ou entre em contato conosco se
quiser falar com um encarregado de resolução de reclamações (CRO). No caso
raro de o seu auxílio de mobilidade ser destruído ou perdido, vamos
substituí-lo por um modelo comparável. Observe que não aplicamos os valores
máximos de responsabilidade estabelecidos na Convenção de Montreal ou na
Convenção de Varsóvia, conforme declarado em nossas Condições de Transporte e Tarifas. Deficiências não visíveis
Se você
tem uma deficiência não visível, oferecemos algumas opções para ajudá-lo em sua
jornada. Se nenhuma das opções abaixo atender às suas necessidades, você também
pode optar por adicionar uma nota ao seu registro informando que tem uma
deficiência não visível. Serviço para adultos
desacompanhados
Se tem
12 anos ou mais e se considera autossuficiente, pode
optar por ter alguma assistência extra durante a sua viagem. Nosso serviço para
adultos desacompanhados é uma ótima opção para indivíduos neurodiversos que
gostariam de alguma tranquilidade. Observe
que esse serviço não se aplica a passageiros que não sejam autossuficientes. Se
não for autossuficiente, você terá que viajar com uma pessoa de apoio
designada. Se você
estiver viajando em um voo operado por outra companhia aérea, precisará entrar
em contato diretamente com essa companhia aérea para confirmar se ela fornece
um serviço similar. Para
detalhes completos sobre nosso serviço para adultos desacompanhados ou para
solicitá-lo, entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada. Programa de Deficiências Ocultas Sunflower O
programa Deficiências
Ocultas Sunflower é uma maneira de você
compartilhar voluntariamente que tem uma deficiência ou condição não visível e
que pode precisar de ajuda, compreensão ou tempo extra. Quando
você solicitar uma fita de pulso Sunflower a um de nossos tripulantes e usá-la
a bordo, podemos proporcionar o apoio de que você precisa para se sentir
confortável. Fitas
de pulso Sunflower estão disponíveis em vários aeroportos canadenses que
reconhecem o programa de Deficiências Ocultas Sunflower. Encontre a lista
completa dos aeroportos que adotam o programa Sunflower. Encontrar aeroportos Assistência na calçada Os
aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e
partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de
partida. Para mais informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte
diretamente a seção de acessibilidade no site do seu aeroporto. Alergias graves
Crianças
de 8 a 11 anos com alergias graves devem viajar com um genitor ou responsável
ou uma pessoa de apoio de 16 anos ou mais, assim como jovens de 12 a 18 anos se
não puderem autoadministrar sua medicação. Como
não podemos controlar a presença de alérgenos que outros passageiros podem
trazer a bordo (como, por exemplo, amendoim ou pelos de animais de estimação),
é possível que esses alérgenos permaneçam nas ou entre as almofadas dos
assentos, apesar das políticas de higiene da aeronave. Para
ajudá-lo a evitar o risco de exposição, podemos configurar uma zona tampão para
você. O que é uma zona tampão?
Uma
zona tampão é um pequeno grupo de assentos a bordo do avião em que: ·
Aconselhamos os passageiros ao seu redor a abster-se de consumir
o seu alérgeno se você tiver alergia alimentar ou de usar um produto perfumado
se tiver alergia a perfume. ·
Nenhum passageiro viajando com animais de estimação estará
sentado se você for alérgico a gatos ou cachorros. Essa
pequena área designada permite que nossa equipe ajude a minimizar o risco de
exposição a alérgenos. A área
ou o tamanho exatos da zona tampão variará dependendo do seu voo específico.
Você precisará solicitar
uma zona tampão com antecedência. Aqui
estão as condições gerais dos nossos assentos em zonas tampão: ·
Não temos zonas tampão de aeronaves completas nem fazemos
anúncios gerais sobre alergias. ·
Uma vez a bordo, os clientes sentados na zona tampão são
informados por nossa tripulação antes da decolagem e solicitados a evitar
consumir ou usar qualquer produto que contenha o seu alérgeno. ·
Você pode pedir para embarcar antes de outras pessoas para que
possa limpar profundamente o seu assento de alérgenos em potencial. Para isso,
chegue pelo menos 30 minutos antes do horário de embarque recomendado. Se optar
por não embarcar com antecedência, poderemos pedir-lhe que embarque depois de
outros passageiros para que os nossos agentes possam ajudar você melhor. ·
Em nossa cabine da Classe Signature da Air Canada, a zona tampão será a
sua suíte. Como solicitar
uma zona tampão
Para solicitar uma zona
tampão, entre em contato conosco pelo menos 48 horas antes
da partida1. Alergias
graves a gatos ou cachorros Se você tem uma alergia
grave a gatos ou cachorros, certifique-se de sempre levar seus medicamentos,
bem como desinfetante para as mãos, e tome precauções como trazer lenços
umedecidos para limpar as áreas circundantes. Alergias
graves a alimentos e outras alergias Embora sempre façamos o
nosso melhor para ajudar e proteger aqueles que tenham alergias graves,
lembre-se de que não podemos controlar totalmente o ambiente da aeronave ou o
que outros clientes podem trazer a bordo. O
que fazemos Aqui estão algumas das
nossas iniciativas com relação aos lanches embalados2 que oferecemos
a bordo: ·
Eliminamos os amendoins de todos os lanches de bar embalados
oferecidos a bordo em todas as nossas cabines. ·
Sempre que possível, substituímos outros lanches embalados por
alternativas que não contenham amendoim. ·
Todos os nossos lanches embalados apresentam um rótulo listando
os ingredientes. O
que você pode fazer Apesar de nossos melhores
esforços, os produtos que servimos e oferecemos para venda contêm vários
ingredientes que podem ser alérgenos para alguns clientes. Se você é alérgico
ou sensível a produtos que podem ser encontrados na cabine de uma aeronave, não
se esqueça de levar sempre: ·
Medicação ·
Desinfetante para as mãos ·
Lenços umedecidos para limpar as áreas circundantes ·
Seus próprios lanches 1. Garantimos que faremos
um esforço razoável para atender os pedidos feitos em até 48 horas. 2. Não assumimos
responsabilidade quando se trata das informações nos rótulos dos ingredientes
dos alimentos embalados que servimos. Cachorros de
serviço/apoio emocional
Cachorros de
serviço
Ao viajar com um cachorro
de serviço, tenha em mente o seguinte: ·
Cada passageiro pode viajar com apenas um cachorro de serviço. ·
Exceção: para voos para/dos E.U.A., você pode viajar com dois
cachorros de serviço. Se necessário, espaço extra no chão está disponível para
compra. ·
Cachorros de serviço não são permitidos nos assentos e devem
sempre permanecer no chão em frente ao assento. ·
Seu cachorro de serviço deve ter sido treinado para realizar
tarefas para ajudar uma pessoa com deficiência. ·
Para voos domésticos, internacionais e caribenhos, seu cachorro
de serviço deve ter sido treinado individualmente por uma organização ou pessoa
especializada em adestramento de cachorros de serviço1. ·
Seu cachorro de serviço deve sempre permanecer sob seu controle
durante a viagem e deve ser arreado, segurado na coleira ou amarrado enquanto
não estiver no canil dele. ·
Ao perguntar sobre o tamanho, peso e outras características do
seu cachorro de serviço, avaliaremos se ele pode caber confortavelmente aos
seus pés. Se determinarmos que não pode, você pode solicitar espaço adicional no chão entrando em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes do seu
voo. ·
Se determinarmos que seu cachorro de serviço precisa de espaço
extra no chão, ele é gratuito para voos no Canadá. Para todos os outros voos,
você precisará comprar espaço extra no chão. ·
Seu cachorro de serviço deve atender a todos os requisitos de
viagem, entrada ou saída do país, província, estado ou território para o qual
você está viajando (veja a lista abaixo). Requisitos de
viagem
Voos para os
E.U.A.
Os E.U.A. têm regulamentos
específicos para cachorros que entrem no país. Consulte nossa página de regulamentos governamentais para mais informações
sobre esses requisitos de entrada. Você deve preencher e
enviar aos Serviços de Acessibilidade da Air Canada os seguintes formulários2
pelo menos 48 horas antes da partida3. ·
Formulário de Transporte Aéreo de Animais de Serviço do Departamento
de Transportes dos E.U.A. (somente em inglês) ·
Para voos de oito horas ou mais, preencher também: Formulário de Atestado de Adestramento Higiênico de Animais de
Serviço do Departamento de Transportes dos E.U.A. (somente em inglês) Todos os outros
voos
Você deve preencher e
enviar aos Serviços de Acessibilidade da Air Canada os seguintes formulários2
pelo menos 48 horas antes da partida3. ·
Formulário de Animais de Serviço da Air Canada Você também precisa
fornecer identificação ou outros documentos emitidos por uma organização ou
pessoa especializada no adestramento de cachorros de serviço. Esse cartão ou
documento deve identificar a pessoa requerendo o cachorro de serviço e atestar
que o cachorro foi treinado individualmente pela organização ou pessoa para
realizar uma tarefa para ajudar essa pessoa relacionada à sua deficiência. 1. Podemos solicitar prova
de certificação. 2. Os titulares de cartões
do Canadian National Institute for the Blind não são obrigados a preencher o(s)
formulário(s), mas ainda precisam entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada para fazer a reserva do
seu animal de serviço.
Cachorros de apoio emocional Apenas cachorros são aceitos como animais de apoio emocional.
Lembre-se do seguinte ao viajar com seu cachorro de apoio emocional: ·
Seu cachorro de apoio emocional deve poder viajar com segurança
e conforto em uma caixa de transporte de animais de estimação aprovada sob o assento à sua frente. ·
Se o seu cachorro de apoio emocional não puder viajar com
segurança e conforto em uma caixa de transporte, ele poderá viajar no compartimento de bagagem pressurizado disponível na maioria das nossas
aeronaves. ·
Seu cachorro de apoio emocional deve permanecer na caixa de
transporte dele durante toda a sua viagem. Requisitos de viagem Pelo menos 96 horas antes do seu voo, envie: ·
Um
formulário de Solicitação de Cachorro de Apoio Emocional – Reconhecimento e
Confirmação de Comportamento preenchido. ·
Um Formulário de Profissional Médico/de Saúde Mental preenchido por um profissional
médico ou de saúde mental licenciado que esteja em situação regular com o seu
órgão de classe e ateste que o está tratando de uma deficiência de saúde mental
que requer um cachorro de apoio emocional. ·
Um Formulário de Saúde Veterinária confirmando que seu cachorro de
apoio emocional está livre de carrapatos, pulgas e doenças infecciosas ou
contagiosas que possam colocar em risco outros animais ou a saúde pública. O
Formulário de Saúde Veterinária deve atestar o bom comportamento do seu
cachorro e indicar que ele caberá com segurança e conforto em uma caixa de
transporte sob o assento. ·
Documentação que demonstre que seu cachorro de apoio emocional
atende a todos os requisitos de viagem, entrada ou saída do país, província,
estado ou território para o qual você está viajando. Assistência na calçada Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais
de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no
seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e como
reservá-lo, consulte diretamente a seção de acessibilidade no site do seu
aeroporto. Assentos
especiais
Opções de
assentos
Faremos o nosso melhor para
proporcionar o melhor arranjo de assentos disponível na cabine em que você
estiver viajando com base em suas necessidades específicas. Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas1
antes da partida para solicitar: ·
Um arranjo
de assento flexível (por exemplo: apoios de braços levantáveis
ou removíveis, proximidade dos banheiros ou da saída ou extensor de cinto de
segurança) ·
Assento extra ou espaço adicional Mais sobre o espaço adicional
·
Assentos adjacentes são atribuídos com antecedência para nos
ajudar a atender melhor às suas necessidades. ·
Apenas uma reserva e bilhete são necessários em nome da pessoa
que viaja. Não são permitidas reservas duplicadas com o mesmo nome, nem
reservas idênticas feitas com nomes diferentes. ·
Você pode solicitar um assento
extra gratuitamente ao viajar no Canadá2
simplesmente imprimindo uma cópia do Formulário de aptidão para viagem da Air Canada e seguindo as instruções de como solicitar aprovação médica. ·
Se você estiver viajando para fora do Canadá, assentos extras
estão disponíveis para compra. ·
Devido à configuração da cabine, assentos extras não estão
disponíveis em nossa cabine
da Classe Signature. ·
Se o seu pedido de espaço extra for devido a uma deficiência,
você também terá que obter aprovação médica antes de viajar. ·
Consulte nossa seção Cachorros de serviço/apoio emocional se o
espaço extra for para seu animal de serviço. Recursos de
acessibilidade a bordo
Você pode consultar a
tabela abaixo para mais informações sobre todos os recursos de acessibilidade
disponíveis a bordo de nossas aeronaves. Air Canada
Air
Canada Express Air
Canada Rouge *IFE
refere-se ao sistema de entretenimento em voo
1. Garantimos que faremos um esforço razoável para atender os
pedidos feitos em até 48 horas.
Pessoa de apoio
Um viajante autossuficiente
é autossuficiente e capaz de cuidar de suas necessidades pessoais durante o voo
além dos serviços de assistência que oferecemos. Você precisará viajar com
uma pessoa de suporte se não for autossuficiente
e precisar de assistência para: ·
Fazer refeições, tomar medicamentos ou usar o banheiro ·
Transferência para e do seu assento1 ·
Orientação, comunicação, compreensão e atuação em caso de
instruções de emergência ·
Evacuação em caso de emergência Podemos verificar alguns detalhes
relativos a seu nível de autossuficiência para determinar se você precisa
viajar com uma pessoa de apoio exclusiva. 1. Nossa tripulação de
cabine está disponível para ajudar na transferência para e do seu assento. Requisitos de
viagem
Se você precisar viajar com
uma pessoa de apoio1, observe o seguinte: Área de viagem
·
Você somente pode reservar um bilhete com desconto para a sua
pessoa de apoio em voos para o Canadá ou os E.U.A. ·
Não há bilhetes com desconto disponíveis para a sua pessoa de apoio
em voos internacionais. Idade mínima e responsabilidade
·
Você deve ter pelo menos oito anos de idade para viajar com uma
pessoa de apoio designada. ·
A pessoa de apoio que o acompanha deve ter pelo menos 16 anos e
não deve exigir nenhuma assistência pessoal especial de nós ou de outras
pessoas, como um cachorro de serviço. ·
Nem você nem sua pessoa de apoio podem ser responsáveis por uma
criança menor de oito anos durante o voo. Assentos
·
Por questões de segurança, você e sua pessoa de apoio não podem
ficar sentados em uma fileira de saída. ·
Ambos devem viajar na mesma cabine e estar sentados em assentos
adjacentes ou do outro lado do corredor. ·
Quando você ligar com antecedência (pelo menos 48 horas antes da
sua viagem), atribuiremos os seus lugares adjacentes para ajudar a acomodar as
suas necessidades. 1. Se desejar ou precisar
viajar com mais de uma pessoa de apoio, podemos oferecer
qualquer desconto na tarifa base aplicável ou tarifa especial para uma
delas. Como reservar viagens para uma pessoa de apoio Conclua a sua própria
reserva primeiro e depois: ·
Ligue para os Serviços de Acessibilidade da Air Canada imediatamente para que
um agente possa concluir uma reserva para sua pessoa de apoio no mesmo voo e garantir que vocês estejam
sentados em assentos adjacentes ou do outro lado do corredor. ·
Imprima uma cópia do formulário de Aptidão para viagem e siga as instruções de
como solicitar aprovação médica. Reembolso e tarifas especiais Dependendo do seu destino,
a sua pessoa de apoio poderá ser elegível para um reembolso1 da
respectiva tarifa ou a uma tarifa especial. Para fazer sua solicitação: ·
Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada até 30 dias após o seu
voo para nos informar que você viajou com uma pessoa de apoio. ·
Envie uma cópia do seu formulário de Aptidão para viagem
preenchido
Se o seu pedido for aprovado, o valor do reembolso que
você receberá pela sua pessoa de apoio dependerá de onde você viajou.
1. Reembolso ou
tarifas especiais se aplicam a voos no Canadá e para/dos Estados Unidos (exceto
Havaí e Porto Rico). Entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada para detalhes. Como alterar sua
escolha de pessoa de apoio
Caso sua escolha de pessoa
de apoio mude antes da viagem, faremos essa alteração gratuitamente quando você
entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes
do seu voo. No entanto, faremos um esforço razoável para atender pedidos feitos
dentro de 48 horas. Assistência na
calçada
Os aeroportos no Canadá
oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis.
Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais
informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção
de acessibilidade no site do seu aeroporto. Visão
Requisitos especiais se
aplicam se você for surdo, cego ou se não se considerar autossuficiente. Se você for cego ou tiver
baixa visão, pode entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas ligando para: 1-888-247-2262 (ligação gratuita para o
Canadá e Estados Unidos) Se você tiver perda
auditiva grave ou baixa visão grave, precisará entrar em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes
da partida1 para obter aprovação para viajar. Se não se considera
autossuficiente no contexto da sua viagem, você terá que estar acompanhado por
uma pessoa de apoio. No aeroporto
Os aeroportos no Canadá
oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis.
Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais
informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção
de acessibilidade no site do seu aeroporto. Você pode optar por
embarcar com antecedência para ter tempo extra para localizar seu assento,
guardar sua bagagem de mão e ficar confortável antes que os corredores fiquem
ocupados. Chegue pelo menos 30 minutos antes dos horários de embarque
recomendados. Horários
de embarque recomendados A
bordo Enquanto estiver a bordo,
nossa tripulação de cabine pode ajudar proporcionando a você: ·
Uma descrição da disposição do avião (por exemplo: localização
de banheiros e saídas e localização e operação dos controles em seu assento) ·
Orientações individuais de segurança antes da partida, bem como
cartões de recursos de segurança em Braille ·
Descrição das ofertas de refeições e bebidas, desembrulhar
alimentos, cortar porções grandes e descrever a localização dos itens na sua
bandeja ·
Acompanhamento entre o seu assento e o banheiro. Se precisar de
ajuda após a porta do banheiro, você terá que estar acompanhado pela sua pessoa de apoio. Entretenimento
a bordo acessível Também oferecemos sistemas de entretenimento a bordo (IFEs) acessíveis em muitos de
nossos aviões, dependendo do sistema e da idade da aeronave. Algumas aeronaves mais
antigas têm um número limitado de Dispositivos Eletrônicos Pessoais
(PEDs) acessíveis para situações em não haja IFEs disponíveis.
Você pode solicitar um PED para o seu voo entrando em contato conosco pelo menos 48 horas antes
da partida. Em alguns de nossos aviões
mais antigos, um número limitado2 de modelos de
seleção de áudio tácteis está disponível. Esses modelos são
projetados para ajudar os passageiros com baixa visão a acessar o IFE a bordo. É importante lembrar que às
vezes a aeronave atribuída ao seu voo pode ser substituída e pode haver IFEs
disponíveis. Recursos
de acessibilidade a bordo Você pode consultar a
tabela abaixo para mais informações sobre todos os recursos de acessibilidade
disponíveis a bordo de nossas aeronaves. Air Canada
Air
Canada Express Air
Canada Rouge *IFE
refere-se ao sistema de entretenimento em voo
1. Faremos um esforço razoável para atender pedidos feitos em
até 48 horas. Assistência na calçada Os aeroportos no Canadá oferecem assistência na calçada em locais
de desembarque e partida acessíveis. Isso inclui assistência no aeroporto ou no
seu local de partida. Para mais informações sobre esse serviço e os locais de
entrega/coleta, consulte o site do seu aeroporto. Informações
adicionais
Formatos
alternativos
Veja abaixo uma lista dos
principais documentos que podem ser úteis. Observação: Para concluir documentos
preenchíveis, certifique-se de baixar e usar a versão mais recente do Adobe Acrobat Reader.
Serviços
adicionais
Para facilitar a sua
viagem, podemos ajudar a: ·
Fazer check-in com um de nossos agentes no balcão ·
Passar pela triagem de segurança no seu terminal ·
Ir para o portão de embarque após o check-in ·
Entrar e sair do avião ·
Orientações pessoais quanto a anúncios a bordo ·
Guardar e recuperar seus pertences ·
Acessar o nosso sistema de entretenimento a bordo (IFE) ·
Chegar ao banheiro acessível a bordo ·
Passar pela liberação aduaneira ·
Recuperar suas malas despachadas ·
Ir para um local onde o pessoal do terminal pode ajudá-lo a
chegar à zona da calçada ou encontrar seu voo de conexão Você pode solicitar
qualquer desses serviços na chegada ao aeroporto ou a bordo do seu voo. Confirmação dos
serviços por escrito
Após concluir a sua
reserva, indicaremos na sua confirmação de reserva quais serviços serão
prestados. Se você solicitar serviços no aeroporto, um de nossos agentes também
poderá ajudar e fornecer confirmação por escrito. É importante observar que
só podemos confirmar serviços que serão prestados em voos operados pela Air
Canada, Air Canada Rouge e Air Canada Express. Para serviços em voos
operados por outras transportadoras, você precisará entrar em contato
diretamente com a outra transportadora para solicitar e confirmar serviços
relacionados à acessibilidade. Reservas
de grupos Se você estiver viajando em
um grupo de dez ou mais pessoas com deficiência, avise-nos com antecedência
entrando em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada pelo menos 48 horas antes
da partida para que possamos ajudá-lo da melhor maneira possível. No entanto,
faremos todos os esforços razoáveis para atender pedidos feitos dentro de 48
horas. Assistência
na calçada Os aeroportos no Canadá
oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis.
Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais
informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção
de acessibilidade no site do seu aeroporto. Aprovação médica
Algumas condições médicas
podem ser agravadas pela alta altitude. Por isso, definimos diretrizes para
tornar a sua viagem mais confortável. Além dos outros requisitos
descritos nesta página, você pode precisar obter aprovação médica em
determinadas circunstâncias. Voos para e dos
E.U.A.
Você precisará apresentar
um atestado médico antes de viajar se: ·
Tiver uma doença infecciosa ou contagiosa (por exemplo,
COVID-19, tuberculose ou varicela) que possa representar uma ameaça direta à
saúde ou à segurança de outras pessoas ·
Houver dúvidas médicas razoáveis de que você possa concluir o
voo com segurança sem precisar de assistência extraordinária durante o voo. Alternativamente,
recomendamos que você peça ao seu médico para preencher a Seção 4 do formulário de Aptidão para viagem. Todos os outros
voos
Você que enviar o
formulário de Aptidão para viagem preenchido pelo seu médico antes de viajar, se
alguma das seguintes situações se aplicar: ·
Você tiver uma doença infecciosa ou contagiosa (por exemplo,
COVID-19, tuberculose ou varicela) que possa representar uma ameaça direta à
saúde ou à segurança de outras pessoas. ·
Houver dúvidas médicas razoáveis de que você possa concluir o
voo com segurança sem precisar de assistência extraordinária durante o voo. ·
Tiver anemia grave (por exemplo: nível de hemoglobina abaixo de
90 g/l). ·
Houver sofrido recentemente uma fratura grande ou uma tala tenha
sido colocada em uma parte do seu corpo dentro de 48 horas do seu voo
programado. ·
Você tiver comprometimento cognitivo (por exemplo: síndrome de
Down ou mal de Alzheimer). ·
Houver tido uma convulsão dentro de quatro semanas do seu voo
programado. ·
Tiver uma doença pulmonar obstrutiva crônica (por exemplo:
enfisema) ou uma condição cardíaca crônica. ·
Estiver viajando com um bebé com menos de uma semana de idade,
um bebé prematuro ou um bebé com menos de 12 meses de idade que tenha uma
condição médica significativa ou que tenha sido submetido recentemente a
tratamento médico. ·
Houver sofrido recentemente de um incidente médico grave (por
exemplo: acidente vascular cerebral ou insuficiência respiratória). ·
Houver tido um incidente a bordo de um voo anterior ou no
aeroporto e possa precisar de atendimento médico. ·
Tiver sido submetido a uma cirurgia dentro de duas semanas do
seu voo programado. ·
Houver tido tromboflebite (por exemplo: coágulos sanguíneos nas
veias) dentro de duas semanas do seu voo programado. Como solicitar aprovação médica Você pode solicitar aprovação médica seguindo os passos abaixo
pelo menos 48 horas antes do seu voo: Passo 1. Imprima uma cópia do formulário de Aptidão para viagem; e: a.
Preencha a “Seção A”. b.
Peça ao seu médico que preencha todas as outras seções que se
apliquem. Passo 2. Envie seu formulário preenchido ou seu atestado médico para accessible@aircanada.ca ou por fax para 1-888-334-7717 ou 514-828-0027: a.
Certifique-se de que o assunto do seu e-mail tenha sua data de
viagem (dia/mês/ano), sobrenome, nome e referência da reserva (por exemplo, 26
DE SETEMBRO DE 2020, Jones, Mary, N3EI4E) b.
Inclua seu número de telefone Passo 3. Os Serviços de Acessibilidade da Air Canada analisarão o seu pedido e
informarão se considerarmos seguro que você viaje. Recusa de
transporte
Faremos sempre todos os
esforços para atender às suas necessidades especiais. No caso raro de lhe ser
recusado o transporte, vamos informá-lo do motivo da recusa e enviar uma
notificação por escrito o mais tardar 10 dias após o dia da recusa. Sempre que
possível, trabalharemos com você quanto a transporte alternativo. Retenção de
documentos
Para melhor ajudá-lo com
futuras solicitações de serviço, ofereceremos manter uma cópia eletrônica de
todas as informações pessoais de saúde ou documentação fornecida por pelo menos
três anos. No caso de condições que
possam evoluir ou se deteriorar ao longo do tempo, talvez seja necessário
solicitar documentação nova ou atualizada para garantir uma viagem segura. Estamos empenhados em
proteger as suas informações pessoais e o seu direito à privacidade. Todas as
informações pessoais serão tratadas de acordo com nossa Política de Privacidade. Assistência na
calçada
Os aeroportos no Canadá
oferecem assistência na calçada em locais de desembarque e partida acessíveis.
Isso inclui assistência no aeroporto ou no seu local de partida. Para mais
informações sobre esse serviço e como reservá-lo, consulte diretamente a seção
de acessibilidade no site do seu aeroporto. Direitos e regulamentos
Voos para, do e no Canadá
Você
tem direito a certas acomodações e serviços de acordo com os “Regulamentos
de Transporte Acessível para Pessoas com Deficiência” (SOR/2019-244). Como transportadora
canadense, a Air Canada está sujeita às Partes 1, 2 e 3 desse regulamento para
todos os voos que opere para, do e no Canadá. Isso aborda áreas como
comunicações, quiosques de autoatendimento, treinamento, serviços, equipamentos
acessíveis e aeronaves. Entre em contato conosco para mais informações
sobre transporte acessível em voos operados pela Air Canada. Voos entre o
Canadá e os E.U.A.
Regras e direitos
específicos se aplicam aos serviços que oferecemos a clientes com deficiência
que: ·
Estejam viajando em um voo entre o Canadá e os Estados Unidos;
ou ·
Estejam viajando em um voo entre o Canadá e os Estados Unidos;
ou A Air Canada está sujeita
ao seguinte: ·
Regra do Departamento de Transportes dos E.U.A. sobre “Não
Discriminação em Viagens Aéreas com Base em Deficiência” (14 CFR Parte 382) ·
Carta de Direitos dos Passageiros de Companhias Aéreas com
Deficiências do Departamento de Transportes dos E.U.A. Salvo indicação em contrário, todos os serviços descritos nestas
páginas se aplicam exclusivamente a voos operados pela Air Canada, Air Canada
Rouge e Air Canada Express*. Para voos ou serviços de ônibus ou trem operados
por outra companhia aérea ou prestador de serviços, inclusive os adquiridos via
Air Canada, entre em contato diretamente com a companhia aérea operadora para
saber mais sobre suas políticas de serviço. *Air Canada Express refere-se a voos operados pela Jazz Aviation
LP ou PAL Airlines. |
Central de Vendas e Reservas Air Canada |
No Brasil: 0800-550-0099 Na América do Norte: 1-888-247-2262 |
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor Air Canada |
No Brasil: 0800-770-9250 |