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Air Canada

Crianças e Viagens - Dispositivos de Retenção para Crianças


Ao utilizar um dispositivo de retenção para crianças aprovado para viajar com um bebê ou criança, é responsabilidade dos pais ou responsável estarem familiarizados com:

  • As instruções de instalação fornecidas pelo fabricante do dispositivo
  • O método de prender e soltar o bebê ou criança no dispositivo
  • O método de soltar rapidamente o bebê ou criança do dispositivo de retenção em caso de evacuação

Dispositivo de Retenção para Crianças

Regulamentação da Transport Canada

Sistema de Retenção para Crianças para Aviação AmSafe (CARES™)
Cinto de segurança ajustável com fivela, que se conecta diretamente ao cinto da aeronave.

Projetado para crianças com peso entre 10 e 20 kg (22 a 44 lb), com altura de até 100 cm (40 pol.) e que sejam capazes de sentar-se sozinhas. 

Deve ser utilizado dentro das limitações especificadas pelo fabricante (conforme indicado na etiqueta) e deve exibir o seguinte: 

1.

Etiqueta CARES™ [Sistema de Retenção para Crianças para Aviação] legível com os padrões de aprovação (aprovado pela FAA [Administração Federal de Aviação] de acordo com 14 CFR [Código de Regulamentos Federais] 21.305 (d) e aprovado apenas para uso em aeronaves)

2.

Número de peça 4082-1 na etiqueta

Não pode ser instalado na cabine Air Canada Signature Class.

Não é facilmente compatível com aeronaves Bombardier Dash 8-300 (DH3) e Dash 8-100 (DH1). Entre em contato com a Central de Reservas da Air Canada para mais informações. 

Dispositivo AmSafe (CARES™ [Sistema de Retenção para Crianças para Aviação]) para indivíduos mais altos
Cinto de segurança ajustável com fivela que se conecta diretamente ao cinto da aeronave.

Projetado para indivíduos mais altos com necessidades especiais que tenham mais de 137 cm (54 pol.) e até 183 cm (72 pol.) de altura. 

Deve ser utilizado dentro das limitações especificadas pelo fabricante (conforme indicado na etiqueta) e deve exibir o mesmo rótulo e número de peça que o dispositivo CARES™ [Sistema de Retenção para Crianças para Aviação] regular (ver acima).

Importante: Entre em contato com o Serviço de Acessibilidade da Air Canada se o uso deste tipo maior de dispositivo AmSafe (CARES™ [Sistema de Retenção para Crianças para Aviação]) for necessário para a viagem. 

Dispositivos fabricados no Canadá 

Devem exibir o Selo Nacional de Segurança, que indica o número da(s) norma(s) à(s) qual(is) o dispositivo de retenção está em conformidade, ou seja, CMVSS [Normas de Segurança para Veículos Automotores do Canadá] 213 (dispositivo de retenção para crianças) ou 213.1 para (dispositivo de retenção para bebês). 

Dispositivos fabricados conforme os padrões dos EUA 

Devem exibir ambas etiquetas abaixo: 

1.

"Este sistema de retenção para crianças está em conformidade com todas as Normas Federais de Segurança para Veículos Automotores aplicáveis", e

2.

"ESTE DISPOSITIVO DE RETENÇÃO É CERTIFICADO PARA USO EM VEÍCULOS AUTOMOTORES E AERONAVES" (em letras vermelhas).

Dispositivos fabricados conforme os padrões da Austrália/Nova Zelândia (AS/NZS [Padrões da Austrália/Nova Zelândia]) 

Devem exibir ambas etiquetas abaixo: 

1.

Uma etiqueta do Padrão 1754, e

2.

Uma etiqueta indicando que o dispositivo é aceito para uso a bordo de aeronaves

Dispositivos fabricados conforme os padrões das Nações Unidas (UN [Nações Unidas]) – Comissão Econômica para a Europa (ECE [Comissão Econômica para a Europa]) 

Devem exibir ambas etiquetas abaixo: 

1.

Uma etiqueta exibindo o padrão UN [Nações Unidas] ECE [Comissão Econômica para a Europa] R44-03 (revisão 03) ou uma revisão posterior, e

2.

Uma etiqueta exibindo qualificação para uso em aeronaves.

Outros assentos fabricados no exterior 

Devem seguir as regulamentações da Transport Canada. 




Dispositivos de Retenção para Crianças Proibidos

  • Assentos elevatórios: um assento elevatório (ou almofada elevatória) é definido como um dispositivo removível para uso em um veículo com o objetivo de acomodar uma criança em uma posição elevada uma pessoa cuja massa seja de 18 kg (40 lb) ou mais. Ele é projetado para ser usado com o cinto de segurança de três pontos (abdominal e diagonal) de um automóvel e, portanto, não é aprovado para uso em aeronaves.
  • Cintos abdominais e coletes ou dispositivos do tipo arnês.
  • Assentos do tipo rede, como Fly LegsUp, Flyebaby.
  • Assentos Little Cargo® (mesmo que os fabricantes afirmem que são aprovados para uso em aeronaves).

Os seguintes dispositivos não são aprovados para uso como dispositivo de retenção durante o taxiamento, decolagem e pouso, ou a qualquer momento em que o aviso de apertar os cintos estiver aceso; eles podem, no entanto, ser usados para conforto em todos os outros momentos durante o voo.

  • Carregadores de bebê do tipo canguru/lenó, semelha, semelhantes ao SnugliTM ou Baby BjornTM, são aceitos como parte da franquia de bagagem de mão do bebê, se necessários para uso a bordo da aeronave. Os pais ou responsáveis terão que remover o bebê do carregador toda vez que o aviso de apertar os cintos estiver aceso.
  • Camas para bebês semelhantes à Flyaway Kids Bed, BedBox não podem bloquear o acesso ao corredor e devem ser guardadas quando o aviso de apertar os cintos estiver aceso.


Outras regras, regulamentos e exceções importantes

Air Canada Signature Class

  • Por razões de segurança, dispositivos de retenção para crianças não são permitidos na cabine da Air Canada Signature Class. Algumas exceções se aplicam. Entre em contato com a Central de Reservas da Air Canada para obter detalhes.
  • Bebês com menos de 2 anos podem viajar na cabine da Air Canada Signature Class, mas devem permanecer no colo do adulto.
  • Ao ocupar um assento Classic Pod ou Executive Pod na Air Canada Signature Class, uma criança de 2 a 11 anos deve estar sentada à frente, diretamente atrás ou em um assento adjacente voltado para o pai ou responsável acompanhante.
  • Dispositivos de retenção para crianças CARESTM [Sistema de Retenção para Crianças para Aviação] não podem ser instalados na cabine da Air Canada Signature Class.
  • Todos os dispositivos aprovados devem caber entre os apoios de braço do assento. Devem ser instalados de acordo com as instruções do dispositivo e presos usando o cinto de segurança instalado no assento da aeronave.
  • Restrições de peso são especificadas em todos os dispositivos de retenção para crianças.
    • Dispositivos voltados para trás são geralmente restritos a bebês com peso inferior a 9 kg (20 lb).
    • Dispositivos voltados para frente são geralmente restritos a bebês ou crianças com peso entre 9 e menos de 30 kg (20 a 65 lb).
  • Um sistema combinado (ou seja, tanto um sistema de retenção para crianças quanto uma almofada elevatória) é aceito para uso em voo, desde que seja usado como um sistema de retenção para crianças e o sistema de arnês interno esteja instalado, e todos os requisitos de etiquetagem sejam atendidos. Não deve ser usado em voo como uma almofada elevatória* com o sistema de arnês interno removido.
  • Carregadores de bebê do tipo bolsa (por exemplo, SnugliTM, Baby Hawk ou Ergo) são permitidos para uso em voos da Air Canada, exceto durante a decolagem, pouso, taxiamento na pista e a qualquer momento em que o aviso de apertar os cintos estiver aceso.
  • Um dispositivo de retenção que não possa ser fixado devido ao tamanho, design ou danos deve ser transportado como bagagem despachada, pois não pode ser guardado sob os assentos ou nos compartimentos superiores.
  • Entre em contato com seu agente de viagens ou com as Reservas da Air Canada para obter mais informações e possíveis exceções a estas regras (por exemplo, por motivos médicos).

* Um assento elevatório (ou almofada elevatória) é definido como um dispositivo removível para uso em um veículo com o objetivo de acomodar em uma posição elevada uma pessoa cuja massa seja de 18 kg (40 lb) ou mais. Ele é projetado para ser usado com o cinto de segurança de três pontos (abdominal e diagonal) de um automóvel e, portanto, não é aprovado para uso em aeronaves.



Regras para bagagem despachada

  • Para todos os destinos, bebês e crianças de 0 a 11 anos podem despachar uma cadeirinha ou assento elevatório gratuitamente, além de sua franquia de bagagem regular.
  • Os clientes devem escrever seu nome e endereço em todos os dispositivos com o uso de um marcador permanente (tipo Sharpie).
  • Se você estiver viajando com uma cadeirinha para uma criança de 2 anos ou mais, recomendamos que a utilize a bordo em vez de despachá-la. Consulte nossa seção Bem-Estar e Segurança Infantil.


Regras para bagagem de mão

  • Um dispositivo de retenção para crianças só pode ser aceito como bagagem de mão além da franquia de bagagem de mão do bebê/criança se um assento tiver sido comprado para o bebê/criança.
  • Cangurus/lenços de pano para bebês, como Snugli™ ou Baby Bjorn™, são aceitos além da franquia de bagagem de mão do bebê, se necessários para uso a bordo da aeronave. Esses carregadores tipo canguru não são aprovados para uso como "dispositivo de retenção" e não podem ser usados durante o taxiamento, decolagem e pouso, ou a qualquer momento em que o aviso de apertar os cintos estiver aceso. Os pais ou responsáveis terão que remover o bebê do carregador toda vez que o aviso de apertar os cintos estiver aceso.
Central de Vendas e Reservas Air Canada
No Brasil: 0800-550-0099
Na América do Norte: 1-888-247-2262
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor Air Canada
No Brasil: 0800-770-9250