
Crianças Viajando Sozinhas
Mais de 10.000 jovens viajantes voam desacompanhados conosco todos os anos. E com o nosso serviço de Menor Desacompanhado, cada um deles recebe o melhor cuidado da nossa equipe altamente treinada, desde o momento em que chegam ao aeroporto até alcançarem seu destino.
Voos Elegíveis
Você pode adquirir o serviço de Menor Desacompanhado para seu filho se ele estiver viajando em:
- Um voo direto (sem escalas) operado pela Air Canada ou Air Canada Rouge
- Um voo direto (sem escalas) da Air Canada Express operado pela Jazz.
Importante: O pai, mãe ou adulto responsável deve permanecer no aeroporto até a decolagem do voo, caso ocorra alguma interrupção no voo. O serviço de Menor Desacompanhado não pode ser adquirido para voos de conexão ou voos em codeshare [compartilhamento de voo], pois não é possível garantir todas as responsabilidades necessárias na transferência de um menor em aeroportos de conexão. Além disso, pode ser difícil para menores desacompanhados lidarem com conexões, e ainda mais se houver um imprevisto durante a conexão.
Restrições de Idade
Menores de 08 anos |
Indisponível
|
08 a 11 anos (inclusive) |
Obrigatório
|
De 12 a 17 anos |
Opcional
|
- Menores desacompanhados não podem viajar com um animal de estimação na cabine.
- Apenas passageiros adultos (com 16 anos de idade ou mais) podem atuar como acompanhantes de menores (com menos de 12 anos).
Perguntas Frequentes
Respondemos a algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Menor Desacompanhado.
Como solicito o serviço de Menor Desacompanhado?
Entre em contato com a Central de Reservas da Air Canada ou com seu agente de viagens para informar que seu filho viajará sozinha. Você receberá detalhes sobre nossos serviços especiais e os procedimentos envolvidos quando uma criança viaja desacompanhada. Lembre-se de nos informar se seu filho possui alguma condição médica.
Por que não posso adquirir o serviço de Menor Desacompanhado para um voo de conexáo?
Viajar em voos com conexão pode parecer complexo e intimidador para algumas pessoas, e as coisas nem sempre saem como gostaríamos. Podem ocorrer interrupções de voos e, por isso, não conseguimos assumir todas as responsabilidades necessárias para transferir um menor desacompanhado durante uma conexão em aeroporto. Pode ser difícil para menores desacompanhados lidarem com conexões, ainda mais se houver algum imprevisto no ponto de conexão. Recomendamos fortemente que os pais garantam que seus filhos estejam devidamente assistidos ao viajar em itinerários com voos de conexão.
Meu filho tem uma condição médiica. O que preciso saber?
Seu filho não poderá viajar desacompanhado se ele/ela for:
- * cego(a) ou surdo(a)
- * severamente alérgico(a) a amendoim/produtos à base de amendoim ou tiver outras alergias graves
- * severamente alérgico(a) a gatos e cães
- * portador(a) de uma condição médica (física ou psicológica), incluindo, mas não se limitando a alergias, que exija cuidados especiais ou administração de medicamentos durante o voo
- * suscetível a reagir negativamente à viagem aérea sem a presença de um adulto responsável conhecido
Uma criança com qualquer outra condição médica não pode viajar como menor desacompanhado sem aprovação médica prévia. Reservamo-nos o direito de recusar o transporte de um menor desacompanhado caso não seja possível obter autorização médica. Para mais informações sobre como obter essa aprovação médica para seu filho, entre em contato com os Serviços de Acessibilidade da Air Canada.
Onde meu filho será acomodado no avião?
Se seu filho estiver viajando em um voo da Air Canada, o atendente da central de reservas responsável pela passagem recomendará que ele seja acomodado nas três últimas fileiras da aeronave, próximo à tripulação. Esse arranjo permite que os comissários de bordo possam acompanhar melhor seu filho durante o voo e atender às suas necessidades. Essa recomendação não se aplica a voos da Air Canada Express.
Quais são as taxas do serviço e elas incluem refeições?
É cobrada uma taxa de serviço de $100 a $118 CAD/USD por trecho, por criança, por voo, independentemente da tarifa escolhida.
Se seu filho, com idade entre 8 e 17 anos, estiver viajando como menor desacompanhado em um voo que ofereça apenas o serviço Air Canada Bistro, o valor de uma refeição ou lanche quente já está incluído na taxa cobrada pelo cuidado especial com a criança.
Bebidas não alcoólicas são sempre oferecidas gratuitamente em todos os nossos voos. E o serviço de refeição gratuita está disponível para todos os passageiros que viajam nas seguintes classes:
- Classe Executiva América do Norte e Caribe e Classe Executiva Internacional
- Classe Econômica Internacional, exceto em voos de/para destinos no Caribe e "destinos de sol" (nesses casos, é oferecido o serviço Air Canada Bistro)
Cabines com pagamento apenas por cartão de crédito
Todos os voos da Air Canada, Air Canada Rouge e Air Canada Express operados pela Jazz possuem cabines com pagamento exclusivo por cartão de crédito.
O valor de uma refeição ou lanche quente já está incluído na taxa cobrada pelo serviço de Menor Desacompanhado. Caso deseje que seu filho possa comprar uma refeição ou lanche extra durante o voo, mas o pagamento com cartão de crédito a bordo não seja uma opção, é possível adquirir vouchers do Air Canada Bistro online a qualquer momento até uma (1) hora antes do voo da criança.
- As taxas incluem de 0% (mínimo) a 18% (máximo) de imposto, conforme o itinerário.
Como posso preparar melhor meu filho para o voo?
Explique cuidadosamente os detalhes da viagem ao seu filho com antecedência – isso tornará a experiência menos estressante para todos.
Garanta que seu filho esteja bem descansado.
Certifique-se de que ele tenha uma bagagem de mão com um lanche e algum objeto favoritos, caso haja atraso.
Certifique-se também se o pai/mãe ou responsável que for encontrar seu filho no destino:
- Sabe o número e o horário de chegada do voo em que a criança está viajando
- Está ciente de que precisará apresentar um documento de identidade com foto emitido pelo governo para se identificar
- Está ciente de que precisará assinar o envelope de menor desacompanhado (formulári oT672-ENV), que contém os documentos de identidade e viagem da criança, e que esse envelope será entregue por um agente da Air Canada que estará acompanhando a criança
O que acontece quando chegamos ao aeroporto?
Ao chegar ao aeroporto, dirija-se ao balcão da Air Canada para iniciar os procedimentos de check-in. Primeiro, será solicitado um documento de identificação da criança. Apenas documentos originais são aceitos (não são permitidas cópias).
Para viagens dentro do Canadá, crianças menores de 18 anos devem apresentar certidão de nascimento, cartão de saúde, passaporte ou outro documento oficial emitido pelo governo. Para voos com destino ou origem nos Estados Unidos, assim como voos internacionais, é obrigatório apresentar o passaporte.
Em seguida, você será solicitado a preencher um formulário chamado “Solicitação de Transporte”, que será colocado dentro de um envelope identificado com as letras “UM”(Menor Desacompanhado). O formulário inclui:
- Identificação e número do voo da criança
- Nome e informações de contato (incluindo telefone e endereço) da(s) pessoa(s) que irá(ão) recebê-lo no destino
- Assinatura autorizada do pai/mãe ou responsável legal
O envelope ficará sob os cuidados de um agente da Air Canada e servirá como porta-documentos contendo o passaporte da criança, bilhete aéreo, números de emergência e documentos de imigração/alfândega. Mesmo após a criança estar sob responsabilidade de um agente da Air Canada, é obrigatório que você permaneça no aeroporto até a decolagem do voo.
O que acontece depois que entrego meu filho a um agente da Air Canada?
Todas as crianças que viajam sozinhas embarcam antes dos demais passageiros. Isso permite que seu filho tenha tempo para se acomodar com tranquilidade e fazer ao comissário de bordo qualquer pergunta que tiver sobre o voo.
O agente entregará à criança um cordão de identificação de Menor Desacompanhado (hang-tag), facilitando a identificação por parte da equipe do aeroporto.
Esse agente acompanhará a criança pela verificação de segurança até a área do portão de embarque. Em alguns aeroportos, pais ou responsáveis têm permissão para acompanhar a criança até o portão de embarque. Consulte a próxima pergunta frequente ou o site da autoridade aeroportuária local para mais informações.
Quando o embarque for anunciado, a criança será acompanhada até a aeronave antes dos demais passageiros e será recebida pelo Diretor de Serviço de Bordo, que o conduzirá até o assento designado.
Ao chegar ao destino, o Diretor de Serviço de Bordo ajudará a criança a desembarcar e a entregará a um agente do aeroporto. Esse agente a acompanhará até a área de Chegadas para se encontrar com a pessoa designada no envelope de Menor Desacompanhado.
A pessoa que for receber a criança deverá apresentar um documento de identidade com foto e assinar o envelope de Menor Desacompanhado, assumindo oficialmente a responsabilidade pela criança.
Posso acompanhar meu filho até o portão de embarque?
Acompanhamento da criança até o portão de embarque é permitido apenas em alguns aeroportos. Consulte o site da autoridade aeroportuária local ou fale com um representante da Air Canada no check-in.
Onde for permitido, apenas um dos pais ou um responsável pode acompanhar a criança até o portão. Esse responsável poderá ser solicitado a preencher um “Formulário de Acompanhamento de Passageiro” e apresentar um documento de identidade com foto.
Caso o pai, mãe ou responsável não possa acompanhar a criança, a Air Canada providenciará um agente para esse acompanhamento.
Voos internacionais e voos para os Estados Unidos
Devido a regulamentações de segurança, o serviço de acompanhamento de passageiro não está disponível para voos internacionais nem para voos com destino aos Estados Unidos. Nesses casos, um agente da Air Canada acompanhará a criança até o portão.
Quando posso sair do aeroporto?
Você deve permanecer no aeroporto até que o voo tenha partido.