Loading...

Air Canada

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É MISSÃO DA AIR CANADA





Para fazer a sua parte na preservação do meio ambiente, a Air Canada passou a levantar a bandeira ‘Deixe Menos e Faça Mais’, que visa proteger também as comunidades onde a empresa atua. Para a Air Canada, fazer mais tem a ver com compromisso, liderança e com abraçar parcerias e oportunidades para trabalhar em direção aos objetivos comuns. Trata-se de conectar as pessoas com o meio ambiente para garantir sua longevidade para as gerações futuras.

A meta é minimizar o impacto ambiental em todas as operações, deixando menos carbono na atmosfera, menos resíduos na terra e na água e produzir menos ruído para as comunidades. Para tanto, a empresa aumentou a colaboração com os parceiros do setor, comunidades, funcionários e clientes.

O fator mais importante na redução das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) tem sido a melhoria contínua da eficiência das aeronaves e dos motores. A Equipe de Eficiência de Combustível trabalha arduamente para reduzir o consumo tanto a bordo quanto nas operações terrestres. Por exemplo, entre 1990 e 2018 houve uma melhoria de 44,5% na eficiência de combustível. Atualmente, a Air Canada possui uma das frotas mais jovens do setor e, em 2021, a idade média da frota principal ficou em 8,5 anos.

A empresa aprovou a estratégia de quatro pilares da indústria da aviação para a ação climática. Por meio de pesquisa e do trabalho de políticas, a Air Canada apoiou o desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos canadense de combustível de aviação sustentável (SAF). Até o momento, foram realizados um total de oito voos com biocombustível, o representou uma redução de mais de 75 toneladas de CO2.

Em 2021, a Air Canada anunciou seu compromisso de longo prazo com o avanço da sustentabilidade das mudanças climáticas em todos os seus negócios, estabelecendo uma meta ambiciosa de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GEE) em todas as suas operações globais até 2050.

A Air Canada tem um forte incentivo para reduzir o peso a bordo de suas aeronaves. A remoção de apenas um quilo de peso em toda a frota se traduz em uma economia de 24.500 litros de combustível e 63 toneladas a menos de emissões de gases de efeito estufa liberadas ao longo de um ano. Daí o esforço para voar mais leve, que inclui: Quantidades precisas de combustível e água, equipamentos mais leves e um processo de pintura mais leve.

Com o tempo, a Air Canada avaliará a viabilidade, segurança e desempenho de novas tecnologias operacionais elétricas, de hidrogênio ou híbridas e procurará outras oportunidades inovadoras em outras áreas de suas operações.

Nas metas de redução da Air Canada estão:

- Escritórios e instalações: -20%

Em 2019, foram implementadas estações centralizadas de resíduos, reciclagem de orgânicos na sede em Montreal. A empresa continua a implementar esse programa em todo o Canadá. Ao separar madeira, metal e filme plástico em suas instalações operacionais, a empresa desvia materiais desnecessários do aterro.

- Lounges Maple Leaf: -20%

A empresa aumentou a reciclagem orgânica em 3 Canadian Maple Leaf Lounges e está estudando a ampliação do programa.

- Reciclagem a bordo:

Atualmente, a Air Canada tem uma das frotas mais jovens do setor e, em 2021, a idade média da frota principal foi de 8,5 anos. Foram estabelecidos processos de reciclagem para resíduos domésticos em 9 dos principais aeroportos canadenses onde a Air Canada opera.

Os esforços de redução de plástico da Air Canada incluem pesquisar e repensar importantes decisões tomadas em vários estágios da cadeia de suprimentos com o objetivo de minimizar o uso de plástico de uso único. A empresa já obteve progresso ao remover com sucesso 38,2 milhões de itens de plástico de uso único dos voos em 2019. No entanto, a pandemia global forçou a empresa a colocar de volta itens de plástico de uso único a bordo como uma decisão de curto prazo necessária para manter a saúde e a segurança imediata de nossos passageiros e tripulantes e serão substituídos no futuro.

- Metas absolutas de redução de GEE de médio prazo, para 2030:

Foram estabelecidas para garantir um progresso significativo em direção à ambiciosa meta de zero líquido da Air Canada. Os setores da companhia aérea de tecnologia e energia estão em transição para alternativas de baixo carbono: 20% de redução líquida de GEE das operações aéreas em comparação com a linha de base de 2019, 30% de reduções líquidas de GEE das operações terrestres em comparação com a linha de base de 2019. Investimento de CAD$50 milhões em Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) e reduções e remoções de carbono.

Fazendo Mais:

Em 2018, a companhia instalou duas colmeias, abrigando mais de 100.000 abelhas em sua sede em Montreal, permitindo que os funcionários participassem de oficinas sobre abelhas e meio ambiente.

As aeronaves da família A320 foram adaptadas para reduzir o ruído na fonte, enquanto a empresa participa ativamente de comitês de ruído para melhorar as condições de ruído nos aeroportos com autoridades aeroportuárias, governo local e transportadoras aéreas.

Veja mais aqui.





Central de Vendas e Reservas Air Canada
No Brasil: 0800-591-8842
Na América do Norte: 1-888-247-2262
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor Air Canada
No Brasil: 0800-770-9250