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Air Canada

Air Canada transportou mais de 2 milhões de clientes em dezembro de 2022





A Air Canada fez intensos preparativos para a temporada de férias de inverno, que normalmente é um dos períodos de maior pico de viagens do ano. Para o período a expectativa da empresa era de transportar mais de 2 milhões de clientes, o que fez com que os preparativos começassem no início do outono - equipamentos, contração de pessoal adicional e implementação de um cronograma específico.



Pessoal

Em dezembro de 2022, a Air Canada tinha 35.681 funcionários, um aumento de mais de 1.000 em relação à dezembro de 2019, quando a empresa tinha 34.653 funcionários. Apesar de ter mais colaboradores, a transportadora operou com menos capacidade em dezembro de 2022 - medida por assentos voados, a capacidade foi de 85% da disponibilizada em dezembro de 2019. Com mais pessoas na companhia e operando menos voos, foi possível oferecer mais recursos de funcionários por cliente do que antes da pandemia.



Operações

Apesar do inverno rigoroso na América do Norte ter interrompido todos os modos de viagem, a Air Canada operou continuamente durante todo o período. De 22 de dezembro a 8 de janeiro, foram oferecidos aproximadamente 17.000 voos, com uma média de quase 1.000 voos diários - em torno de uma partida a cada 90 segundos do dia. A taxa de conclusão de voo diário foi de 91,5% e a taxa de conclusão de voo internacional foi de 98,3%. Foram transportados 2,18 milhões de clientes e todos viajaram com segurança.



Bagagem

Interrupções no inverno podem resultar em um aumento de bagagem atrasada por motivos que fogem ao controle da transportadora. Mas a Air Canada entregou 97,3% das malas de seus clientes. Essa taxa melhorou para 98,7% nos últimos dias. A bagagem pode atrasar por conexões incorretas entre os voos de chegada e partida, operações de assistência em terra fora do horário por conta de atrasos nos voos e/ou problemas com fornecedores terceirizados, como o mau funcionamento do sistema de manuseio de bagagem do aeroporto.

Para uma transportadora como a Air Canada, que tem um percetual alto de clientes com conexão - 30% durante o período de férias -, os atrasos nas bagagens aumentam pelos atrasos nos voos, pois os clientes podem fazer voos com conexão, mas suas bagagens não.

Além disso, o alto volume de clientes durante o período pode retardar a recuperação de bagagens, pois os voos lotados limitam a capacidade da aeronave e os recursos para transportar as malas atrasadas.



Serviço de atendimento ao Consumidor

Reconhecendo o impacto do clima sobre o sistema de transporte aéreo, a Air Canada implementou voluntariamente uma política de remarcação durante as férias. Isso permitiu ao cliente que quisesse alterar seu voo, efetuasse a mudança sem nenhum tipo de custo.

Além disso, os clientes que preferissem não viajar cancelassem seus voos por qualquer motivo e recebessem o reembolso total. Para aqueles cujos voos foram cancelados, a Air Canada, de acordo com sua política regular, ofereceu um reembolso total ou, alternativamente, ofereceu uma nova reserva aos clientes, embora, devido ao alto volume de clientes, essas oportunidades fossem limitadas. No entanto, durante o pico de mau tempo de 23 a 27 de dezembro, mais de 107.000 clientes cujos voos foram cancelados foram remarcados com sucesso. A transportadora reservou 15 aeronaves de sua frota que não estavam programadas para a capacidade ociosa e operou 324 voos extras, disponibilizando 45.000 assentos para transportar clientes que tiveram seus voos cancelados.





Central de Vendas e Reservas Air Canada
No Brasil: 0800-550-0099
Na América do Norte: 1-888-247-2262
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor Air Canada
No Brasil: 0800-770-9250