Loading...




Guia de Viagem - Toronto





Toronto é o centro cultural e financeiro do país. Charmosa, a cidade combina a vida urbana com diversas atividades ao ar livre, que incluem as praias do Lago Ontário, os parques e os bairros mais afastados da área central, onde é possível aproveitar as belezas naturais em diferentes épocas do ano. Aliás, a cidade se transforma a cada estação, mas se mantém acolhedora em todas elas.

A principal característica de Toronto é a diversidade. Por lá são falados mais de 140 idiomas e dialetos, e encontrados diversos sabores, festivais, eventos e culturas das mais distintas partes do mundo. Bairros como Little Portugal, Little Italy e Chinatown são apenas alguns dos exemplos. Toronto tem muitas áreas especiais, como West Queen West, onde ficam os artistas e muitas atrações alternativas, o Kensington Market, que reúne restaurantes de diversos países e brechós incríveis, e Yorkville, um antigo bairro industrial que hoje conta com lojas super sofisticadas, hotéis cinco estrelas e restaurantes de luxo.

E a vida cultural tem um amplo espaço pela cidade. Os centros culturais e turísticos como o ROM (Royal Ontario Museum), a AGO (Art Gallery of Ontario), a Casa Loma e o TIFF Bell Lightbox, onde acontece um dos maiores festivais de cinema do mundo – o Toronto International Film Festival, o TIFF, ganham destaque e são atrativos imperdíveis. E entre os imperdíveis estão ainda a CN Tower, o Ripleys Aquarium, o Saint Lawrence Market e o Distilllery District.

O impressionante circuito gastronômico é uma marca de Toronto. Pela cidade estão diversos restaurantes étnicos, assim como muitas opções de culinária contemporânea. O roteiro exige disposição, pois é excelente. A agenda de eventos é uma atração a parte, que inclui festivais como o Nuit Blanche, que em outubro espalha arte pelas ruas durante uma noite inteira, o TIFF, que acontece em setembro e é considerado um termômetro para o Oscar, e o Luminato, que em junho ilumina o verão com instalações e performances por toda a cidade (clique aqui para a lista completa de festivais e eventos programados pela cidade).

Fora de Toronto estão as Toronto Island, que permitem uma vista muito especial da cidade e oferecem um clima de praia e descontração para moradores e visitantes. Mas Toronto tem muito mais, por isso vale a pena dar uma olhada no link do órgão oficial de turismo, o Destination Toronto, para descobrir dicas de compras (shopping e outlets maravilhosos), de nightclubs, de festas, de passeios, shows, eventos etc.


Sobre Toronto

O nome de Toronto veio provavelmente da palavra iroquesa tkaronto, que na verdade significa “lugar onde as árvores estão na água”.

Toronto é considerada a maior cidade e o maior centro financeiro de todo o Canadá, além de ser a capital da província canadense de Ontário. Com uma população aproximando-se dos 3.000.000 de habitantes, é a cidade mais populosa da América do Norte depois da Cidade do México, Nova York e Los Angeles. Lembrando que uma boa parte desta população é de imigrantes.

Considerada uma cidade global, Toronto é, na verdade, um centro internacional de negócios, finanças, arte, cultura, boa qualidade de vida e de segurança. Já foi considerada a melhor cidade do mundo para se viver, e uma das mais seguras de todo o Canadá e também, vejam só, do continente americano.

A cidade tem um clima com muitas variações de temperatura, mas é considerado um clima temperado tendo 4 estações distintas: quente e úmido no verão e frio e seco no inverno. No inverno a média geral de temperaturas mínimas é de -6,6°C e das máximas de 0ºC. Já no verão a média fica entre mínimas de 15,5°C e máximas não ultrapassando os 26°C.


Algumas dicas e informações importantes

  • O idioma praticado em Toronto é o inglês (norte-americano), mas é comum, devido a imigração, você identificar outros idiomas na cidade;
  • A moeda é o dólar canadense;
  • A voltagem elétrica praticada na cidade varia de 110 a 120V. As tomadas são de 2 tipos: 2 pinos chatos ou de 2 pinos chatos e 1 pino redondo;
  • Não são necessárias quaisquer vacinas para visitar o Canadá;
  • Roupas de frio são itens indispensáveis para quem pretende visitar a cidade, mesmo no verão, onde as noites podem ser bem frias;
  • Para quem pretende visitar diversos locais turísticos da cidade, principalmente os pagos, o melhor é adquirir o Toronto City Pass, que é um combo que dá o direito a entrada em 5 atrações diferentes, entre as quais estão: CN Tower, Royal Ontario Museum, Casa Loma, Toronto Zoo e o Ontario Science Centre. Com o combo, as entradas acabam saindo bem mais baratas.
Central de Vendas e Reservas Air Canada
No Brasil: 0800-591-8842
Na América do Norte: 1-888-247-2262
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor Air Canada
No Brasil: 0800-770-9250