Loading...




Guia de Viagem - Montreal





Montreal é a maior cidade da província de Quebec e a segunda mais populosa do Canadá. Localizada na confluência do Rio St. Lawrence e Ottawa, a cidade faz parte de um arquipélago urbano com mais de 400 ilhas - Montreal fica em uma ilha e foi batizada com esse nome em homenagem ao Monte Royal, uma montanha com três colinas localizada na região central. Com diversas atrações culturais (a agenda de eventos e festivais é extensa), conta com muitos parques e espaços naturais (são 47 quilômetros quadrados de áreas verdes), que cobrem 10% da cidade.

Hoje com cerca de quatro milhões de habitantes, Montreal abriga em torno de 120 nacionalidades diferentes, o que garante a diversidade de culturas e estilos. Segunda maior cidade francófona do mundo, depois de Paris, Montreal é cosmopolita, moderna e super vibrante. Líder em vários setores, que vão desde a indústria aeroespacial até biotecnologia para vídeo games, a cidade também exibe em seu portfólio diferentes inovações na medicina, em multimídia, eventos e artes. Não foi à toa que em 2016 a UNESCO concedeu ao local o título de City of Design.

O charme de Montreal se espalha por todas as ruas, os bistrôs em estilo francês, o colorido das folhas no outono, os mercados, restaurantes, bares, nightclubs e parques, entre os quais se destaca o do Mount-Royal, cujo projeto é do paisagista americano Frederico Law Olmsted, o mesmo que projetou o Central Park em Nova York.

Não é difícil se apaixonar pela cidade, especialmente quando se chega em Old Montreal, onde a história local começou. A arquitetura do bairro é datada de 1685; é lá que estão o histórico Largo Jacques-Cartier e a famosa basilica de Notre-Dame, que todas as noites ganha efeitos multimedia em sua fachada. A poucos minutos de caminhada da Basílica de Notre-Dame, fica a Place Jacques-Cartier onde está o monumento mais antigo de Montreal: a Coluna de Nelson, de 1809. Explorar essa área, com ruas de pedra e construções antigas, é fundamental para o turista que quer sentir o verdadeiro espírito da cidade.

No passeio devem constar o Cassino de Montreal, o Museu de Arte Contemporânea e a área do Olympic Park, construído para os jogos olímpicos de 1976 e que hoje abriga alguns prédios em estilo futurista. Lá está o imperdível museu ambiental Biodome, onde é possível visitar diferentes ecossistemas. Caminhando pela cidade, o visitante tem que passear pela Rua Sainte-Catherine, um verdadeiro paraíso para quem gosta de compras, e tirar um tempinho para o Jean-Talon Market, um mercado incrivel que fica em Little Italy e que é considerado um dos lugares da cidade com mais diversidade cultural.

Montreal conta ainda com 33 quilômetros de área subterrânea, que foi criada para proteger os moradores nos dias de inverno mas que se tornou parte das atrações turísticas. Por lá ficam lojas, entradas dos principais hotéis, caminhos para o metrô etc. Mas essa charmosa cidade tem muito mais para oferecer, portanto não perca nenhuma oportunidade de explorá-la ao máximo. Não esqueça de olhar a agenda de eventos durante a estadia em Montreal. Casa do Cirque du Soleil, que no verão costuma surpreender os habitantes com shows gratuitos e ao ar livre, a cidade tem uma programação ampla. Os destaques são os Festivais de Jazz e de Cinema, que atraem muitos turistas canadenses e estrangeiros.

Para mais informações consulte: https://www.mtl.org
Central de Vendas e Reservas Air Canada
No Brasil: 0800-591-8842
Na América do Norte: 1-888-247-2262
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor Air Canada
No Brasil: 0800-770-9250