estamos processando o seu pedido
aguarde um instante

Canadá
O Canadá
Províncias e Territórios
Alberta
British Columbia
Saskatchewan
Manitoba
Ontário
Québec
Newfoundland e Labrador
New Brunswick
Nova Scotia
Prince Edward Island
Turismo
Featured Destination

Ontário
Eventos Parques Nacionais Dicas
Ontário
Ontário é o berço das mundialmente famosas Cataratas de Niágara e da capital do Canadá - Ottawa. Ontário faz fronteira com Quebec ao leste, com Manitoba a oeste, com a Baía de Hudson e a Baía de James ao norte e com o Rio São Lourenço e os Grandes Lagos ao sul.

Segunda maior província do Canadá, Ontário cobre 1,1 milhão de quilômetros quadrados e ostenta mais de meio milhão de lagos e 60.000 quilômetros de rios. Por isso, não haveria nome mais apropiado para a Província, palavra "Ontário" vem do iroquês "kanadario" e significa "água espumante". Globalmente, Ontário possui uma área maior do que a França e a Espanha juntam e têm uma população de mais de dez milhões de pessoas.

Ontário é constituída por três regiões geológicas principais: as planícies dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço, o Escudo Canadense e a baixada da Baía de Hudson. A última constitui-se de planícies costeiras estreitas que acompanham a Baía de Hudson e a Baía de James; a terra é úmida e coberta de arbustos. O Escudo Canadense cobre o resto do norte de Ontário, do Lago Superior até a Baía de Hudson, estendendo-se até a parte meridional da província. O escudo é um planalto vasto e rochoso. Embora o solo seja pobre e não muito adequado para o cultivo em larga escala, há abundância de minerais, florestas e potencial hidrelétrico.

O Escudo Canadense e as planícies da Baía de Hudson cobrem 90% do território de 1 068 580 km² da província, mas apenas 10% da população habita essas regiões. Ainda que o comércio de peles tenha sido o catalisador do desenvolvimento da região norte de Ontário, muitas cidades foram construídas em razão da ferrovia. Atualmente, as ferrovias e estradas transportam os produtos das minas e serrarias para o sul. Mais ao norte, o acesso é feito somente por transporte aéreo ou aquático. Os extremos do clima setentrional representam um desafio cotidiano naquela região. Em Winisk, a temperatura média diária em julho atinge apenas de 12 a 15 °C e cai para -25 °C em janeiro.

Os cinco Grandes Lagos são o resultado mais visível das glaciações ocorridas em Ontário, sendo o Lago Superior, o maior deles, o maior corpo de água doce do mundo.

As planícies dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço formam o resto da porção meridional de Ontário e abrigam a maior parte da população, indústrias, comércio e terras agrícolas. A planície inclui o triângulo Windsor - Thousand Islands - Vale do São Lourenço. A média anual de temperaturas de verão é de 22°C no sul, onde o clima temperado e os solos férteis são apropriados para uma atividade agrícola de monta. Essa área relativamente pequena possui mais da metade das melhores terras agrícolas do Canadá.

Toronto, a capital de Ontário e a maior cidade do Canadá, possui uma população regional superior a 4,5 milhões de habitantes, sendo a maior produtora de bens industrializados do país e a sede de um grande número de empresas canadenses. Em Toronto, pode-se encontrar uma variedade de atividades culturais e econômicas, assim como a Torre CN - a mais alta estrutura vertical livre do mundo.

Entre as atrações turísticas de Toronto estão o Chinatown e a Art Gallery of Ontario, que guarda uma das maiores coleções de arte e escultura moderna do Canadá. Para se orientar pelas ruas da cidade o mais indicado é ter a Yonge Street, a via que corta a cidade de norte a sul, como ponto de referência. Andar sem compromisso pela Queen Street West é a dica para quem quer ver gente interessante, lojas chiques, cafés, bares e restaurantes. Para os que buscam lojas sofisticadas, como Gucci e Tiffany, a rua Bloor e a Yorkville Avenue devem estar no roteiro.

Deve-se visitar a velha e a nova prefeitura para ver o contraste entre as obras, que representam estilos típicos dos séculos 19 e 20, respectivamente. Também vale a pena passar pelo Ontario Parliament Building, pelo Royal Ontario Museum  e pelo Queen's Park. Deve-se visitar a velha e a nova prefeitura para ver o contraste entre as obras, que representam estilos típicos dos séculos 19 e 20, respectivamente. Também vale a pena passar pelo Ontario Parliament Building, pelo Royal Ontario Museum  e pelo Queen's Park.

Os habitantes francófonos de Ontário fazem papel essencial da vida cultural da província e são a maior minoria lingüística. Ottawa, a capital nacional bilíngüe e bicultural, situa-se na confluência dos rios Gatineau, Rideau e Ottawa.

Em Ottawa tem muitos atrataivos, entre os quais está a National Gallery, onde além do acervo está uma programação cultural variada, com exposições, palestras, filmes, entre outros. Para completar, o belo prédio da galeria, em granito rosa e vidro, já vale uma visita. Ottawa é também conhecida como a cidade dos festivais, em função do grande número de eventos que lá acontecem em diferentes épocas do ano. Imperdível em Ottawa é o National Art Centre, um espaço cultural inaugurado em 1969. Com três andares e um restaurante à beira do canal, o centro tem auditório de ópera, teatro, entre outros.

Topo
Eventos

Na primavera é imperdível um passeio pelas Thousand Island, ilhas cobertas de folhes em Ontário. Na estação acontece também, em abril, o festival de teatro de Niagara-on-the-Lake, cidade situada na foz do rio Niagara. O Shaw Festival vai até novembro. O ponto alto da primavera, no entanto, é o Festival de Tulipas Canadense, realizado em Ottawa no mês de maio.

No outono, mas exatamente em outubro, acontece o famoso Festival Internacional de Filmes de Toronto; em setembro tem o Festival da Uva e do Vinho de Niagara.

De novembro a janeiro, portanto no inverno, tem o Winter Festival Lights, realizado nas Cataratas deo Niagara, já em fevereiro é a vez do Winterlude, em Ottawa.

Topo
Parques Nacionais
  • Bruce Península National Park, cujas terras abrangem a área final do norte de Niagara.
  • Fathom Five National Park
  • Georgian Bay Island National Park
  • Point Pelle Natural Park
  • Pukaskwa National Park
  • St. Lawrence Island National Park, é o menor parque nacional do Canadá.
Topo
Dicas