estamos processando o seu pedido
aguarde um instante

Informações e Serviços
Planejando a Viagem
Serviços ao Passageiro
No Aeroporto
Durante o Voo
Destinos
Passaporte e Visto
Passaporte Brasileiro
Carteira de Motorista Internacional
Visto de Trânsito para o Canadá
Alfândega/Receita Federal Brasil
Free Shop Brasil
Aeroportos do Canadá
Mapa Interativo de Rotas
Códigos dos Aeroportos
Contratos de Transporte

Visto Canadense

Novidades: Desde 4 de abril de 2014, se você viajou para o Canadá ou os Estados Unidos nos últimos dez (dez) anos e pode comprová-lo (ex: vistos ou carimbos no passaporte atual ou anterior) não há necessidade de apresentar documentos financeiros.

Desde 6 de fevereiro de 2014, todas as aplicações para vistos de visitante (residente temporário) são automáticamente consideradas para múltiplas entradas e, via de regra, os vistos terão validade até um dias antes da data de expiração do passaporte.

Informações completas sobre vistos para o Canadá estão disponíveis no site www.brasil.gc.ca.

Visto Canadense no Brasil

O Consulado Geral do Canadá em São Paulo processa pedidos de visto para cidadãos do Brasil e pessoas legalmente admitidas no Brasil:

  • Visto de visitante (residente temporário): em geral de múltiplas entradas e com validade até pouco antes da data de expiração do passaporte (o visto canadense não pode exceder a validade do passaporte). Este visto é apropriado para turismo, negócios, estudos que não excedam 6 meses, participação em congressos, visita a parentes ou amigos, etc.
  • Visto de trânsito (residente temporário): para conexão de vôos no Canadá, com vistas a atingir um terceiro país, que não exceda 48 horas. É geralmente um visto de duas entradas (para conexão na ida e na volta) com validade de 6 meses ou um ano.
  • Permissão de estudos: para estudos por período acima de 6 meses.
  • Permissão de trabalho.
  • Documento de viagem (Travel document/Titre de voyage) para residentes permanentes do Canadá.

Nota importante: Para embarcar em um navio, bem como para fazer um cruzeiro que navegue por águas canadenses e atraque em porto canadense, por menor que seja o tempo de estadia, é necessário visto do tipo VISITOR (temporary resident).

Nota: Se você é cidadão de outro país que não o Brasil, clique sobre o link a seguir para saber se está isento de visto para ingressar como visitante no Canadá: http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp.

Procedimentos

Como fazer seu pedido de visto:

O Consulado não recebe diretamente pedidos de visto.

Há duas maneiras de apresentar um pedido de visto:

  • 1. Online (e-Application), à qual terá acesso por meio do site www.brasil.gc.ca.
  • 2. Através da Central de Solicitação de Vistos, pessoalmente, sem necessidade de agendamento; ou por correio ou courier.

Favor notar que o Centro de Solicitação de Vistos (CVAC) é o provedor exclusivo autorizado a prestar serviços para o Governo do Canadá no Brasil. Visite o site da VFS Global www.vfsglobal.com para saber como fazer o seu pedido de visto de residente temporário (visto de visitante, de estudo e de trabalho) e solicitações de documentos de viagem para residentes permanentes do Canadá, através da CVAC mais próxima no Brasil (Rio de Janeiro, Brasilia, São Paulo).

O VAC é responsável por:

  • receber os pedidos de vistos de residentes temporários (visitantes, estudantes e trabalhadores);
  • revisar os pedidos para garantir que estão completos;
  • esclarecer dúvidas gerais;
  • fornecer todos os formulários (visitantes, estudantes e trabalhadores temporários);
  • passar informações relevantes sobre os requisitos para a obtenção de um visto, conforme publicado pelo Consulado do Canadá;
  • fornecer um método de rastreamento eletrônico de seu pedido de visto;
  • oferecer horários de atendimentos alternativos para solicitar seu visto;
  • retornar ao requerente o passaporte e a decisão por meios seguros.

Para informações completas sobre o VAC, acesse o site: www.vfsglobal.com.

Atenção: o VAC é responsável somente por receber e revisar os pedidos de vistos. Todos os pedidos serão analisados pelo setor de vistos do Consulado Geral do Canadá em São Paulo.


Tempos médios de processamento: informação disponível no site www.brasil.gc.ca em http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/processing-traitement.aspx?lang=por.


Taxas de processamento e como pagá-las: informação disponível no site www.brasil.gc.ca em http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/fees-frais.aspx?lang=por.

Salientamos que se a aplicação for efetuada online, o pagamento deve ser feito igualmente online, em dólares canadenses, por meio de cartão de crédito internacional. As instruções completas serão encontradas ao longo da própria aplicação online, siga rigorosamente as instruções e os passos indicados online.

Se a aplicação for feita em papel, a taxa de processamento deverá ser paga em reais nas formas indicadas em http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/fees-frais.aspx?lang=por. Será também cobrada taxa de serviço do VAC, de acordo com os serviços que deles contrate. Visite o site www.vfsglobal.com para obter informações completas.


Documentação solicitada:


Perguntas frequentes:

Tenho que pagar a taxa de biometria e fornecer meus dados biométricos?

De cidadãos do Brasil não é coletada biometria e, portanto, tampouco a taxa correspondente. São atualmente 29 países de cujos cidadãos deve ser coletada a biometria, veja http://www.cic.gc.ca/english/visit/biometrics2.asp.

Como faço para contatar o Consulado?

No link http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/contact_visa_contactez.aspx?lang=por está detalhado em quais situações o Consulado pode ser contatado e como faze-lo.

Terei que passar por uma entrevista pessoal?

Na grande maioria dos casos não, entrevistas pessoais são conduzidas apenas se e quando há informação insuficiente na aplicação e esclarecimentos são necessários para o oficial de vistos tomar uma decisão. A eventual necessidade de uma entrevista é determinada exclusivamente pelo Visa officer.